Não me faz sentido de outra maneira.
Morangos em Fevereiro? Sim, eles andam pelas prateleiras do supermercado o ano todo, mas se há fruta que absorve tóxicos como esponja em água, são eles.
Esta é uma das coisas que mais me espanta nos modismos da comida saudável. Sementes, farinhas, açúcares e óleos xpto’s, porque a saúde e tal e tal, mas depois é vê-los na companhia de frutas fora de época, cheias de químicos, porque, afinal, uma receitinha com morangos enche sempre o olho ;)
Já não falando do sabor... ou na falta dele.
Pois prefiro continuar a espreitar por eles apenas Primavera adentro. Costumo seguir a máxima de que só quando os braços espreitam fora das mangas é que os morangos nos chegam com tudo a que temos direito.
E cá estão eles! Finalmente, calor e morangos, dos perfumados e saborosos.
Como são a fruta favorita do Ricardo, faço sempre um bom stock na arca da minha mãe, que nos permite batidos e afins durante o Inverno. Dá para ir matando a saudade.
Agora que chegam em força e esplendor, não falham no frigorífico uns frasquinhos de compota para o pão, os iogurtes, as panquecas e os gelados.
Muitas vezes, na mesma empreitada, divido em duas partes e aromatizo só no final, de diferentes maneiras: manjericão, tomilho ou hortelã, baunilha, limão, laranja... é ir experimentando combinações porque com morangos, acho que tudo vai bem!
Como faço sempre o doce com pouco açúcar, prefiro quantidades mais pequenas, que conservo no frigorífico e quando acaba, faço mais.
É que não custa mesmo nada ;)
Doce de morango e laranja
800 g de morangos
Sumo e raspa de ½ laranja
200 g de açúcar amarelo
// preparação tradicional
Coloque num tacho os morangos partidos em quartos, o sumo e a raspa de laranja e o açúcar e leve ao lume até levantar fervura.
Reduza a temperatura e deixe em lume brando, retirando a espuma que se possa eventualmente formar.
Deve demorar aproximadamente entre 30 a 40 minutos a ganhar ponto. *
Triture e leve novamente ao lume apenas até levantar fervura.
Deite o doce em frascos de vidro esterilizados e, depois de arrefecer, conserve no frigorífico.
// preparação robot de cozinha (bimby_thermomix)
Coloque no copo os morangos, o sumo e raspa de laranja e o açúcar e triture 5 seg/vel 7.
De seguida programe 40 min/Varoma/vel 1, substituindo o copo medida pelo cesto.
Verifique a consistência e, se necessário, programe mais 5 minutos, na mesma temperatura e velocidade (dependendo da qualidade dos morangos, poderão ter mais ou menos água e daí ser necessário ajustar o tempo para obter o ponto desejado*).
Deite o doce em frascos de vidro esterilizados e, depois de arrefecer, conserve no frigorífico.
Notas:
* Para confirmar o ponto, coloque um pouco de doce num prato. Passe com as costas de uma colher e verifique se o risco formado se mantém, o que confirma o ponto alcançado (deve demorar cerca de 30 a 40 minutos).
* Este doce leva muito pouco açúcar, pelo que deve ter em atenção que além de ter que conservar no frigorífico, será de duração mais curta do que os doces com maior percentagem açúcar.
Também sou adepto da tua máxima! É os morangos e os tomates, fora da sua época esquece! E já tenho saudades de sentir o seu verdadeiro sabor. Consigo sentir o aroma a primavera nesse frasquinho de doce! beijinho!
ResponderEliminarEntão não? Não há nada como tomate maduro e sumarento, acabado de apanhar na horta! Epá, até sonho com ele. eheheh :)
EliminarOs morangos este ano estão deliciosos, imagino a delicia que ficou esse doce
ResponderEliminarÉ verdade, Marisa, a temporada promete!! :)
EliminarMoranguinhos são bons mesmo por esta altura :) E estou doida que cheguem as cerejas também, adoro!!
ResponderEliminarGostei da junção da laranja, parece-me muito bem!!
beijinhos
Tb eu, Xana! Este fim de semana já vi à venda do Fundão, mas vou esperar mais um bocadinho. Gosto tanto, tanto e a época é tão curtinha. Estes pequenos prazeres da Primavera são mesmo de aproveitar ao máximo. :) Um bj
EliminarConcordo plenamento contigo Susana: não percebo como é que não nos questionamos o que é que implica ao meio-ambiente e à nossa saúde consumir fruta e hortaliças fora de época todo o ano...e as crianças daqui a uns anos nem vão saber que o morango é um fruto da primavera, assim como o tomate no verão e por aí fora.
ResponderEliminarÉ uma pena mesmo. Acima de tudo, priveligio a qualidade do que como, é tão fácil comer bem se estivermos informados e procurarmos o que a natureza dá. ;) E, ainda por cima, além de mais saudável, é mais saboroso: só vantagens!
EliminarMas posso esperar para que chegue o tomate :)
também tento comer apenas os frutos e vegetais da época, o sabor é completamente diferente,
ResponderEliminaradoro morangos, o sabor, a cor, o cheiro, tudo!
este doce é mesmo á minha medida!
Que bom que gostaste! E é mesmo isso, nada como o cheirinho de uns morangos cheios de sabor. :) Um beijinho.
EliminarQue belo docinho!
ResponderEliminarCá em casa já fiz de morango com maçã, e morango com baunilha.
Gostei da sugestão da laranja, a ver se experimento ;)
Bjs
Morango e maçã é das minhas combinações favoritas para fazer gelatina, eheheh Foi a que ficou no Velocidade Colher. E agora que falo nisso, e gostanto tanto também de gelatina de laranja, hei-de experimentar esta dupla, morango e laranja, tb em versão gelatina.
EliminarMorango com baunilha é tão bom!! Enfim, morango é sempre um convite para sabores de festa.
Um bj
quero provar :)))
ResponderEliminarArregaça as mangas, isto faz-se num tirinho e é uma delícia! Pões a Mafi de ajudante ;) eheheh
EliminarQue bom aspeto!
ResponderEliminarRelativamente às frutas fora da época, isso é bastante mau mas, não querendo desculpar com comparações, até porque não costumo comer morangos antes do tempo, também a carne, frutas da época, leite, etc, estão cheios de hormonas/químicos que não fazem bem nenhum... Mas é verdade, os morangos são das piores frutas nesse sentido!
Eu acho que os morangos são das frutas mais bonitas que há! Trazem uma certa alegria, não sei :P Até gosto, mas não é a minha fruta preferida. Uma altura bebi um batido de morango e banana mesmo horrível :P
Infelizmente, é mesmo impossível uma alimentação totalmente livre de químicos, mas sem nunca cair em fundamentalismos, longe disso, procuro sempre fazer as escolhas de forma mais informada e consciente possível. Pelo menos naquilo que está ao alcance do meu conhecimento. Isso também na carne, frutas da época, leite, peixe, em tudo isto é possível escolher e, principalmente, manter alguma coerência nessas escolhas.
EliminarInfelizmente, algumas vezes a questão do preço torna algumas coisas inacessíveis, mas isso já são contas de outro rosário ;)
O que dizes é que é certo, certinho: morangos docinhos e perfumados só podem trazer alegria!
Um beijinho :)
Espero comer muitos sumarentos! Adoro morangos e doce de morango, mas aqui aproveito o que a natureza dá e o doces são de frutas tropicais. Que não têm apenas uma época devido ao clima, mas várias o que é bom! Todos os anos congelava quilos de tomate italino/chucha na sua época, além dos molhos claro :)
ResponderEliminarBeijo e até breve ;)
E vai, ai vais, vais! :)
EliminarFazes tu bem em aproveitar as tantas coisas boas que por aí tens. É natural que sentir falta dos sabores que sempre nos alegraram o paladar, mas tu sabes bem tirar partido da diversidade que tb encontras por aí ;)
Bj grande.
Yum! Estou contigo nessa coisa dos morangos fora de tempo. ;) Os primeiros desta temporada comi-os há 15 dias e este fim-de-semana também fiz doce de morango. Mas o meu foi com ruibarbo e tomilho-limão. É mesmo o anunciar da Primavera!
ResponderEliminarbeijos*
Nem mais! Gosto tanto da combinação do morango com ruibarbo, mas o tomilho limão deve dar-lhe um twist fabuloso. Guarda-me uma colherzinha! :)
EliminarUm beijinho grande.
Uma compota de babar e as fotos... o de sempre, nem tenho palavras!
ResponderEliminarTens que me ensinar... ;-)
Tenho morangos no congelador... aqui está uma ideia deliciosa.
Beijinhos e continua a presentear-nos com estas recipes fabulosas.
CláudiaV
Agora sim estão deliciosos e saborosos...!!! E assim essa compota parece-me perfeita!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
De facto comer frutas fora de época tem que se lhe diga. Mas a verdade é quando ficam disponíveis no mercado, os consumidores esfregam a barriga de contentes. Para os morangos, guio-me pelos plantados na minha varanda: só agora começam a nascer e amadurecer, portanto só agora é que de facto me atrevo a comprá-los no mercado.
ResponderEliminarMas há uma coisa que não resisto a comer durante todo o ano: tomates-cereja!
O sabor da fruta e dos legumes da época não se compara com esses todos que vemos no supermercado. Cá em casa os meus rapazes adoram morangos, mas como só compro biológico, os morangos têm surgido ainda aos pouquinhos, e por isso a vontade de os comer ainda está muito longe de ser satisfeita :)
ResponderEliminarHá pouco tempo atrás, fiz um doce rápido de morangos e laranja e adorei, é realmente uma combinação perfeita.
Beijinhos
Que maravilha :p
ResponderEliminarviagemdoceviagem.blogspot.com
Olá Susana, também concordo, os morangos do supermercado fora de época é do pior! Eu só compro dos moranguinhos dos produtores locais no mercado. Doce de morango é também o meu favorito! Faço sempre uns quantos frasquinhos! Muitas vezes faço também uma compota rápida que guardo também no frigorífico para juntar aos iogurtes. Adoro! Bjs
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarAgora sim sabem bem. Também são a minha fruta preferida e esse doce de morango com o toque da laranja deve ser maravilhoso! Não há nada melhor que doces e compotas caseiras...
beijinhos
Que beleza de doce.
ResponderEliminarSabes, o ano passado eu que andava grávida das minhas 2 bailarinas - logo o desejo era a dobrar - só me apetecia morangos e melancia e não comi um único morango nem uma única fatia de melancia que me soubesse a real... não sabiam a nada. Mas este ano... ui... já tirei bem a barriguinha da miséria :D