quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Camarão Tequila-Laranja com Arroz de Cominhos e Limão

Esta receita chamou-me à atenção pelo nome irresistível: nome de comidinha boooa!
E não me deixou ficar mal – gostámos muito do molhinho do camarão, do arroz condimentado e eu fiquei fã da rapidez com que se prepara.



Para 2 pessoas:

600g de camarão grande, pesado congelado e com casca (rendeu 300g depois de arranjado)
1 colher sopa de azeite
1/2 pimenta jalapeno – usei tabasco
2 dentes de alho
Casca de ½ lima
Sal e pimenta

120ml de sumo de laranja
30ml de tequila
1/2 cebola
1/2 colher sopa de manteiga
Sal e pimenta

Arroz de Cominhos e Limão

1 colher sopa de azeite
1 colher chá de sal
1/4 colher chá de cominhos
1 chávena (200g) de arroz branco
Sumo de ½ limão
1 colher sopa de coentros frescos – não usei
_________________________________________

Numa taça, misture o camarão descascado, o azeite, 1 dente de alho picadinho, tabasco e a raspa de lima e tempere com sal e pimenta.
Deixe marinar tapado no frigorífico entre 15 min a 1 hora.

Para fazer o molho na bimby:
Coloque no copo outro alho e a cebola: 5 seg, vel 5.
Junte sal, pimenta, tabasco, o sumo de laranja e a tequila: 8 min, temp 100º, vel 4.
Deite a manteiga: 4 seg, vel 3.

Para fazer o molho no fogão:
Numa caçarola deite a cebola e alho bem picadinhos, o sal, pimento, tabasco, sumo de laranja e a tequila. Deixe em lume médio-alto até ferver, reduza e cozinhe por uns 8 minutos até que encorpe, mexendo de quando em quando.
Junte a manteiga, envolva e mantenha quente.

................

Aqueça uma frigideira anti-aderente e deita um pingo de azeite apenas para untar o fundo.
Descarte a marinada e deite os camarões na frigideira, cozinhando-os em lume alto por 4 min, apenas até ficarem rosados, virando-os a meio.
Junte o molho, deixe levantar fervura e apague o lume.

Transfira os camarões para um prato de servir, cubra com o molho e sirva de imediato.


Arroz de Cominhos e Limão

thermomix_bimby

Deite 800g de água, o sal, os cominhos e o azeite no copo, introduza o cesto com o arroz e seleccione 20 min, temp 100º, vel 4.
Durante a cozedura mexa uma ou duas vezes com a espátula para ajudar a soltar o arroz.
Quando terminar, retire o cesto com a ajuda da espátula, verta o sumo de limão, deite os coentros picados e misture com um garfo para que fique bem envolvido.
Sirva de imediato.

tradicional

Misture 2 chávenas de água, o azeite, sal e os cominhos num tachinho.
Quando ferver, misture o arroz, mexa e reduza o lume.
Cozinhe tapado em lume brando até que a água seja absorvida.
Retire do lume e junte o sumo de limão e os coentros, mexendo com um garfo para envolver bem os sabores.
Sirva de imediato.
_________________________________________

Fonte – Receita adaptada a partir do site da Martha Stewart.

28 comentários:

  1. Gasparzinha, este molho deve ser muito bom, vou levar a receitinha comigo,só não tenho a tequilha,( faz-me lembrar a minha viagem de finalistas ao México, bons tempos, mas isso não é problema, lá vou eu comprar tequilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá:)

    Que bom aspecto e dá uma vontade de provar...*

    Parabéns mais uma vez pelas criativas e seguramente deliciosas receitas!

    Beijinhos,
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspecto fantástico... ainda são 10 da manhã mas um camarão desses já ía!!!

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso esta camarão. Deve ter ficado delicioso.

    ResponderEliminar
  5. Aiiii.. Está uma delícia de certeza!! Esse aspecto não engana ninguém... :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. uii se a minha mae visse isto... apanha o primeiro expresso para tua casa!!
    maravilhoso.

    ResponderEliminar
  7. Que ricos camarões, adorei esta receita...mais uma hehehe

    ResponderEliminar
  8. Mais uma receita para experimentar...assim dás cabo de mim... não tenho mãos a medir com tanta coisa boa para experimentar!!
    bjs e parabens!

    ResponderEliminar
  9. Que tortura para mim!! Eu amo camarão e com esses temperos deve ter ficado super optimo!!! Só de olhar para a imgem o meu estomago contrai-se e pensa " Porque é que eu estou vazio?" :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gostei de tudo, mas fiquei mais interessada no arroz de cominhos (divinal).

    ResponderEliminar
  11. Este molho parece ser muito saboroso. O prato ficou convidativo.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  12. Receitas com camarão são sempre ideais para mim!
    O aspecto, como aliás já é habitual, está fantástico!

    ResponderEliminar
  13. Mais uma receita deliciosa! Anotada! bjinho

    ResponderEliminar
  14. Lindo camarão, Gasparzinha! Lindo de verdade! Semana que vem vou preparar sua Sopa de Peixe! Parabéns e um Beijão!
    Orlando Baumel

    ResponderEliminar
  15. Esses camarões estão mesmo a querer saltar para a minha boca hehehe
    Um delicia de certeza.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  16. Que belos camarões... Adorei esse molhinho! Um jantar de fim de tarde de verão, mesmo a calhar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Eu sou louca, doida mesmo, por camarão! Fiquei a babar por estes bem gordinhos e com um tempero tão especial...e como também tenho uma panca desvairada por arroz, é a refeição perfeita! hehehe:)

    ResponderEliminar
  18. Camarão é comigo mesmo, que maravilha, e esse tempero delicioso, e com arroz que eu sou mesmo"chinesa".
    bjsss

    ResponderEliminar
  19. Deve ser muito boa esta receita... e se é rápida de preparar, melhor ainda !!!
    Bjs...

    ResponderEliminar
  20. Uiii, esse molho deve assentar como uma luva aos camarões :) Que delícia!

    ResponderEliminar
  21. Que bom que gostaram!
    E até a cunhadinha veio comentar. :) :) :) Ritinha, eu sei que tu vais passando por cá!

    Um beijinho para todas.

    ResponderEliminar
  22. Passo sim minha querida!

    Não comento sempre mas passo...estou é à espera de me deliciar verdadeiramente com um belo prato destes.

    Beijinhos, espero que esteja tudo bem*

    ResponderEliminar
  23. Bem, mas que aspecto óptimo têm estes camarões!! Realmente a Martha Stewart tem coisas fabulosas!
    Beijinho e bom FDS

    ResponderEliminar
  24. Gasparzinha, voltei de férias e tenho o frigo vazio e a despensa desolável. Mas aH aH tenho o camarão, a tequila e o sumo de laranja, vou já fazer para o nosso almoço (hoje é a dois, as pequeninas estão com os avós). Mesmo a propósito :)

    ResponderEliminar
  25. Estás a ver - e eu tenho o frigo cheio e a despensa recheada e não tenho camarão! :) :) :)

    Espero que gostem. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. Já fiz, já comi e já postei. São magnificos, amei o molho :)

    ResponderEliminar
  27. ai menina eu tambem quero esse partinho. se o meu moço ve faz -me logo ir para a cozinha com ele fazer:-)

    ResponderEliminar
  28. Mais receitas com tequila por favor!

    ResponderEliminar