Os Palitos Folhados, como eram originalmente conhecidos, faziam parte da doçaria do Convento de Nossa Senhora da Natividade – Carmelo de Tentúgal.
A receita e arte de confeição foram ensinadas à Dona Conceição Faria por uma familiar, auxiliar no Convento, mantendo-se exclusivamente na família até meados dos anos 50, altura em a industrialização do seu fabrico se tornou na principal força empregadora e geradora de riqueza da antiga vila.
Estes pastéis de Tentúgal que aqui apresento são feitos com uma versão um pouco mais leve de ovos moles, aproveitando o ovo todo em vez de somente as gemas.
Enfim, sempre pesa um bocadinho menos a consciência ao comer esta delícia!
Parece complicado, mas depois de se fazer pela primeira vez, percebe-se a sua simplicidade, e depois é que são elas…
Fiz pela primeira vez no Natal, repeti para um jantar cá em casa, e depois optei por fingir que não sabia do que se tratava, pois a tentação é grande! :)

Ovos moles
Massa filo
Manteiga derretida
Açúcar em pó
Ovos Moles Pobres:
5 ovos
250 gr. de açúcar
150 gr. de água
_________________________________________
thermomix_bimby
Ovos Moles Pobres:
Coloque no copo a água com o açúcar: 17 min, temp varoma, vel 1.
Misture bem os ovos numa taça.
Quando terminar o tempo da calda de açúcar, deixar arrefecer um pouco e juntar um bocadinho da calda aos ovos batidos, mexendo sempre para não cozerem.
Coloque a borboleta no copo e programe 5 min, temp 100º, vel 2,
deitando pelo bucal os ovos batidos. Ao terminar o tempo, verificar se tem a consistência desejada (se for necessário dar mais uns minutos, eu costumo dar mais 3 minutos).
Retirar do copo e deixar arrefecer.
tradicional
Ovos Moles Pobres:
Leva-se o açúcar ao lume com a água e deixa-se ferver até fazer ponto de espadana (117º C).
Retira-se a mistura do lume, deixa-se arrefecer um pouco e junta-se uma pequena porção deste preparado morno aos ovos. Misturam-se os dois elementos e leva-se tudo novamente ao lume para cozer e engrossar, até os ovos-moles terem a consistência desejada.
………………
Montagem dos Pastéis:
A embalagem vem com 8 a 10 folhas.
Cada duas folhas dão para 4 pastéis.
Retirar as folhas duas a duas, sobrepostas.
Com uma faca cortar em quatro rectângulos.
Em cada um deles colocar uma porção de ovos moles numa ponta, passar manteiga derretida nas faixas laterais (com o dedo) e enrolar.
Depois de enrolados, dobrar as pontas para cima como está na foto.
Levar ao forno a 180º mais ou menos 15 minutos, até ficarem douradinhos.
Polvilhar com o açúcar em pó.
_________________________________________
Notas:
- A massa filo seca muito depressão que depois dificulta o seu manuseamento. Por isso, o pacote deve permanecer tapado com um pano enquanto enrola os pastéis.
- Os ovos moles, depois de arrefecidos, podem ser conservados no frigorífico por uns dias ou congelados.
- A foto mostra pastéis em tamanho normal feitos conforme descrito na receita, e em tamanho mini, para os quais se cortam as folhas de filo em partes mais pequenas.
Fonte: Os pastéis de Tentúgal foram feitos seguindo as instruções da Ana I do forumbimby, e os ovos moles pobres são receita da Luísa Alexandra.