Sei que ainda é quinta feira, mas confesso que esta semana já cansa... por cá o pensamento já vai lá à frente... onde também parece que vai o sol!
O meu pai, além dos dotes que tem como agricultor de trazer por casa, ahahah, também é um pró no nas artes da grelha. Faz um coelho no churrasco que é qualquer coisa. Adoro. Sei que nem toda a gente gosta de coelho, mas eu sou fã.
Como num apartamento o churrasco não é tão prático (apesar do mini-grelhador com teias de aranha que temos no logradouro), o coelho quando não vai para o tacho – gosto tanto assim - vai para o forno.
E é coisa que acontece mesmo muitas vezes, assim como vos mostro, com mostarda, batatinhas, ervas e limão.
Mais descuido, menos descuido, sai do forno douradinho (ou pretinho, como foi o caso, porque o descuido foi grande, eheheh) e traz almoço para a mesa sem grandes trabalhos, nos fins de semana de preguiça.
Coelho com mostarda
3 pernas de coelho
1 c. sopa de mostarda
1 c. sopa de mel
1 c. sopa de sumo de limão
1 c. sopa de tomilho-limão
Sal e pimenta preta moída na hora
Batatas com casca, cortadas em gomos
1 c. sopa de azeite
1 c. chá de mostarda
1 c. chá de mel
1 c. sopa de sumo de limão
1 c. sopa de tomilho-limão
Sal e pimenta moída na hora
// preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Comece por preparar a carne, fazendo uma pasta com a mostarda, o mel, o sumo de limão e o tomilho-limão. Besunte as pernas de coelho, tempere com sal e pimenta e disponha num tabuleiro de ir ao forno.
Lave muito bem as batatas (eu uso uma pequena escova) e corte-as em gomos.
Numa taça, envolva bem com o azeite, a mostarda, o mel, o sumo de limão e o tomilho-limão e tempere com sal e pimenta.
Disponha no tabuleiro ao redor da carne e leve ao forno a 180ºC cerca de 40 minutos. Vá regando a carne com o molho de quando em quando até que fique cozinhada e dourada e as batatas macias.
Olá Susana
ResponderEliminarA tua receita foi providencial. Ontem, num impulso, e para fugir à rotina, comprei coelho para o jantar de hoje. Sem saber como o cozinhar.. mas agora já sei qual a sugestão a seguir, até porque mostarda é arovadíssima por todos cá em casa.
Beijinho,
Guida
Olha que bom! Espero que gostem, eu adoro coelho no forno :) Depois conta-me ;)
EliminarUm beijinho e bom jantar!
Olá Susana
EliminarVoltei para te contar os resultados.
Apesar de algumas modificações - em vez de pernas, usei lombos, troquei o tomilho por aipo, porque o meu nao sobreviveu as agruras do inverno, e com mais quantidade de sumo de limão - o resultado foi satisfação absoluta. Com pedidos de repetição. E eu vou satisfazer as vontades. Muito boa sugestão. Fico a aguardar as próximas.
Bj de bom fim de semana
Guida
Cá em casa temos o privilégio de comer coelho caseiro. Da próxima vez que o meu pai me der um, Já sei como o vou cozinhar ;)
ResponderEliminarBj
Privilégio mesmo, Fátima! Que bom, experimenta, espero que gostes. Um beijinho :)
EliminarEu tenho uns coelhos caseiros que secalhar vão à grelha :-D
ResponderEliminarO teu assim pretinho até parece que foi mesmo grelhado e belas pernocas, mas no forno nunca fiz.
Beijinho
O coelho no churrasco do meu pai é coisa de me fazer almoçar duas vezes!
EliminarE ele faz um petisco com as miudezas salteadas em azeite, alho e louro que é tudo em bom.
Que sorte teres coelho caseiro, faz toda a diferença :) Um beijinho
Olá Susana
ResponderEliminarCá em casa adoramos coelho e embora não os arranje caseiros, ofereceram-me de caça que também são muito bons. Ainda tenho alguns na arca... Nunca comi grelhado mas acho que vou experimentar quando o tempo ajudar. Entretanto acho que vou mesmo é testar esta receita com mostarda! Parece-me muito bom e é só por ao forno que ele faz o resto ;)
Bjinhos
Já tinha comentado no Facebook, mas tinha que comentar outra vez. Está com um aspecto delicioso. Agora fico à espera da versão no churrasco! :)
ResponderEliminarAdoro coelho, e é das carnes mais "saudáveis". Infelizmente faço muito poucas vezes... Esse ficou com óptima cara! ;)
ResponderEliminarTambém adoro coelho mas o "meu senhor" acha que é muito osso e pouca carne LOL. Mas sim, lá comemos esta carne deliciosa algumas vezes no ano :)
ResponderEliminarPor acaso não costumo comer coelho (trauma de infância lool), mas parece bom! nem queimou tanto assim :)
ResponderEliminarEssas batatas também parecem muito boas :)