Umas horas depois do almoço, tudo se torna bom pretexto para uma pausa no trabalho. Fui à cozinha buscar umas nozes para ir picando.
Não é habitual olhar para um balde cheio de nozes e pensar em sopa, mas nem tentei evitar.
É verdade, as nozes da quinta chegam cá a casa em baldes, iuppi, iuppi, e é uma festa enquanto duram.
Podia dizer-vos que é do tempo que ainda pede tanto sopa e que o meu cérebro fica sugestionado, mas não, isto são pensamentos para me dar em pleno Verão: eu e as sopas é amor que dura o ano todo.
Ora uma das coisas boas de trabalhar em casa é poder seguir estes instintos no momento.
Tratei pois da mandioca que cá tinha, juntei-lhe couve flor e ficou a sopa feita.
Se calhar agora vão achar isto estranho, mas adoro beber a meio da tarde uma caneca de sopa acabada de fazer!
É muitas vezes o meu lanche. a única condição está em que seja acabada de fazer, não é Joana Alvim? (a Joana é uma amiga minha que faz o mesmo, lol)
É muitas vezes o meu lanche. a única condição está em que seja acabada de fazer, não é Joana Alvim? (a Joana é uma amiga minha que faz o mesmo, lol)
Se nunca experimentaram, peguem numa caneca na próxima vez que fizerem sopa num horário improvável, porque sabe mesmo, mesmo bem!
Sopa de mandioca e nozes
1 cebola
1 dente de alho
Azeite
1 mandioca
½ couve flor, em pedaços
Duas mãos cheias de miolo de noz, mais q.b para servir
Sal e pimenta preta moída na hora
Água
// preparação tradicional
Comece por preparar a mandioca.
Corte-a ao meio, assente a superfície de corte sobre a bancada e retire a casca grossa com a faca, de cima para baixo (é muito mais fácil descascá-la assim do que pegando-a na mão).
Depois corte cada um dos pedaços ao meio no sentido longitudinal e retire o veio central, cortando-a então em pedaços pequenos.
Refogue a cebola e o alho picados no azeite, até que a cebola amoleça.
Adicione a mandioca e a couve flor em pedaços, o miolo de noz e cubra com água. Coza tapado em lume brando até que os legumes fiquem macios.
Tempere com sal e pimenta e triture até obter um puré cremoso.
Rectifique os temperos e a consistência e sirva com algumas nozes grosseiramente desfeitas.
// preparação robot de cozinha (bimby_thermomix)
Comece por preparar a mandioca.
Corte-a ao meio, assente a superfície de corte sobre a bancada e retire a casca grossa com a faca, de cima para baixo (é muito mais fácil descascá-la assim do que pegando-a na mão).
Depois corte cada um dos pedaços ao meio no sentido longitudinal e retire o veio central, cortando-a então em pedaços pequenos.
Coloque no copo a cebola o alho e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 6 min/Varoma/vel 1.
Adicione a mandioca, couve flor e as nozes, cubra com água (atenção para não ultrapassar a marca dos 2 L) e coza 40 min/100ºC/ vel 1.
Tempere com sal e pimenta, programe 2 min e vá progressivamente até à vel 7.
Rectifique os temperos e a consistência e sirva com algumas nozes grosseiramente desfeitas.
Adoro sopa, puré, bolo qualquer preparado com mandioca e aqui existe também a mandioquinha que uso bastante.
ResponderEliminarTenho sempre sopa no frigorifico, mas gelada! Principalmente salmorejo que até já me serviu de pequeno almoço.
Essa junção é boa de certeza!
Beijo
E as daí devem ser mesmo saborosas!!
EliminarEu partilho esse teu vício pelo salmorejo e gaspacho, mas ainda não temos nem tomate, nem sol para isso. Não sei se haverá mandioquinha por cá... Bj
Ola Susana,
ResponderEliminarEu conheci um senhor que a bebia de manha ao pequeno almoço.Não me parece q haja algo d errado c isso...apenas uma questão de habito.
Nozes na sopa...nunca experimentei...mas fiquei curiosa.
BJ,
Amelia
Ena, Amélia, ao pequeno almoço é mesmo para gente grande! eheheh
EliminarÉ isso mesmo, tudo se trata de hábito. E pelos batidos verdes que agora viraram modo pela manhã, entre eles e um copo de sopa, provavelmente ia para a sopa. :)
Eu de vez em quando gosto de juntar frutos secos na sopa, tanto durante a cozedura quando são cremes, como para servir. Experimenta que fica bom. :)
Um beijinho
eu adoro mandioca, de todos os jeitos, frita, cozida, dourada na farinha de madioca, .. mas nunca comi em creme! gostava de experimentar mas é tão difícil encontrar mandiocas em bom estado aqui em portugal, qdo compro vem quase tudo mofado, eu então sou eu que tenho azar. onde costumas comprar?
ResponderEliminarEm creme fica óptima, Lu! Desta vez não usei, mas com uma pitada de caril quando se serve, é quase guloseima, eheheh
EliminarTambém adoro mandioca, imagino se cá tivesse o sabor que deve ter no Brasil. A primeira vez que comi foi no bobó e desde então passei a usar doutras maneiras.
Tb já me aconteceu isso de não estarem boas por dentro, principalmente com as do Pingo Doce. Costumo comprá-las no LIDL ou numa mercearia de produtos étnicos aqui no bairro e não costumo ter problemas.
Bj*
Que bom que gostaste. Obrigada!
ResponderEliminarEpah, sempre com receitas inovadoras. Obrigada pela partilha Susana.
ResponderEliminarbeijinho
viagemdoceviagem.blogspot.com
Que bom que gostaste! Espero que tenhas oportunidade de experimentar e que seja aprovada aí em casa. :)
EliminarMuitas vezes, fujo de fazer sopa, mas sempre que faço nunca me arrependo. Vou sempre para os cremes e sabem sempre bem. Até no Verão. E essas nozes que já provei, são qualquer coisa. :)
ResponderEliminarEu sou uma verdadeira sopeira. lol Pode faltar tudo cá em casa, menos pão e sopa, sejam cremes ou de entulho, que eu gosto mesmo de todas. :)
EliminarDestas nozes acho o mesmo, são mesmo boas, boas e melhores ainda quando as partilhamos com gente como tu :) Bj
Sou uma tonta, porque adoro mandioca nas sopas e desde que a Maria deixou de ser bebé nunca mais usei. Este post fez-me acordar para a vida, loool. Vou voltar a fazer.
ResponderEliminarEstá lindíssima a tua. Beijinhos
Eu acho que volta e meia nos esquecemos de ingredientes. A mim acontece-me imenso e com coisas de que gosto muito. Hoje em dia há tanta oferta de tudo que é fácil irmos deixando alguns ingredientes no esquecimento. No outro dia aconteceu-me isso com o bacalhau. É verdade que tento não consumir muito por causa da ameaça de extinção, mas dei-me conta que não como desde o Natal!
EliminarBj
Sim, realmente parece-me estranho! Nunca imaginei que houvesse gente a comer sopa a meio da tarde ou, mais esquisito ainda, a bebê-la de uma caneca! Nunca vi ninguém a "beber" sopa :P
ResponderEliminarBem, já cheguei a comer sopa às três ou quatro da tarde, mas isso é um almoço tardio :P
Sopa e nozes?! Nunca tinha pensado... Mas parece bom! Quem me dera ter imeeeensas nozes :P Mas pronto, ainda vou tendo alguns produtos biológicos de família, não me posso queixar... E há umas nozes do campo que são meias brancas... Nunca comi iguais! Que delícia :P
Avelã, beber sopa de uma caneca é mesmo bom, tens que experimentar!
EliminarAs nozes caseiras, como tudo o que nos chega directamente às mãos logo depois de ser colhido, têm sempre todo um sabor acrescentado pela frescura, sem igual.
Um beijinho e experimenta lá uma caneca de sopa a ver se não te sabe bem! :)
Olá Susana. Aqui Flavio, do Brasil. Adoro cozinhar e, mais ainda, quando surgem novas idéias; Apesar de encontrarmos a mandioca com facilidade e, ainda, as nozes, achei bem interessante tua sopa, especialmente pela praticidade. Depois te falo dos resultados.
ResponderEliminarAbs
Olá Flávia, que bom que gostaste. Espero que experimentes e que gostes. Imagino o sabor que terá com uma mandioca das boas aí do Brasil... Depois conta-me então o resultado. :)
EliminarUm beijinho
Olá Susana,
ResponderEliminarAinda bem que encontrei o seu blog (foi mais a Susana que me encontrou): mais uma fonte de inspiração!
Estou maravilhada com esta sopa e vou querer experimentá-la.
Que bom que gostaste, Gea (já estou a tratar-te por, espero que não te importes;)).
EliminarEspero que experimestes e que seja aprovada, é deliciosa.
Espero ver-te tb mais vezes por cá. Obrigada pela visita!
Um beijinho.
Claro que não me importo. Assim também sinto-me mais à vontade para tratar-te de forma mais informal. Virei mais vezes com toda a certeza ;)
EliminarNunca comi sopa de mandioca. Mas deve ser muito boa, pelo menos a tua está linda! Vou experimentar :)
ResponderEliminar