Foi bem no início no blog que publiquei uma receita de massa fresca (podem ver o passo-a-passo aqui), coisa que faço com muita regularidade cá em casa.
Desta vez deixo outra sugestão, que incluí farinha integral e um resultado mais colorido! :)
A minha máquina de estender máquina foi bem baratinha, 12 euros, oferecida pela mamã e facilita muito a parte final.
Como o Esparguete tem sempre a resposta "massa" na ponta da língua quando lhe pergunto o que lhe apetece comer, em três tempos ganhei a prática e velocidade que faz com que depois de amassar na bimby, é colocar a água a ferver e em três tempos está a massa estendida e cortada.
100g de farinha de trigo
100g de farinha de trigo integral
2 ovos
1 colher sopa de tomate concentrado*
½ colher sopa de azeite
1 colher café de sal fino
_________________________________________
thermomix_bimby
Coloque todos os ingredientes no copo da bimby: 15 seg, vel 6.
A massa não deve ficar agarrada ao copo, caso aconteça adicione farinha. Programe de seguida 2 minutos na velocidade espiga.
tradicional
Forme um monte com a farinha em cima da bancada limpa e abra uma cavidade no topo. Deite os ovos na cavidade, junte o azeite e o sal, e vá misturando a farinha com os ovos de fora para dentro. Continue sempre a misturar e passado algum tempo a massa começará a ficar ligada e com boa consistência. Caso comece a pegar à bancada, junte um pouco mais de farinha. Amasse até ficar com uma bola.
……………………
Prepare a máquina de estender massa (caso não tenha, pode estender com um rolo da massa, o que, no entanto, dificulta um pouco o processo).
Divida a bola de massa em duas metades, espalme uma das metades com a mão até ficar suficientemente fina para passar nos rolos da máquina. Enfarinhe-a com farinha de milho e passe pelo rolo da máquina com a abertura máxima. Mude para a abertura seguinte e volte a passar a massa.
Dobre em envelope e repita, passando por cada uma das aberturas da máquina, reduzindo sempre uma abertura de cada vez, até à abertura mínima. No final obterá uma comprida folha fina de massa, que se corta ao meio.
Repita todo o processo com a outra metade da massa.
Com estas tiras poderá fazer placas de lasanha (com as quais poderá fazer ravioli), cortar em tagliatelle ou esparguete.
Coza em água fervente abundante, com sal, durante 4 a 5 minutos, pois a massa caseira precisa de menos tempo de cozedura.
Notas:
* O tomate concentrado pode ser substituído pela mesma quantidade de espinafres, cenoura ou abóbora, cozidos e muito bem espremidos.
- Estas quantidades podem ser duplicadas.
- As placas de lasanha que sobrarem podem ser congeladas ou conservadas por 1 semana no frigorífico, separadas com papel vegetal e guardadas num tupperware.
Já fiz massa caseira sem cilindro, que dá um trabalho grande, mas o resultado é compensador. Não há comparação, assim como o molho caseiro e orgânico.
ResponderEliminarBjs.
Ai filhinha que eu adoro massa caseira...já fiz com a mistura de farinha e semolina, mas com a integral deve ser melhor para a saúde! Bjs
ResponderEliminarQue maravilha! uhmmmm :)
ResponderEliminarÉs uma rapariga toda despachada, bem como eu gosto!
ResponderEliminarA massa caseira sem dúvida que é mais saboroso, nunca fiz, tenho mesmo de me aventurar!
Eu também estou quase a cair na tentação de fazer massa caseira. Tem optimo aspecto e sabor deve ser incomparável!! Se experimentar depois mostro no blog.
ResponderEliminarSusana
www.pretycrafty.blogspot.com
Excelente!
ResponderEliminarNunca tentei fazer massa fresca... parecia ser algo complicado... ams afinal, com esta tua receita, acho que me vou arriscar a fazê-lo. O tei blog é sem dúvida uma inspiração para mim! Abro-o todos os dias à espera de novidades!
Ana
EXCELENTE!! és um maximo!! já nao é a 1ª vez nem 2ª nem terceira e nao vai ser a ultima!!!! MTO BEM!!
ResponderEliminarEsta receita para fazer massa e excelente...
ResponderEliminarE pena nao ter maquina para trabalhar a massa. Mas mesmo assim acho que o esforco de fazer a mao e compensado.
Jocas
Também tenho uma máquina, mas tem estado parada, massinha integral nunca fiz.
ResponderEliminarBjs
Gasparzinha, eu queria uma receita dessas a tempos, nem acreditei quando a encontrei aqui! Muuuuuuuito obrigada.
ResponderEliminarUm grande abraço
Léia
Hice una vez pasta fresca y me pareció muy divertido, aunque sea laborioso. La tuya ha quedado perfecta!
ResponderEliminarBesos!
nuca fiz nao tenho a maquina
ResponderEliminarqando vi a venda nao trouxe olha nunca mais vi de novo:-(