Não costumo partilhar aqui receitas específicas para crianças porque cá em casa a Isabel comeu sempre comida igual à nossa. Nada de específico que mereça partilha de receita, salvo uma ou outra adaptação ao que já cozinhava anteriormente.
Mesmo os doces já fazia com muito pouco açúcar, e agora procuro fugir-lhe ainda mais e confesso-me rendida às tâmaras medjool como substituto natural (embora, claro, sempre com a consciência de que estamos a comer um doce).
Quem me acompanha no Instagram vai vendo alguns vídeos que vou partilhando mais focados na Isabel, mas a regra por cá é se um come, comem todos.
Quem sabe no futuro faça alguns posts por aqui sobre este tema e a nossa experiência cá em casa.
Estes pãezinhos, no entanto, comecei por fazer especificamente para ela na altura da diversificação alimentar, por serem fáceis de pegar e muito rápidos de preparar.
A verdade é que ficámos todos fãs e de vez em quando, aproveitando o forno ligado para alguma outra receita, lá sai mais uma leva.
Como não levam fermento, são sempre melhores no dia em que se fazem, mas damos a volta a isso aquecendo-os um pouco em cima da torradeira ou congelando de imediato para se comer apenas mais tarde.
Lembrei-me deles hoje a propósito do Halloween e do Pão por Deus: porque não aproveitar a receita e ligar o forno para hoje à noite e amanhã rechearmos os sacos da criançada com uma alternativa aos chocolates e gomas?
Pãezinhos rápidos de pera e aveia
100 g de pera madura
30 g de flocos de aveia
100 g de farinha de espelta
1 c. sopa azeite
1 c. chá de raspa de limão
// preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Esmagar a pera com uma garfo e misturar todos os ingredientes apenas até obter uma massa homogénea; ou bater tudo no robot de cozinha (5 seg/vel 5, na bimby).
Dispor colheradas de massa no tabuleiro preparado (uso duas colheres de sopa e moldo pedaços de massa mais ou menos do tamanho do polegar) e levar ao forno cerca de 10 minutos.
Assim que arrefecem, congelo metade que depois vou descongelando de um dia para o outro.
Sem comentários:
Enviar um comentário