quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Os Cogumelos de Talin. Na Sopa.

A fotografia faz parte dos meus dias.
Torna-os mais nítidos e mais claros, mesmo depois do tempo os deixar esquecidos. Dá-lhes vidas.

Photobucket

Deixo-me ir pelas ruas, caminhando e fotografando... entre as pessoas, entre os murmúrios dos passos na calçada, entre as cores da minha cidade. E das outras.
Muitas vezes isto tudo fica apenas na memória. E tantas outras na fotografia que apura o que vejo.
Quando viajo esta vontade de trazer os momentos comigo é ainda mais forte. Porque depois quando os dias se despedem, as imagens guardadas são tesouros que me levam de volta até lá. Estas levam-me outra vez a Talin.


Photobucket

Às torres medievais, ao burburinho das ruas, aos mercados, às comidas, à ópera.
Levam-me lá e vocês vêm comigo na viagem.
Em Setembro abundavam nos mercados frutos vermelhos e cogumelos como nunca havia visto. O Outono no Báltico traz da terra muita coisa boa.

Photobucket
Photobucket

Tive pena de não ter tido oportunidade de participar num dos passeios que por lá se organizam para apanhar cogumelos. Mas não deixei de os provar uma e outra e muitas vezes. O ponto alto: um risotto de cevada com chantarelles e queijo de ovelha no restaurante Neh’s, em Talin.

Por cá, o Inverno pede sopas quentes e eu viajo também através delas.
Até ao sabor dos cogumelos...

Photobucket

Creme de Cogumelos e Lentilhas

1 mão cheia de lentilhas secas
1 cebola roxa
1 dente de alho
25 g de azeite
1 nabo, descascado e partido em pedaços
400 g de mistura de cogumelos
600 g de água
Sal e pimenta preta moída na hora
Pesto, para servir

_________________________________________
thermomix_bimby

Com o copo bem seco, pulverize as lentilhas 20 seg/vel 9. Retire e reserve.
Coloque no copo a cebola e o alho e pique 5 seg/vel 5.
Junte o azeite e refogue 5 min/Varoma/vel 1.
Adicione o nabo, os cogumelos limpos com um pano, a água e as lentilhas em pó e tempere com sal e pimenta. Coza 30 min/100ºC/vel 1 e depois reduza a puré: 2 min, vel 3-5-7.
Acerte os temperos e a consistência, adicionando mais água se for necessário.
Sirva com pesto.

Photobucket

tradicional

Refogue a cebola e os alhos picados no azeite.
Adicione o nabo, os cogumelos limpos com um pano, as lentilhas, a água e tempere com sal e pimenta.
Coza tapado até que todos os legumes e as lentilhas fiquem macios.
Tempere com sal e pimenta a gosto e triture. Acerte os temperos e a consistência e sirva com pesto.

Photobucket

28 comentários:

  1. Adoro sopa de lentilhas (ou de "lentinhas", como diria uma colega de trabalho). Apenas trocaria o nabo, que não aprecio, por batata. Perfeita, quentinha, a convidar a mente para paragens mais quentes :)

    ResponderEliminar
  2. Bem, tu tens mesmo jeito para a fotografia, eu bem que gostava, mas não tenho jeito algum para fotografar!
    Gostei da tua sugestão, nunca preparei lentilhas, mas esta semana já comprei um pacotinho para experimentar.
    Hoje publiquei no meu blogue um crispy de abóbora e batata-doce que encontrei aqui na tua cozinha. Adorei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uhmmmm... que beleza de fotos e de sopa.
    As fotos são de facto pedaços de recordações que nos acompanham o resto da vida e permitem-nos voltar a recordar e reviver momentos que nos fizeram tão felizes :)

    ResponderEliminar
  4. Acho que é desta que vou arriscar as lentilhas! A sopa tem tão bom aspecto, obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana! Aos poucos também vou apurando o meu gosto pela fotografia, ainda que andar sempre com dois catraios atrás dificulte um pouco o resultado final ;). Este fim-de-semana comi cogumelos selvagens na zona da Serra da Estrela, apanhados lá, e eram fabulosos...
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  6. Susana,

    Sem dúvida que as tuas extraordinárias fotografias nos levam a viajar! Adoro mercados como o das fotos!

    É deliciosa a forma como tudo vai ao encontro dessa sopa! Perfeita para degustar calmamente!

    Um beijo*

    ResponderEliminar
  7. Que bonitas imagens, uma verdadeira delicia! Tb gostei muito da receita.. um beijo

    ResponderEliminar
  8. Uma sugestão bem "iluminada"pelas fotografias que nos mostras...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  9. Pelas fotos imagino as memórias guardadas.O fruto vermelho da foto é groselha não é?

    Uma spinha deliciosa que em cada colherada trás memórias guardadas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. ai que saudades de Tallinn!!!!!! ui maravilhosas fotografias!!

    ResponderEliminar
  11. Susana, as tuas fotografias permitem-nos viajar também até Talin. O risotto de cevada com chanterelles deve ser algo de precioso :) Assim como esta sopa, quente e reconfortante, e que permite viajar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Nunca provei sopa com cogumelos mas acho que gosto, gosto de cogumelos de qualquer maneira :)

    ResponderEliminar
  13. Fotos lindas, cheias de luz e cores. Talin parece cheia de encantos. É tão bom poder guardar os momentos e revê-los sempre que nos apetece. :) E revê-los enquanto se saboreia um creme delicoso destes é ainda melhor. Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Cada vez que venho aqui, mais me encanto com as fotografias. Essa sopinha tem um aspecto delicioso.

    Tania *

    ResponderEliminar
  15. Tudo lindo, colorido e cheio de aromas frescos! Os cestinhos são tão engraçados!

    ResponderEliminar
  16. Por instantes saí da frente do pc e viajei até à Estónia... Bonitas fotografias, como já nos habituaste!

    ResponderEliminar
  17. Que sopa maravilhosa!! Dessa combinação só pode resultar algo delicioso!

    ResponderEliminar
  18. Gosto de lentilhas na sopa e gostava de conhecer esses locais.
    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Susana, que lugares lindos... as cores fazem bem ao olhar, vermelho vibrante, amarelo vivo... e esses cogumelos frescos... hum... Aproveite! Beijocas Adriana

    ResponderEliminar
  20. Susana,

    Lentilhas é uma das minhas obsessões actuais. Acho que tem que ver com o Inverno e o conforto que uma colherada de sopa oferece. Lindas as fotografias! Fiquei curiosa com Talin.

    Uma beijoca e um dia feliz*

    ResponderEliminar
  21. Olá, Susana! :)

    De facto as fotografias têm esse dom de nos levar de novo aos lugares que gostámos e nos fazer reviver momentos, sabores e cheiros. De repente, tudo se aviva. Estas estão muito bonitas.

    Também ando para fazer uma sopa de cogumelos que trouxe de Budapeste (já estou a colocar os posts de que te falei - finalmente!). estou curiosa.

    Não conheço Talin, mas fiquei curiosa. Se for, será então a minha vez de pedir sugestões.

    Parabéns, mais uma vez, pelo programa na TVI24. Tentarei ver.:)

    Beijinhos,
    Paula

    ResponderEliminar
  22. Também adoro fotografar tudo! As tuas fotos são lindas!
    Gosto muito de cogumelos e essa receita é do modo que eu adoro.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  23. Tallinn é encantadora...às imagens das fotos acrescenta-se a atmosfera mágica da Old Town e o aroma perfumado das ruas, uma mistura de gengibre, amendoas e acúcar mascavo. Perdi-me por esses lados e lá acabei por me encontrar.
    Beijos,

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma cidade fascinante! Já tenho saudades, quase a fazer um ano que estive lá.
      Bjs :)

      Eliminar
  24. Olá Susana, em que momento é que se adicionam as lentilhas em pó?

    ResponderEliminar
  25. Olá Rita, junto com a água. Já rectifiquei a receita, obrigada pela nota. :)
    Espero que gostes. :)
    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, gostei muito! Tem um sabor forte, é daquelas sopas para um jantar especial, sofisticada, e com o pesto fica ainda melhor. Muito obrigada!

      Eliminar
    2. Que bom Rita! :) É uma sopa um pouco difente do habitual, é verdade, fico contente que tenhas gostado. Beijinhos :)

      Eliminar