sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Adeus! Gira carrossel.

Não tenho o hábito de fazer aqui no blogue grandes balanços nem promessas de resoluções entre o fim de um ano e o arranque de outro. Mas este 2013 foi tão determinante na minha vida, que me parece natural este momento de reflexão também aqui.

Depois de 2012 ter fechado com dois Gourmands Awards em Portugal para o meu livro Velocidade Colher, 2013 arrancou com a notícia de ter chegado aos finalistas mundiais na categoria de Best Blog.
Em Fevereiro fui a Paris, linda, cheia de neve, assistir à entrega dos prémios e receber a alegria tão grande de um segundo lugar entre todos os livros de bloggers na premiação mundial. Das surpresas boas!

   photo carrocel_zpsbd44dd8c.jpg photo gourmandparis2_zpsc574b04a.jpg  photo gourmandparis_zpsa37f4925.jpg

Depois disso, as alegrias com o Velocidade Colher continuaram. A Bertrand fez uma nova edição do livro que, desde Abril, passou a estar à venda em todas as livrarias e disponível para um público muito mais alargado.
Um sonho que se tornou realidade. ☺
   photo bertrandloop_zps01ba4706.gif

Embora tenha começado 2013 ainda a trabalhar no Departamento de Desenvolvimento de Receitas da Bimby (acumulando com os meus projetos pessoais de fotografia), durante o ano a minha vida tomou um novo rumo. De Outubro a Maio colaborei em vários projetos do departamento, com especial dedicação e enfoque no desenvolvimento de receitas para os livros "Bimby à Sua Medida" e "Bimby – Dicas, Truques e Etc".

Em Maio chegou o agora ou nunca para dar o salto definitivo como freelancer e abraçar o que verdadeiramente me apaixona. Fotografar. Desenvolver receitas dentro dum conceito mais pessoal. Criar e dar mundo às ideias que me entusiasmam e me estimulam. 
E tem sido cá uma aventura!


Fotografei para o livro do Virgílio Nogueira Gomes, “Tratado do Petisco”, cujo trabalho tanto admiro.

   photo tratado_zps74c8cac4.jpg


Desenvolvi um conjunto de receitas e fotografias para o site da Nestlé, um projeto que está quase, quase aí chegar.
   photo SCONES_zps5d15bdf3.jpg


O No Soup foi o blogue de culinária escolhido para ser parceiro de comunicação do Festival Fusing, uma experiência que se revelou a minha cara. Adorei o conceito, desenvolver as receitas e, como sempre, ir até à Figueira!
   photo fusing_zpse32ee6bc.jpg




Pude viajar e passear por alguns lugares novos e outros a que gosto tanto de voltar. Paris, Berlim, Comporta, Cacela Velha, Almodôvar, Marvão. Foi tão bom (e ainda tenho tanta coisa que vi por aí para partilhar convosco)!
  photo paris_zps219cc2fd.jpg photo berlim_zps563e98fe.jpg photo Comporta_zps5191cb67.jpg photo cacelavelha_zps1a42de13.jpg photo almodovar_zpsfb4744d8.jpg photo marvatildeo_zps900ea180.jpg


A cereja no topo do bolo? Este foi o ano em que aprendi a tricotar! ☺
  photo tricot_zps75be19e6.jpg



E, claro, com o Susana Gomes Photography conheci e fotografei um sem número de pessoas, famílias, crianças e casais apaixonados que tornaram o meu ano verdadeiramente único. E feliz!

Foi um ano tão cheio de bons momentos, também alguns menos bons, como a vida sempre é, um ano que veio com tudo para me desatar os medos e inseguranças de fazer o que mais gosto. De procurar o que realmente quero e levar-me pelo caminho em que me sinto mais eu. Em que me sinto mais próxima dos outros.

Também no No Soup foi um ano de alguma reflexão, de um novo layout e, principalmente, de perceber por onde quero e não quero ir. Acho que encontrei algumas respostas. E fico tão contente que continuem a vir cá!


Para verem um pouco mais deste 2013 do princípio ao fim, cliquem aqui


Vai ser o meu mote de inspiração para este novo ano!

Obrigada pelas vossas visitas, pelo vosso entusiasmo e por levarem para vossas casas e para as vossas vidas alguns dos sabores que aqui vou partilhando.


Feliz 2014. O carrossel já gira, vamos lá!!
   photo noacutes_zps1295802d.jpg

32 comentários:

  1. Bravo Susana! Continuação de muitos e bons anos assim, com sucesso e muita saúde.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia, obrigada. É tão bom sentir a presença das pessoas queridas da blogosfera a acompanhar o que vou fazendo. Um 2014 cheio de coisas boas tb para ti!

      Eliminar
  2. Parabéns por tudo o que já alcançaste Susana mais que merecido e espero que ainda muitos e novos sonhos e projectos possas conseguir realizar.

    Beijinho grande e BOM ANO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana, sempre presente com uma palavra positiva e de entusiasmo! Obrigada :) Um beijinho grande para ti e que o novo ano te traga também muitas coisas boas e o que mais desejas para a tua vida.

      Eliminar
  3. Parabéns Susana por este ano excelente e tudo de bom para o Ano Novo!!!
    Daniela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi tão rico este ano, porque conheci tantas pessoas que o tornaram assim especial. Foste uma delas, num daqueles projetos que acontece porque está escrito. :) Um beijinho.

      Eliminar
  4. que ano empolgante! parabéns, susana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo, Lu! Tão cheio de desafios e caminhos a desbravar. Um beijinho!

      Eliminar
  5. Parabéns pelo livro e pelo sucesso merecido!
    Que 2014 seja maravilhoso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Stellinha. E agora que começou, é agarrar 2014 com muita vontade de fazer mais coisas. :) Um beijinho e um ano feliz para ti!

      Eliminar
  6. Que seja mais um ano de oportunidades Susana, porque se alguém o merece esse alguém és tu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o melhor mesmo, sentir que podemos acreditar na nossa força de trabalho e no nosso entusiasmo para continuar o caminho e tentar fazer sempre melhor. Obrigada! Um beijinho e um Feliz 2014 :)

      Eliminar
  7. Feliz 2014 Susana! Fico contente por continuar a acompanhar o teu No Soup e por saber que sabes o que queres e o que não queres em relação ao blogue. E claro, desejo-te muito sucesso profissional, sempre rodeada pela família e amigos. Estou mortinha por ver esses projectos de que falaste :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Ondina. Sempre com uma palavra de incentivo e entusiasmo, os teus comentários são sempre um sorriso entre letras. :) Desejo-te um ano cheio de coisas boas, que te entregue em dobro o positivismo que distribuis quando visitas a blogosfera. :) Um beijinho!

      Eliminar
  8. Que ano! A sério, parabéns por todos os objetivos alcançados e sonhos realizados! Que venham muitos mais...
    Isso do livro foi muito bom! Quantas pessoas não quereriam um ano assim! Parabéns...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :) Eu sou muito má nisto dos balanços, porque tenho uma memória temporal do pior. Quando olho para trás do que me lembro sempre é de com quem estava, a fazer o quê, as conversas e as gargalhadas. Nunca sei quando foi. E tudo o que não envolva isso, normalmente fica embaciado... Mas é assim mesmo que gosto de contruir as memórias. Com as pessoas que me fazem feliz! :) A grande viagem que resultou no livro foi feita assim, com todas as pessoas para quem cozinhei as receitas e as que me inspiraram para lá chegar. :)
      Um beijinho!

      Eliminar
    2. Muitos Parabéns Susana,
      Venham daí muitos e bons projectos aos quais te desejo todo o sucesso do mundo.
      Cá ficamos à espera das boas novidades.
      Beijinhos e votos de um Exclente 2014 :D
      Romã:*

      Eliminar
    3. Obrigada Romã! O mesmo para ti, um 2014 a rebentar de coisas boas!! :) Um beijinho.

      Eliminar
  9. Um 2014 cheio de sucessos e recheado de muitos momentos felizes com aqueles que ama! Já sabe que adoro o nosoup, o seu livro já anda cá por casa há muito tempo e portanto já estou cheia de curiosidade pelas novidades que virão ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom saber, Gori! Há lá coisa melhor do que sentir que o No Soup e o Velocidade Colher vão distribuindo os sabores cá de casa por aí? Um beijinho e um 2014 cheio de alegria!

      Eliminar
  10. Que ano fantástico e que 2014 ainda traga mais alegrias e viagens, muitas viagens!

    Beijitos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! O mesmo para ti, um ano inspirador! :) Um beijinho

      Eliminar
  11. Ofereci o livro a uma amiga no Natal e ela ADOROU! Eu também o folheei antes de embrulhar e achei o livro um mimo. Continua o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  12. Que venham os novos projectos para 2014... vou seguir tudo com muita atenção e carinho.
    Ao ver estas fotografias de Paris fiquei cheia de saudades, afinal foi lá que passei um dos melhores anos da minha vida (acabadinha de casar.. um ano inteiro de lua de mel..heheheh).
    beijinhos grande
    Mafalda

    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o poder das fotografias, levam-nos de volta às nossas memórias. Deve ter sido mesmo um ano inesquecível!
      Obrigada Mafalda. Um beijinho e um 2014 cheio de coisas boas. Quem sabe revisitar Paris? :)

      Eliminar
  13. O carrossel é mesmo uma das melhores metáforas da vida. E, sim, devemos seguir os nossos sonhos, fazer planos e pensar sempre positivo. Parabéns por este ano repleto de coisas boas e muitas felicidades para o Soup for You e para o Velocidade Colher, que religiosamente folheio. Tudo de bom.
    Beijinhos.
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo! E ainda por cima, lindos. Como a vida. :)
      um grande beijinho para ti, Patrícia. Que este novo ano te traga inspiração e alegria para viveres muitos momentos felizes.

      Eliminar
  14. Que belo ano Susana, parabéns! Espero que 2014 seja tão ou mais preenchido como o ultimo! Gosto muito do teu trabalho em fotografia! beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Obrigada! Desejo-te o mesmo, inspiração para continuares a dar-nos essas fotos e receitas tão lindas! :)
    Um beijinho e Feliz 2014.

    ResponderEliminar
  16. O Fusing... Um projeto ousado e inovador de jovens figueirenses e desta terra que é a minha :)
    Espero que voltes Susana ;)
    Beijinhos e continuação de boas receitas e lindíssimas fotografias,

    Vânia
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      À Figueira volta-se sempre, terra mais linda! Espero que ao Fusing tb ;) Um bj*

      Eliminar