segunda-feira, 5 de julho de 2010

Iogurtes de Alfarroba e um Batido Bem Fresquinho

Do cabaz que trouxe do workshop “Paladares ao Sul” fazia parte uma embalagem de farinha de alfarroba, produto tão típico do nosso Algarve.

A farinha de alfarroba é obtida pela trituração e posterior torrefacção da polpa da vagem da alfarroba.
Contém em média, 45% de açúcar, 18% de fibra, 0,2-0,6% de gordura, 4,5% de proteína e um elevado teor de cálcio (352 mg/100 g) e de fósforo.

A alfarroba em pó possui algumas diferenças em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura: o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e 38% a 45% de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose).
Outra vantagem em relação ao cacau é que a alfarroba não contém cafeína e teobromina, dois fortes estimulantes do sistema nervoso e do ritmo cardíaco.
Possui vitamina B1 e alto teor de vitamina B2. E por não conter glúten, a alfarroba pode ser consumida por celíacos, pessoas que têm restrições ao glúten.
Também reduz efectivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, pois o seu carácter hipocolesterol é superior em dobro ao de outras fibras.

Dito isto, não hesitem em experimentar! :)
Para começarem, que tal uns iogurtes ou um batido fresquinho?

Photobucket

Iogurtes de Alfarroba e Amêndoa
(receita alterada em Junho de 2015)

1L de leite gordo do dia
4 c. sopa de farinha de alfarroba
30 g açúcar a gosto – opcional
1 iogurte natural
25 g de amêndoa

_________________________________________
thermomix_bimby

Com o copo bem seco, deite a amêndoa e pulverize.
Junte o leite, a farinha de alfarroba e o açúcar: 4 min, temp 50º, vel 4.
Adicione o iogurte: 15 seg, vel 4.

Divida o líquido pelos potes e leve à iogurteira ou abafe bem os copinhos (com um pano de cozinha, dois sacos plásticos e depois embrulhe numa manta polar) e leve ao forno pré-aquecido a 50º (mas desligado) durante 10 horas.

tradicional

Reduza a amêndoa a pó na picadora ou compre-a já pulverizada.

Aqueça o leite até que fique apenas morno (terá que suportar a temperatura ao colocar lá o dedo).
Na liquidificadora, bata o leite, a amêndoa, a farinha de alfarroba, e o açúcar. Adicione o iogurte e misture tudo.
Distribua pelos copinhos de vidro.

Leve à iogurteira ou abafe bem os copinhos com dois panos de cozinha e dois sacos plásticos e leve ao forno pré-aquecido a 50º (mas desligado) durante 10 horas.

Photobucket

Batido de Alfarroba

1 iogurte de alfarroba
100ml de leite
3 colheres sopa de aveia
1 colher chá de açúcar

Bata todos os ingrediente na liquidificadora ou varinha mágica.
Se usar a bimby, deite tudo no copo e marque 1 min, vel 9.

24 comentários:

  1. Que delícia! Que belas receitas! Para mim, a alfarroba é mesmo algo de sabor excepcional! bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem esse iogurte ficou super apetitoso e o batido vou experimentar sem dúvida!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei alfarroba, acreditas?! Gostava tanto de experimentar... Estas coisas deixam-me mesmo curiosa! ;D

    ResponderEliminar
  4. Tenho um pacote de alfarroba lá e casa, mas ainfa não utilizei...com receio, mas tenho k xperimentar.
    bjsssssssss

    ResponderEliminar
  5. não costumo utilizar alfarroba, mas com tantas qualidades fiquei tentada a fazê-lo!!
    boa semana!**

    ResponderEliminar
  6. Depois de um iogurte desses só podia aparecer um batido.

    Adorei!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu sou toda a favor da alfarroba! Hiper fã!
    Alinho nos dois, no iogurte e no batido ;)
    Sabes que a alfarroba é quase inseparável da canela? Andam sempre juntas porque se melhoram uma à outra.

    Além disto, vim dizer que já me iniciei nas sopas frias, mas crudivoras.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Adoro Alfarroba,uso quase sempre como substituto do cacau!
    Curiosamente em batido uso imensas vezes ,em iogurtes é que nunca usei!!
    Bela ideia!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  9. bem.....mas que optimo deve ser.
    Adorei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Boa ideia! Tenho ali farinha de alfarroba a precisar de ser usada

    ResponderEliminar
  11. Alfarroba, só provei mesmo os fantásticos bolinhos de alfarroba que se encontram à venda no Algarve, mas estas duas versões da utilização da farinha de alfarroba, parecem-me uma delícia!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  12. Excelente ideia, eu adoro alfarroba e neste tempo quente um iogurte ou batido vão muito bem :)

    ResponderEliminar
  13. Já me belisquei para vêr se estava a sonhar e como senti a dor, vejo que estou acordada e com a boca e o nariz pegados ao ecrã do computador.
    Caraças que estes iogurtes fariam sucesso no mercado ♥

    ResponderEliminar
  14. Amiga
    Simplesmente genial!
    Vou já roubar as ideias ;)
    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Só tu!
    O que eu não dava para comer um iogurtinho desses amiga.. Maravilha!
    beijão

    ResponderEliminar
  16. Eu tenho um pacote de farinha de alfarroba em casa e ainda não experimentei.
    Como é possivel :)
    Acho q é desta :)

    bjs

    ResponderEliminar
  17. bom dia
    no método tradicional quando se junta a alfarroba? e pode se misturar com varinha mágica em vez de liquidificadora? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, faltava de facto essa informação, já adicionei à receita, junte a farinha de alfarroba junto com a amêndoa.
      E pode usar a varinha mágica, claro.
      Espero que fiquem saborosos!

      Eliminar
  18. bom dia. é normal no fundo do frasco ter ficado mais escuro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, sim é normal, deve-se à farinha de alfarroba que assente sempre um pouco no fundo dos copinhos.
      Aqui nas fotos consegue-se perceber que também estão assim ;)
      Espero que estejam saborosos!

      Eliminar
  19. obrigada Susana! de facto n tinha reparado na foto. estao mesmo assim. estou curiosa p ver se a minha bebé vai gostar. ela sim é a minha cliente!

    ResponderEliminar