quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ao Sul, um Algarve de Outros Paladares…

Para mim a palavra Algarve nunca mais significará o mesmo.
Dos postais cravados na minha memória de praias cheias, multidões, turismo de massas e artesanato banal, rasgou-se um manto verde de autenticidade, frescura, amizade e boa mesa.

A convite da Associação Sotavento Algarvio, rumei ao Algarve e voltei com ele.
Obrigada Margarida e Ana por me terem apresentado este paraíso desconhecido onde espero voltar muitas mais vezes, desde já através das inesquecíveis memórias que estas fotos aqui partilhadas evocam.
De mim ele já não sai!

A quem lê este post, espero que se entusiasmem com as sugestões que aqui deixo e não hesitem em mergulhar neste Sotavento surpreendente: tenho a certeza de que também voltarão mais ricos. :)

_________________________________________

Fomos recebidas no Hotel Rural Quinta do Marco, na freguesia de Sta. Catarina da Fonte do Bispo, a 6 km de Tavira.
Rodeadas de serra, flores e verde, instalámo-nos e sentimo-nos em casa, num abraço forte da serra que sentimos acolher-nos a todas.

Photobucket Photobucket

Depois de uma viagem de comboio rumo ao Sul e uma noite curta, mas bem dormida, as actividades foram inauguradas com um passeio de barco pelo Parque Natural da Ria Formosa. Fomos conduzidas e guiadas pelo simpático Ricardo Badalo e pelo Joaquim, da empresa “Passeios na Ria Formosa”.
Partimos da aldeia da Fuzeta e fomos à descoberta de praias naturais paradisíacas e da vida animal da Ria, sempre apoiadas em explicações sobre a flora e fauna locais.
Uma Ria cheia de estórias…

Photobucket Photobucket

Banhado de mar, no Algarve não poderia faltar abundante peixe fresco e variado - quem dera tê-lo aqui por Lisboa a tão bom preço. :)
Visitámos o Mercado de Olhão, constituído por dois edifícios do início do século XX, restaurados em 1998, destinados à comercialização de fruta, legumes, carne e peixe, acolhendo também inúmeras lojas que vendem produtos típicos da região.

Photobucket

O almoço foi entre confrades, no restaurante Salinas do Hotel Vila Galé Albacora.
Este hotel nasceu da recuperação de um antigo arraial de pesca de atum, Arraial Ferreira Neto, o que contribuiu para as suas distintas características arquitectónicas e culturais.
Encontra-se inserido em pleno Parque Natural da Ria Formosa e na companhia do nosso guia, o Samuel, conhecemos algumas das particularidades que o distingue, como o museu e a capela que acolhe, pilares da ligação que preserva com a história daquele espaço.

Photobucket

Nada melhor do que um passeio depois do almoço.
Esta zona é rica em espécies vegetais e animais, tendo sido ao longo dos séculos um autêntico pomar de sequeiro, com a alfarrobeira, amendoeira, oliveira e figueira, a base que historicamente constituía o sustento económico da população.
Em pleno barrocal algarvio, na sábia companhia do Sr. Coronel Rosa Pinto, fomos apresentadas às muitas plantas aromáticas, comestíveis ou medicinais que por lá abundam, infelizmente ainda sem a desejável divulgação e exploração.

Alecrim, funcho, rosmaninho, tomilho, poejo, esteva, tomilho de Creta, tudo isto foi visto, cheirado, explicado e até mesmo provado, numa degustação de chás oferecida pela empreendedora Dona Otília, em plena serra.
Inesquecível!

Photobucket Photobucket Photobucket

Acabámos o dia em Cacela Velha, onde comi o fantástico arroz de lingueirão de que já tanto tinha ouvido falar.

Das comidas falarei mais tarde e como o post já vai longo, amanhã volto com mais!

21 comentários:

  1. Uma perspectiva bem diferente do Algarve.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Este também é o Algarve que eu gosto ...campo e mar...longe de Vilamoura e Albufeira...

    ResponderEliminar
  3. A próxima vez que lá fores telefona-me...se eu estiver em Moncarapacho fazes-me uma visita e desafias também a Margarida

    ResponderEliminar
  4. Adoro esta zona do algarve e adorei o teu post!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Ai que maravilha!

    Mas só agora é que estou a perceber. Afinal foste para o algarve mas para um rendez vous blogueiro :) Pensava eu que tinhas ido passar férias com o teu esposo :)

    Ora, fizeram muito bem. Especialmente por ser um oasis longe do rebuliço. Lindas fotos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro o Algarve!!!!
    Para mim é uma 2ª casa.
    Tem sítios lindos e paradisíacos que muitas pessoas nem sonham!!!!
    Mostraste vários exemplos disso!!!!
    Ai que saudades...

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  7. Espectacular!!! Essa zona para mim é das melhores.

    No verão ás vezes vou até á praia do cabril, podemos fazer a viagem atravessando a ria formosa de comboio ou a pé.Ali estamos juntos da natureza é lindo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Pois, a publicidade é boa se não trouxer "enxames" de pessoas. Sou natural de Tavira, e estou a entristecer com os magotes de gente que nos últimos anos têm assolado esta bela cidade, pois se as coisas não forem bem feitas, corre-se o risco de Tavira perder o seu encanto, e tornar-se, como a Gasparzinha disse, numa multidão de turismo em massa (já o é no verão, infelizmente, e nos feriados, etc)
    Zelemos pelo que é nosso... por nós e para nós

    ResponderEliminar
  9. Excelente texto e fotos. Esqueceste-te de referir que a última foto pertence ao pego do meio, lol! Que fica antes do Pegô do Inferno e depois do pêgo do Amor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Cacahuete, exactamente! :)

    Borboleta, teria imenso gosto!! :)

    Fico contente que tenham gostado e que muitas de vocês sejam fãs deste outro Algarve. :)

    ResponderEliminar
  11. Sortuda, adorei as tuas fotos.
    Uma experiencia para não esquecer, que saudades tenho da minha terra x

    ResponderEliminar
  12. Esse é o meu Algarve! :) E embora viva em Faro onde também há um mercado muito interessante, vou frequentemente ao mercado de Olhão, especialmente aos sábados de manhã, porque nesses dias existe, na parte de fora dos dois edifícios, um mercado de produtores, onde são os pequenos produtores a levar o que cultivam... Tudo de uma qualidade... impressionante! Fico contente por saber que andaram por aqui! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Gasparzinha,

    adorei fazer esta viagem contigo. Excelente post.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Pois, aqui a possuída está a ficar para trás. Acho que só eu é que ainda não disse nada do Algarve. Vou ter que inventar à pressão he he Tenho saudades, mal cheguei ao Norte comecei a espirrar. Quem diria que eu era alérgica ao Minho? :)

    ResponderEliminar
  15. Amiga estou a adorar este passeio...a natureza é tão linda...o nosso cantinho tem tanta beleza.
    Alguns sítios sâo-me tão familiares...passei férias durante alguns anos na Fuzeta.
    Obrigada por me fazeres recordar momentos tão agradáveis.
    As fotos estão lindas lindas
    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Ena ena... parece que te estás a divertir à brava.
    Fotos espectaculares :)

    ResponderEliminar
  17. Pois, felizmemte, este é o Algarve que eu conheço. Temos amigos em Tavira que nos acolhem e nos dão a conhecer estas coisas boas. E embora tenha muitas fotos de lá, nada se compara ao teu portofolio.
    Bj

    ResponderEliminar
  18. que belo passeio!!!! realmente é outra prespectiva algarvia!! normalmente só penso em praia, confusao, calor!! adorei essa versao mais rural e natural !!beijos

    ResponderEliminar
  19. Foram uns dias de puro prazer.. estou mesmo a ver!!
    Que fotos magníficas :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. Parabéns pelas excelentes fotografias e reportagem!

    ResponderEliminar