quinta-feira, 9 de abril de 2020

Umas horas na cozinha e uma tosta de legumes com tahini e melaço

Famílias com crianças em casa, sete dias por semana, quatro refeições por dia... Principalmente vocês, principalmente quem ainda tem teletrabalho ou tem que sair todos os dias para trabalhar fora de casa - acho que entendem do que falo.

Procuro rentabilizar ao máximo o tempo a cozinhar tirando partido do forno, da bimby e da panela de pressão eléctrica e encadeando as receitas de forma a minimizar as lavagens e aproveitar o que está feito para as coisas seguintes.
Vou partilhar um exemplo, ficarei feliz se vos puder servir de inspiração.


De manhã coloco leguminosas de molho. Há noite preparo massa de pão de fermento natural (fica a levedar durante a noite) e troco a água das leguminosas, para depois terem 24h de demolha.

Enquanto tomamos o pequeno almoço na manhã seguinte, deixo aveia de molho e cozo o grão ou feijão ou lentilhas... na panela de pressão elétrica. Aproveitarei a água da cozedura para a sopa e um guisado ou feijoada que farei de seguida. Enquanto isso, aqueço o forno.

Terminado o pequeno almoço, dou forma ao pão para a segunda levedação e faço bebida vegetal de aveia na bimby. De seguida, faço um bolo também na bimby e coloco-o no forno, junto com legumes embrulhados em papel de alumínio, que servirão para outras refeições (abóbora manteiga, couve flor, batata doce com casca golpeada, cenouras em metades, beringela em quartos... depende do que tenho).

Terminando de fazer receitas doces na bimby, passo o copo por água e pico alguns legumes para a sopa. Aproveito que tenho a panela de pressão a uso e cozo a sopa lá, o que me permite fazer bastante quantidade e congelar uma parte, para ir alternando a variedade de sopa durante a semana.
Faço sempre sopas ricas, com dois legumes principais, uma leguminosa e amaranto. Uso na sopa uma parte das leguminosas que cozi (ou lentilhas vermelhas que não precisam de demolha nem cozimento prévio) e uma parte da água da cozedura.
Enquanto a sopa coze na panela de pressão, uso a Bimby para iniciar o refogado do guisado ou feijoada com as leguminosas que cozi e mais legumes, que retiro depois para terminar na panela de pressão. E uso a Bimby para triturar a sopa.
Aproveito ainda a Bimby para fazer um hummus com outra parte das leguminosas cozidas.
Guardo uma parte das leguminosas simples, que congelo para usar mais tarde. E do guisado/feijoada, reservo também uma parte para congelar e servir noutra altura.

Em retirando o bolo do forno, cozo o pão já levedado e em terminando o pão, coloco granola.

Com os legumes e batata doce assados, as leguminosas simples, o guisado, a sopa, o bolo, pão, granola, ficam garantidas algumas refeições, que podem ser complementadas com massa/cereais e salada. Podem também servir de base a salteados, caril, gratinados, tostas, permitindo aligeirar o peso de cozinhar de raiz a todas as refeições.
No final, rentabilizei ao máximo o forno e lavo a panela de pressão eléctrica e a bimby apenas uma vez, depois de terminar tudo.

Não faço planeamento semanal de refeições na nossa rotina habitual porque pela vida profissional do Ricardo e também pela minha, as nossas semanas estão em constante mutação e não faz sentido.
Mas sempre coloquei em prática esta forma de cozinhar de seguida várias coisas, aproveitando o que tenho e tirando o máximo partido do tempo e dos recursos enquanto estou na cozinha.
É claro que a experiência torna tudo mais ágil e eficaz, mas esta só se adquira com a prática.
Força aí!


Deixo como exemplo uma refeição de improviso rápido, acompanhada de sopa, que pode resultar destas horas na cozinha.
Se nunca experimentaram a combinação de tahini e melaço com pão torrado, deixo o aviso:
é difícil parar!



   photo 390A3320_zpsfcr8wdwv.jpg


Tosta de legumes com tahini e melaço

Pão fatiado
Beringela e couve flor assadas
Azeite
Alho esmagado
Agriões frescos
Sal e pimenta preta moída na hora
Cominhos
Tahini
Melaço
Sementes de sésamo
Hummus p/ servir


// preparação

Saltear a beringela e a couve flor, previamente assados, no azeite e alho grosseiramente desfeito, em lume alto, até ficarem ligeiramente caramelizados.
Temperar com sal, pimenta preta e cominhos e, no final, cobrir com os agriões, apenas para quebrarem. Envolver e desligar o lume.
Torrar o pão (torrar uma faria extra para o hummus), barrar com tahini e um fio de melaço.
Dispor os legumes sobre o pão e polvilhar com sementes.
Cortar a outra fatia de pão em palitos e usar o hummus como dip.



4 comentários:

  1. Gosto de usar tahini em molhos para salada , nunca juntei com melaço mas fiquei curiosa.
    Essas tostas ficaram uma maravilha.
    Feliz páscoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma combinação deliciosa, São, cá em casa adoramos, muitas vezes com umas sementes por cima, a acompanhar as sopas.
      Uma Páscoa cheia de saúde também para si :)

      Eliminar
  2. Gostei muito do seu post. Posso perguntar porque coloca amaranto na sopa? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana, obrigada :)
      Gosto de variar os cereais que consumimos (embora, na verdade, tal como a quinoa, o amaranto não seja um cereal). E adicionando amaranto e uma leguminosa, a sopa fica nutricionalmente mais completa. Como o meu marido faz uma alimentação vegetariana estrita, com lentilhas vermelhas ou outra leguminosa e um cereal, a sopa torna-se mais rica no aporte proteico.
      Mas quem diz amaranto, diz cevada, trigo, quinoa, espelta... Mas uso realmente muito o amaranto.

      Eliminar