quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Salmão Em Caminha de Curgete e Bechamel de Laranja

Esta é uma variação de uma das minhas receitas favoritas, que publiquei aqui logo no início do blog.

Fico muito contente sempre que a vejo reproduzida em algum blog (e no forumbimby o tópico já está bem enriquecido de fotos deliciosas), pois desde que a descobri no Rainhas do Lar nunca mais deixei de fazer.

É absolutamente deliciosa. E surpreendente.
O bechamel de laranja cai na perfeição com massas, e adapta-se a outros peixes e caminhas.
Já fiz com cenoura, com batata muito fininha e agora com curgete.

Um deleite!



Para 2 pessoas

2 postas grandes de salmão
Sal e pimenta
1 curgete

Bechamel:
1 cebola (80 g)
30g de manteiga
1 c.sopa de farinha (10 g)
Sumo 3 laranjas (200 g)
40g de água da cozedura do peixe
6 folhas de manjericão fresco
_________________________________________
bimby

Temperar o peixe com sal e pimenta.

Pré-aquecer o forno a 180º.

Levar as postas de salmão ao microondas com dois dedos de água, por 3 minutos, para dar uma leve cozedura.

Entretanto, untar um pirex com azeite e cobrir o fundo com a curgete laminada (usei um mandoline, mas tb se pode triturar na bimby na vel 4).

Retirar a pele e as espinhas, desfazer o peixe em cubos grandes e dispor sobre a curgete.

Enquanto isso, preparar o bechamel de laranja:
Colocar a cebola no copo: alguns seg, vel 5. Descer os restos das paredes do copo e repetir.
Juntar a margarina: 4 min, temp 100º, vel 1.
Acrescentar a farinha, a água da cozedura e o sumo das laranjas: 6 min, temp 100º, vel 4.
Juntar as folhas de manjericão: 5 seg, vel 5.

Cobrir o peixe com o bechamel e levar ao forno durante 20 minutos.
Acompanhei com arroz branco.
_________________________________________
tradicional

Temperar o peixe com sal e pimenta.

Pré-aquecer o forno a 180º.

Levar as postas de salmão ao microondas com dois dedos de água, por 3 minutos, para dar uma leve cozedura.

Entretanto, untar um pirex com azeite e cobrir o fundo com a curgete laminada (usei um mandoline).
Retirar a pele e as espinhas, desfazer o peixe em cubos grandes e dispor sobre a curgete.

Enquanto isso, preparar o bechamel de laranja:
Colocar a cebola numa panelinha e levar a lume brando com a margarina até ficar transparente. Juntar a farinha e mexer sempre.
Ir juntando depois a pouco e pouco o sumo das laranjas, mexendo para incorporar bem e adicionar por fim a água de cozedura do peixe até obter um creme homogéneo.
Juntar as folhas de manjericão partidas em pedaços e envolver no molho.

Cobrir o peixe com o bechamel e levar ao forno durante 20 minutos.
Acompanhei com arroz branco.

48 comentários:

  1. Muito apelativo, como sempre! E eu que gosto tanto de salmão... Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bela sugestão Gasparzinha!!
    E esse Béchamel de laranja deve ser o máximo!!
    Parabéns!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. maravilhoso. e eu que amo salmão. fazemos imensas vezes em casa. nao pode faltar no congelador :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo contigo, o bechámel de laranja é realmente uma delicia.
    Sim porque eu já fiz a tua receitinha.
    Com salmão também deve ficar uma delicia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Delícia! Ontem também fiz filetes de linguado em cama de curgete ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Gasparzinha!
    Já era tempo de deixar aqui o meu comentário visto que o teu blog é um dos meus favoritos. Acho incrível a quantidade de ideias que deixas aqui, sem nunca desiludir. Optei por comentar agora, porque já experimentei o molho de laranja do teu post anterior e é realmente daquelas receitas a guardar e a repetir e repetir. Obrigada pela tua generosidade, é aceite sem pudor ; >)
    Sónia

    ResponderEliminar
  7. Gasparzinha,
    Delicioso! Tem um aspecto super suculento e, é como tu dizes, o bechamel de laranja... hhuuuum!
    Ficou tudo com óptimo aspecto =)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Já guardei a receita. Parece uma delícia.
    Beijinhos.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  9. Maravilhoso este salmão. Fiquei bastante curiosa com este bechamél de laranja, que delícia deve ser.
    Ficou sublime como sempre.

    ResponderEliminar
  10. Adorei esta receita. Mais uma excelente maneira de ir utilizando as courgettes!

    ResponderEliminar
  11. Mais uma variação linda ☺ é mesmo muito boa esta receita...

    ResponderEliminar
  12. Olá! Eu tenho sempre natas de soja em casa, porque tenho uma amiga com intolerância à lactose que vem muitas vezes cá jantar, mas para mim ainda utilizo muito as outras ;)

    ResponderEliminar
  13. Amiguinha, acho que esta receita devia passar a chamar-se béchamel de laranja na caminha com.. ; )
    Eheheheh
    Seja lá qual for a combinação deixa-me sempre com vontade de provar mas tenho tanto medo do agridoce.. Lá terei que ganhar coragem..
    beijocas

    ResponderEliminar
  14. Ui, ui, e eu que ainda não almocei. Deve ser delicioso mesmo.
    Beijinho;)

    ResponderEliminar
  15. Ainda não fiz...mas tenho mesmo de experimentar!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Fica linda a courgette cortada com a mandoline :) Não me admira nada que estas receitas sejam reproduzidas pela blogosfera fora :)

    ResponderEliminar
  17. Ficou mesmo excelente!
    É uma óptima maneira de se preparar peixe.

    ResponderEliminar
  18. Um grande beijinho para todas.
    Esta receita é muito querida aqui em casa, onde já foi feita em datas especiais como no dia da mãe! :)

    A maior alegria que este blog me dá é saber que vocês além de passarem por aqui e deixarem sempre um pedacinho da vossa simpatia, tb gostam de experimentar aí em casa algumas das receitas que aqui partilho.

    Beijinhos e bons cozinhados.

    ResponderEliminar
  19. Já sabes és uma referência en tudo o que fazes, isso é importante, por isso mais uma receita fabulosa.

    Tenho um desafio culinário no meu blog para ti, se quiseres tenho todo o gosto que dês andamento ao mesmo.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. Também adorei esse molho!! Tenho de experimentar noutras receitas...vai dando ideias ;) bjinho

    ResponderEliminar
  21. A 1a. foto salta aos olhos e o bechamel de laranja me agrada muito.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  22. Que bela ideia este bechamel. Ficou tudo com aspecto excelente!

    ResponderEliminar
  23. Que manjar soberbo. Até tou a lamber os beiços apesar de não me ter calhado nada no prato :-(

    Fiquei apaixonada por esse bechamel de laranja!

    Os citrinos vão muito bem com salmão. Antigamente, costumava fazer uns filetes de salmão marinados em laranja que eram um show!

    ResponderEliminar
  24. Bechamel com laranja e manjericão parece-me bem bom, e o salmão é só, um dos meus peixinhos favoritos! :)

    ResponderEliminar
  25. Que refeição deliciosa...deve ser de comer e chorar por mais
    beijo grande

    ResponderEliminar
  26. Menina, isso tem um visual delicioso!!!
    Adorei
    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Apesar de já estar de férias (que significa pouco ou nada de internet), hoje, como foi dia de festa, houve direito a post e tudo e, não me abstive de vir aqui elogiar mais uma delícia. Tenho-a anotada num papelinho para fazer no fim de semana. Já conhecia, mas sendo apreciadora de curgete e salmão vou fazer esta versão.
    Beijinhos e até Setembro

    ResponderEliminar
  28. Que combinación más original. Naranja, calabacín y salmón. Tiene que estar muy muy rico!
    Besos!

    ResponderEliminar
  29. Bechamel de laranja... que ideia brilhante!!! Vou experimentar sem dúvida! Esta receita deve ser deliciosa!
    bjs

    ResponderEliminar
  30. Adorei!!
    Ontem lá me aventurei a fazer esta receita.
    É maravilhoso!
    Obrigada pela partilha de receitas maravilhosas.

    ResponderEliminar
  31. Cupcake, eu é que agradeço a simpatia das tuas palavras. :)

    Fico feliz que tenhas gostado, eu adoro esta receita.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  32. Gasparzinha,
    Como aqueles dois personagens do Tintin, que andam com um chapéu de coco, acho que são os irmãos Girassol:
    Eu diria mais... um puro deleite e a foto mesmo apelativa.
    Paraéns!
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  33. Fantástico, Gasparzinha! Deve ter ficado maravilhoso, com certeza! Parabéns! Bjo!
    Orlando Baumel

    ResponderEliminar
  34. bem gasparzinha e de facto uma receita espectacular que me deixou sem palavras.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Gasparzinha tenho andado a caguear pela blogosfera e acho que encontrei o meu jantar de hoje... :-D Resta-me esperar que vejas isto a tempo hehe, é que laranja so tenho uma... :-S Será que posso fazer com compal light de manga laranja?? Siiimmm??

    ResponderEliminar
  36. Das muitas vezes que já fiz esta receita, já variei os legumes mas nunca a base do molho.
    Eu tenho usado sempre sumo de laranja espremido na hora, mas vai na volta tb deve resultar com compal manga-laranja, porque não? :)
    Depois conta-me.
    :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  37. Bem parecias o " pepe rapido" haha :) Obrigado!

    Estou a espera da minha cobaia, para ver se me aprova, e sendo o caso, vai sair com bechamel de sumo lol.

    beijokas :)

    ResponderEliminar
  38. Estou colado ao computador... exames! :) :)

    ResponderEliminar
  39. Gasparzinha como já disse adorei esta receita.
    E hoje quando fui ver a revista n.12 da Bimby fiquei cheia de orgulho por ver a sua receita publicada e com os devidos créditos.
    Os meus parabéns. Obrigada e continue a partilha de maravilhosas receitas.

    ResponderEliminar
  40. Obrigada pelo carinho. :)
    Estou com um sorriso na cara. :) :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  41. Ola Gasparzinha.
    Fiz ontem esta receita.
    Uma delicia. Ate o meu filho com 7 anos que nao gosta de legumes, gostou. Mais uma receita para repetir e repetir.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos.
    Daniela

    ResponderEliminar
  42. Maria Daniela, fico tão contente que tivessem gostado. E quando até o filhote aprova, é porque é mesmo para repetir! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Parece realmente delicioso, como é costume. só fiquei com uma dúvida. o salmão só coze no microondas?

    Beijinho e obrigada

    ResponderEliminar
  44. Rita, o salmão acaba de cozinhar no forno. :)
    Espero que gostes, esta receita é uma delícia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  45. Obrigada pela receita maravilhosa. Acabámos de jantar e adorámos!! Muito obrigada por toda a partilha.
    Filipa
    Www.eelc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  46. Que bom, Filipa! Esta receita é mesmo boa, cá em casa adoramos.
    O molho faz toda a diferença. :)
    Bjs!

    ResponderEliminar
  47. Susana, esta receita de salmão continua a ser "rainha" lá em casa! Adoramos!

    ResponderEliminar
  48. Fico tão contente, Jo-Anne! E agora, em plena época de citrinos, fica ainda melhor. :)
    Obrigada, um beijinho.

    ResponderEliminar