Se massa fresca é bom, massa caseira é ainda melhor! :)
E depois da receita base (onde podem ver o passo-a-passo) e da integral, eis que aqui fica outra alternativa bem saudável, com farinha espelta.
Antes de fazer a massa tinha feito pesto na bimby, e como no aproveitar é que está o ganho, os restos de pesto ficaram no copo e fiz a massa logo de seguida.
Massa caseirinha de espelta e bem “empestada”, pronta para que com ela se façam os petiscos que a fome mandar! :) :)
100g de farinha de trigo
100g de farinha de espelta
2 ovos
½ colher sopa de azeite
1 colher café de sal fino
_________________________________________
thermomix_bimby
Coloque todos os ingredientes no copo da bimby: 15 seg, vel 6.
A massa não deve ficar agarrada ao copo, caso aconteça adicione farinha. Programe de seguida 2 minutos na velocidade espiga.
tradicional
Forme um monte com as farinhas em cima da bancada limpa e abra uma cavidade no topo. Deite os ovos na cavidade, junte o azeite e o sal, e vá misturando a farinha com os ovos de fora para dentro. Continue sempre a misturar e passado algum tempo a massa começará a ficar ligada e com boa consistência. Caso comece a pegar à bancada, junte um pouco mais de farinha. Amasse até ficar com uma bola.
……………………
Prepare a máquina de estender massa (caso não tenha, pode estender com um rolo da massa, o que, no entanto, dificulta um pouco o processo).
Divida a bola de massa em duas metades, espalme cada uma delas com a mão até ficar suficientemente fina para passar nos rolos da máquina. Enfarinhe-a com farinha de milho e passe pelo rolo da máquina com a abertura máxima. Mude para a abertura seguinte e volte a passar a massa.
Dobre em envelope e repita, passando por cada uma das aberturas da máquina, reduzindo sempre uma abertura de cada vez, até à abertura mínima. No final obterá uma comprida folha fina de massa, que se corta ao meio.
Repita todo o processo com a outra metade da massa.
Com estas tiras poderá fazer placas de lasanha (que também poderá usar para ravioli), cortar em tagliatelle ou esparguete.
Coza em água fervente abundante, com sal, durante 4 a 5 minutos, pois a massa caseira precisa de menos tempo de cozedura.
_________________________________________
Notas:
- Estas quantidades podem ser duplicadas.
- As placas de lasanha que sobrarem podem ser congeladas ou conservadas por 1 semana no frigorífico, separadas com papel vegetal e guardadas num tupperware.
Ainda és mais aproveitadinha do que eu!
ResponderEliminarTenho uma pena de não ter mais tempo para fazer massa fresca :( Tenho ali 2 máquinas arrumadas e nada de as tirar da caixa. A ver se me animo com esta tua de espelta ;)
Uma das coisas que queria fazer neste ano, é reduzir ainda mais as coisas que compro no supermercado. A massa está na minha lista, até porque uma amiga me deu uma máquina para esticar massa há já algum tempo e ainda não lhe dei uso...
ResponderEliminarA parte de podermos congelar a massa entusiasmou-me bastante... ;D
tenho a máquina da massa mas tb a preguiça...
ResponderEliminardepois desta receita vou ter de a tirar do armário!
ADORAVA ter uma maquineta dessas :p
ResponderEliminarFicou com um aspecto muito agradável.. de certeza que lhe vais dar um DELICIOSO uso :p
beijinhos*
realmente, se ela fresca de compra já é boa entao caseira deve ser 1000 vezes melhor! beijinhos
ResponderEliminarola gasparznha.. so tu para me lembrar da maquina que comprei no verão e ainda so usei 1 vez para massa fresca outra para rissois :-(
ResponderEliminarqueria perguntar se a massa no congelador dura mais tempo? quero ver se me dedico a fazer raviolis, nunca fiz mas é uma pratico e rapido para um jantar. mas fiquei com essa duvida. beijinhos e parabens.. fazes crescer agua na boca... ai ja ia uma lasanha lolo
Que fica linda fica!! Mas eu não tenho tempo para me aventurar nisto! E nem tenho a máquina...
ResponderEliminarMas casa caseira é outra coisa!!!
Beijocas*
É verdade que ainda não me propus a fazer massa fresca, mas adoro! No fim-de-semana comi uns cannelonis num restaurante italiano feitos com massa fresca divinais! Vou ter que experimentar a receita base, só não tenho a máquina! Bjs
ResponderEliminarAinda nunca experimentei farinha de espelta. Achei esta massa super interessante, é uma pena eu não ter uma maquina para estender massa.
ResponderEliminarBeijinhos
Massa caseira é outra coisa né?! Adorei.
ResponderEliminarBeijos
Adoro massa e preparar massa caseira deve ser o máximo...mas não tenho essa maquina de estender.
ResponderEliminarFiquei curiosa...tem óptimo aspecto!
Bjinhos
Essa cabeça não pára!!! E conservam-se no frigorífico, frescas, simplesmente? Não fazia ideia...:\ Aplica-se também às outras massas mais simples? ...bjinhos
ResponderEliminarAF, se a massa for congelada aguenta-se mais tempo, pois no frigorífico nunca deixei mais do que 3 dias.
ResponderEliminarArgas, eu conservo a massa no frigorífico fechada num tupperware, com as placas separadas com papel vegetal, tal como está na foto.
Qualquer uma das receitas, seja esta, a base ou a integral.
Beijinhos para todas e acreditam que é bem menos trabalhoso do que parece.
Não é instantâneo como abrir uma embalagem, mas com a prática, enquanto a água ferve, eu corto a massa, depois de a amassar num instante na bimby.
A maquineta para cortar foi comprada na Makro, custou cerca de 15 euros.
E o sabor... vale muito a pena. :)
Experimentem.
Sou casada com italiano e nao tenho uma maquininha de esticar, pode?!
ResponderEliminarBjim
Léia
Tantas receitas de massa fresca colocas aqui que quase esou convencida a comprar mais uma maquina e testar esta maravilha.
ResponderEliminaré como dizes pr apreciadoras de massa n há melhor, e nós lá em casa... adoramos :)
so me falta a maquina mesmo
ResponderEliminartemnho que ver se arranjo uma. quando vi a venda nao aproveitei agora olha tenho que voltar a procurar