Quando fechamos ciclos da nossa vida e mudamos o caminho é nas pessoas que nos tocaram que se agarram as memórias desse tempo. É o que fica. O que continua a caminhar comigo.
Quem me conhece sabe o quanto gosto de falar. Muito, gosto muito de falar, mas também de ouvir. Acredito no poder da conversa, que é com ela que nos damos a conhecer e abrimos um caminho fresco à amizade. Das conversas à volta de tudo e de nada, que nos levam o tempo sem darmos conta, a amizade cresce e ganha sabor. Às vezes com as pessoas menos óbvias...
Lembram-se quando aprendi a tricotar? Foi a Mariana que me ensinou!
É dessa amizade, dessas conversas, que nasce o post de hoje.
Um dos rituais das nossas manhãs quando trabalhava no departamento de receitas da Vorwerk, principalmente pós maratonas de testes ou fotografias, eram as limpezas que a Mariana ia fazendo à fruta que sobrava - ia tudo parar ao sumo. Ela encarregava-se das frutas pela manhã, eu fazia o mesmo aos legumes e lá saía uma sopa meio maluca para o almoço. (Com meio requeijão triturado, lembra-se, Mariana?) eheheh
Sumo, smoothies ou batidos, chamem-lhe o que quiserem, porque com um iogurte e fruta da boa, os nossos bons dias eram sempre com um copo colorido em cima da secretária. Maçã, morangos, ananás, mirtilos, cenoura, laranja, framboesas, pêra, lima... ia tudo!
E é essa a ideia que trago hoje: não tenham medo de experimentar. Não sintam que têm que ir atrás das modas dos verdes (mas se quiserem, porque não?), seguir receitas ou combinações testadas.
Vão brincando com o que há que nunca corre mal!
Os meus truques, que partilhei com a Mariana e que partilho também com vocês, para não ter que adicionar nada extra para adoçar, é usar fruta madura, de preferência sem químicos e de produção local e... deitar sempre sumo espremido de uma laranja.
Leite, iogurte ou apenas água, fruta a gosto em pedaços, uns cubos de gelo se quiserem mais grosso e bem fresco, bater tudo e está feito.
Este smoothie que fotografei então, acabado de fazer pela Mariana, tinha ameixas. Sim, tenho a certeza que tinha ameixas. Mais não sei.
Ah, também tinha uns belos sorrisos. Daqueles que trocávamos nas conversas de bons dias antes de começarmos as tarefas da agenda.
Lembro-me bem que éramos três a beber este smoothie de ameixa enquanto a manhã arrancava. E estávamos felizes por isso.
òh Susanananananaaaa!!!! Vê lá quando nos encontramos para não pararmos de falar a tarde toda :D ahahahahahahah
ResponderEliminarAh, e fazemos um smoothie para acompanhar :P
E vai ser tão bom! :D
EliminarUm beijinho para ti, Rosa.
Adoro sumos mas, sinceramente, os verdes a mim não me convencem :). Este parece-me lindamente.
ResponderEliminarP.S.: É por causa de gostares tanto de falar e da tua simpatia que atrais as pessoas à tua volta (até a Di - a maior tímida na face da terra - consegues pôr a sorrir para a tua câmara).
Bj
Andreia
Mas a Di é uma lança-charme, eu é que me derreto a sorrir para ela. E com ela ;)
ResponderEliminarObrigada pelo carinho, Andreia! bj*
;)
EliminarEu sou adepta dos sumos, dos smoothies e das limonadas.
ResponderEliminarOs verdes só alguns me atraem mas nem todos me "caem" bem.
Mas vamos sempre experimentado ao sabor das estações e das frutas bem maduras :)
Um beijinho.
É sempre o melhor, trazer as cores da estação para dentro do copo! Nunca falha ;)
EliminarUm beijinho.
Bom, haver receitas, cheiros e sabores que são memórias associadas a certos momentos ou certas pessoas. Este smoothie parece ter a consistência perfeita ;)
ResponderEliminarBabette
É verdade, tão verdade, Babette. Estes momentos de partilha de sabores com pessoas querida apertam os laços e os afectos e tornam-se memórias com paladar.
EliminarOs smoothies da Mariana eram sempre assim, perfeitos! ;)
Um beijinho.
Por aqui também não se desperdiça nada! No Verão então é uma festa de sumos e batidos :) Tão bom :) (e falar, falar é tão tão bom)
ResponderEliminarbeijinhos*
Conversas de copo de sumo colorido na mão são sempre boas ;)
EliminarFresquinhas que só elas, eheheh
Um bj*
Por aqui também se experimenta tudo e mais alguma coisa! Mas eu costumo ir misturando conforme as cores das frutas coisas minhas! :)
ResponderEliminarÉ essa a ideia, experimentar, misturar e ver no que dá. Dá sempre coisa boa ;)
EliminarAi Susana, és como eu, falar é o mote! Se nos encontramos um dia destes, vai ser conversa até mais não!!
ResponderEliminarO suminho ficou uma beleza, uma cor linda!
Adoro estes suminhos cheios de fruta, bem melhores do que os de compra, cada vez tenho mais cuidado a comprar!
Bjinhos
Que nunca nos falte assunto, e curiosidade para escutar ;)
EliminarUm beijinho para ti, Rute!
gosto imenso de inventar, por isso mesmo as minhas sopas nunca são iguais! ach que tenho de começar também com a fruta :)
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Vai-se juntando isto e aquilo e no fim quando se prova e se gosta muito, fica a vontade de fazer igual. Ups, já não dá! eheheh
EliminarUm beijinho :)
Eu adoro smoothies, mas confesso que sou muito preguiçosa por vezes!!! Como já foi dito, os verdes a mim também não convencem muito, mas este teu agrada-me e muito :)
ResponderEliminarum beijinho
http://ratatuidospobres.com/
Sou mais de escutar, mas só quem me interessa :-)
ResponderEliminarE gosto de sumos de todas as cores incluindo os verdes, embora ache um exagero pintarem a blogosfera dessa cor. Experimento sem medos, sabendo à partida que nem todas as combinações resultam. E também considero a cenoura um ingrediente de sucesso.Este além da cor tão linda como a amizade, deve ter um sabor especial.
Beijo grande
Tenho vontade de beber esse smoothie pelo ecran do computador! Que maravilha, Susana. :)
ResponderEliminarGostei bastante da simplicidade deste post. Tinha ameixas :) Tb gosto de sumos de fruta, sim só fruta ou um ou outro fruto seco, mas nada mais. é tão boa a amizade, quando é sincera então, é um bem precioso e há que o preservar, beijo.
ResponderEliminarEsses rituais são os que mais fazem falta quando acabam... Uma pessoa acha que não mas têm muito impacto! Especialmente se incluirem smoothies com este aspeto ;)
ResponderEliminarPois enquanto houver temperaturas amenas o meu dia começa com um batido. E ia dar-me lindamente contigo e com a Mariana :)
ResponderEliminarQue aspeto maravilhoso!
ResponderEliminarAdorei o post e ficou a apetecer um suminho de fruta :)