quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Sopa cremosa de beterraba e marmelo

Gosto de fazer sopa a meio da tarde, numa pausa do trabalho no computador, e prová-la de imediato, fazendo duma caneca de sopa um dos meus lanches preferidos. 

Quando vou fotografar casamentos, levo sempre um frasco com sopa para beber a meio do corre-corre entre preparativos-cerimónia-cocktail, no qual temos como certo umas longas horas de trabalho até finalmente termos oportunidade de nos sentarmos para uma refeição. 
Nos preparativos para ir de férias cumpro sempre a tarefa de deixar sopa pronta para o regresso. Se for uma viagem mais demorada, congelo-a previamente e retiro-a para o frigorífico antes de sair de casa, e assim vai descongelando lentamente até ao meu regresso. Nada sabe melhor do que ter uma sopa caseira para nos receber de volta. 
E reza a história familiar que quando era bebé mil vezes me dessem sopa ao lanche, do que leite para beber. 

Assumida que está, com estes factos, a minha relação afetiva com a sopa, não há como fugir, seja Verão ou Inverno, ela nunca falta cá em casa. 
E agora que o Outono se instalou sem timidez, venha então uma sopa robusta aconchegar estes finais de dia. Se gostam de beterraba, há também cá no blogue uma receita muito recomendável de borsht, com fotografias duma viagem a S. Petersburgo
E se se sentem afoitos para uma combinação pouco óbvia, acreditem que marmelos e beterraba não vos irá deixar ficar mal. 

Eis pois que, afinal, no “No soup for you” não faltam sopas para todos os gostos.


  blogue_4zMviF3P3rKNrm3mY7x3Dg 


Sopa de beterraba e marmelo 

1 cebola 
1 dente de alho 
Azeite 
2 curgetes, em pedaços 
1 beterraba pequena, em pedaços 
1 marmelo, descascado e descaroçado, em pedaços 
1 mão cheia de lentilhas vermelhas 
Sal e pimenta preta moída na hora 
Água 


// preparação tradicional 

Refogue a cebola e o alho picados no azeite, até que a cebola amoleça. 
Adicione a curgete, a beterraba, o marmelo e as lentilhas, tempere com sal e pimenta preta e cubra com água. Coza tapado em lume brando até que os legumes fiquem macios. 
Triture até obter um puré cremoso. 
Retifique os temperos e a consistência, adicionando mais água caso seja necessário. 


// preparação robot de cozinha (bimby_thermomix) 

Coloque no copo a cebola o alho e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 6 min/Varoma/vel 1. 
Adicione a curgete, a beterraba, o marmelo e as lentilhas, cubra com água e coza 40 min/100ºC/ vel 1.  Tempere com sal e pimenta, programe 2 min e vá progressivamente até à vel 7, para triturar. 
Retifique os temperos e a consistência, adicionando mais água caso seja necessário.



Sem comentários:

Enviar um comentário