sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

O que é hoje o almoço? Sete dias, sete receitas

Seja ao fim de semana, seja nalgum outro dia em que tenha mais folga com as miúdas por ter o Ricardo de folga, tento aproveitar para planear e adiantar algumas refeições para os dias seguintes. 

Passo muitos dos dias sozinha com duas crianças de dois e cinco anos por isso é a forma de me aliviar as tarefas no dia a dia e libertar mais tempo e disponibilidade mental para elas. 
Seja pelas exigências do teletrabalho, da falta de hábtito de cozinhar diariamente, da gestão de uma casa com crianças pequenas em tele-escola, seja o caos disto-tudo-ao-mesmo-tempo-agora, espero que sejam ideias que ajudem. 
 
Esta preparação requer planeamento e alguma agilidade na cozinha, mas ambas são aptidões que se vão desenvolvendo bastante com a prática e a motivação que se ganha com a constatação da sua eficácia quando usufruímos dos resultados. 
Deixei já algumas dicas neste post mais antigo, cuja leitura sugiro se o tema vos interessar. 

Aplico sempre dois truques para estas maratonas na cozinha: 

 - A rentabilização máxima do forno, que aproveito para algum bolo, pão e refeição de tabuleiro e colocando ao mesmo tempo legumes volumosos a assar que renderão nos próximos dias complementos variados (abóbora, couve flor, batata doce, beringela, chuchu, couve ramanesco...). Simplesmente lavo-os e coloco-os no tabuleiro debaixo forrado enquanto o forno trabalha, e lá permanecem depois enquanto arrefece, para aproveitar todo o calor. 
Com eles ganho opções para acompanhamentos ou integram outros pratos que depois apeteça preparar. - 

- As leguminosas, que deixo de molho idealmente durante 24h (com troca de água a meio) e cozo em quantidade. Com elas tenho base para sopas, guisados, saladas, salteados e separo sempre uma parte para congelar e usar nos dias mais apertados e sem nada à mão. 
Aliadas a um cereal como arroz, bulgur, massa, millet, trigo sarraceno, cuscuz... ou uma fatia de pão torrado, e na companhia de legumes assados, constituem uma refeição completa. E deliciosa, que nós cá em casa todos adoramos grão, feijão, lentilhas (e não se esqueçam também das favas e dos tremoços, por exemplo), nutritiva e rápida. 

Deixo então aqui algumas sugestões de receitas do blogue que vos poderão inspirar para planear as vossas próximas refeições. 



1 comentário:

  1. Olá! Gostei do teu blog e as fotosinhas são muito boas. Sigo-te no teu blog e convido-te a visitar o meu blog. Beijinhos.

    ResponderEliminar