quarta-feira, 25 de março de 2009

Pesto de Espinafres

Eu gosto muito de pesto de manjericão e costumo fazer com frequência.
Mas desta vez experimentei pesto de espinafres, trazidos já arranjados de casa da mãezinha. :)
Nunca tinha feito, nem provado, e o resultado correspondeu à expectativa.
Vou usar muito e segue já no próximo post uma receitinha com ele.

Photobucket

50 gr de queijo de cabra seco
100 g de espinafres frescos
2 dentes de alho
40 g pinhões
120 ml azeite
1 colher de café de sal
Pimenta moída

_________________________________________

Thermomix_Bimby

No copo da Bimby triture o queijo: 10 seg,vel 9.
Junte os alhos, pinhões, espinafres e o sal e triture tudo em vel 9 até obter uma massa homogénea.
Junte a pimenta moída na altura.
Ligue na vel 5 e deite o azeite em fio na tampa com o copo colocado.
Rectifique os temperos.

Tradicional

No copo da varinha mágica ou da trituradora, coloque o queijo e rale até ficar bem fino.
Junte as folhas de espinafres e reduza a puré.
Acrescente os alhos, pinhões e o sal e triture de novo.
Junte a pimenta moída na altura.
Com a lâmina em movimento, vá adicionando lentamente o azeite em fio e deixe continuar até que a mistura se transforme numa pasta.
Rectifique os temperos.

Photobucket

29 comentários:

  1. Ainda não usei pesto em receita nenhuma, mas já comprei um frasquinho de pesto de manjericão. Se gostar venho cá roubar a receita :)

    ResponderEliminar
  2. Belo pesto!Tenho que experimentar com espinafres...
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Gasparzinha,

    Gostei deste pesto.Tenho que experimentar.


    bjs

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia, mas tem uma cor fantática.
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Cá estou a espreitar este cantinho.
    Obrigada pela sugestão...a verdade é que já me vou "perdendo" na blogosfera... :)
    Quanto ao pesto, já comi várias vezes, já comprei e deixei passar a validade, já o fiz e deitei-o fora...porque achei que não ficava igual aos que eu tinha provado...
    Fico atenta a esta receita para nova experiência...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Belo blog, parabens. Uma boa dica é congelar o pesto nas forminhas das couvetes do gelo. Depois de congelado guardar num saco de plástico e usar os quadradinhos à medida que for sendo necessário. Vi esta sugestão no programa Everiday Food que dá na Sic Mulher.

    ResponderEliminar
  7. Uma boa opção para quem gosta tanto de pesto como eu. Vou anotar para fazer na próxima vez que tiver espinafres frescos.
    bjss

    ResponderEliminar
  8. É uma óptima ideia: Pesto de espinafres.

    Vou seguir o conselho. Obrigada pela receita.

    ResponderEliminar
  9. Fico contente que tenham gostado da sugestão.
    É uma opção diferente para o uso dos espinafres, e uma alternativa ao manjericão para podermos fazer um belo pesto caseiro.

    )

    ResponderEliminar
  10. Ainda não experimentei pesto de espinafres mas deve ser tão bom quanto o de manjericão :)

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto de pesto, mas não me lembro de levar queijo.

    Pelo menos não identifiquei no sabor, já que eu e queijo só temos uma relação, ele tem que se derreter por mim! :P

    Mas está com uma cor fenomenal!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Eu gosto de pesto, mas não me lembro de levar queijo.

    Pelo menos não identifiquei no sabor, já que eu e queijo só temos uma relação, ele tem que se derreter por mim! :P

    Mas está com uma cor fenomenal!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Adorei...e acho que é mesmo isto que vou fazer com os espinafres que ali tenho da horta dos meus avôs!

    Achas que posso usar amêndoas em vez de pinhões?

    Tens cada receita mais original! Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. Argas, obrigada. :)

    Com amêndoas tb fica bom. Como os pinhões são caríssimos, eu muitas vezes faço o pesto com amêndoas, nozes e até já usei castanhas. Por norma, utilizo o fruto seco que houver em casa.
    Beijnhos. :)

    ResponderEliminar
  15. Obrigado, gasparzinha! Vim te dizer que fiz hoje! Com espinafres da horta! :) Depois posto :) bjinhos

    ResponderEliminar
  16. Com espinafres arranjadinhos pela mamã como eu usei, ficou bom, mas se vieram directos da hora, imagino, deve ter ficado uma explosão de sabor!
    Eu é que agradeço que tenhas feito - fico mesmo contente!
    Tenho que fazer mais pois este já acabou e o de manjericão está nas últimas...
    :)

    ResponderEliminar
  17. Estive a ver as variedades de pesto que aqui tens e rendi-me, têm uma cor fabulosa, qualquer um deles, quanto ao sabor terei de os testar aos três ;) Que chatice ehehehe

    ResponderEliminar
  18. Lá venho eu com as minhas dúvidas. Rs. Quanto tempo podemos guardar este pesto na geladeira? Vc sabe?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Aline, à vontade umas duas semanas.
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Obrigada, Gasparzinha. Acho que amanhã vou fazer aquela sopinha com tortelines e aproveitá-lo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Ja fiz o pesto!
    Espinafres com amendoa!Que era o que havia cá em casa...
    Logo o jantar vai ser massa com este pesto!Nunca experimentámos...Espero que seja bom...(a mistura,pq o pesto ja provei e é mt bom!)
    Obrigada pela receita!
    Neuza

    ResponderEliminar
  22. Neza, espero que gostem do jantar!
    A mim parece-me um petisco dos bons. :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Gostámos,sim!Até estranhei o meu querido,ele é tão esquisito!lol
    Ainda fiquei com uma porção para repetirmos esta semana!
    Bjs
    Neuza

    ResponderEliminar
  24. Nas férias da Páscoa (agora, 2014 :-), fiz pesto de espinafres, mas em vez de pinhões usei nozes e em vez de queijo de cabra, usei parmesão. Ficou igualmente bom... Mas este teu parece-me SOBERBO. Vou experimentar ;-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste :) No que diz respeito a pesto, embora podendo desvirtuar um pouco a sua autenticidade, é ir experimentando combinações e ingredientes, porque é uma base que resulta sempre bem. Cá em casa adoramos. :) Um beijinho.

      Eliminar
  25. Ah... E usei nos ninhos de ovos (brevemente no blog) ;-)
    Bjinhos

    ResponderEliminar