Depois do resumo do ano cheio e entusiasmante que foi 2013, e que podem ver aqui e aqui, o No Soup já está de mesa posta para mais posts, mais receitas e tudo o que me vai na imaginação e na vontade para partilhar com vocês.
Para 2014 tenho algumas decisões tomadas que quero muito conseguir concretizar. Por isso é começar já. E acreditar que podemos sempre fazer mais para nos tornarmos pessoas melhores.
Sempre com um brilhozinho nos olhos!
Entre elas, e no que ao blogue diz respeito, estão a concretização de projetos e ideias que, depois de iniciadas, foram ficando pelo caminho.
Mostrar-vos mais dos sítios que vou conhecendo e registando com a minha máquina e a minha memória. Sim, quero muito conseguir pegar no que vai ficando para trás nos arquivos do computador e dar cor a tantas coisas bonitas que a vida me vai trazendo, partilhando-as aqui convosco.
Mas antes, antes tinha mesmo que pegar nestas imagens!
Lembram-se do video do batido de nêspera que fiz com o Ricardo em 2012? Se quiserem sentir o gostinho da chegada da Primavera, podem vê-lo aqui.
Era Abril e logo depois, motivados por essa primeira experiência, fizemos outro. Foi a segunda vez que o Ricardo filmou, por isso foi um desbravar de terreno desconhecido, tanto para ele como para mim, que sou totalmente rookie na pós-produção de tudo o que não seja fotografia.
O problema é que depois de filmarmos não tive tempo para o editar nos dias a seguir. E sabem como é... o tempo foi passando, faço para a semana, fica para o mês que vem, no Verão é que vai ser e, sem me dar bem conta como, passaram quase dois anos...
Mas ontem arregacei as mangas e aproveitámos o domingo para “arrumações”. O Ricardo no escritório cá de casa e eu na pasta dos videos.
Cá está ele:
Queijo fresco, fresquinho, fresquinho, com quase dois anos. Eheheh!
Queijo fresco caseiro
1 L de leite fresco do dia meio gordo ou gordo
60 g de leite em pó
30 gotas de coalho líquido
1 c. chá de sal - opcional
// preparação tradicional
Aqueça o leite apenas até ficar morno.
Adicione o leite em pó, o coalho e o sal (opcional) e mexa bem para misturar.
// preparação robot de cozinha (bimby_thermomix)
Coloque no copo o leite e programe 6 min/37ºC/vel 4.
Adicione o leite em pó, o coalho e o sal (opcional) e mexa 30 seg/vel 3.
// e depois...
Retire para uma tigela e deixe repousar cerca de 30 minutos, para coalhar e ganhar consistência.
Passado este tempo, corte uma quadrícula com uma faca, para que o soro se solte melhor e deixe descansar mais 30 minutos.
Desfaça ligeiramente o leite coalhado com as mãos e verta para um passador, para aros individuais ou para o cesto da Bimby, colocando por baixo um recipiente para apanhar o soro que se soltará. Agite um pouco.
Quando o queijo perder soro suficiente para ficar firme, o que acontece em 1 a 2 horas, pode conservar assim, imerso no soro, no frio, até ao momento de desenformar e consumir.
Aguentam-se bem durante cerca de 5 dias no frigorífico. Se quiser conservá-lo por mais tempo, deve adicionar sal ao soro.
Sirva fresco com pimenta moída na hora, flor de sal, compota, chutney, frutos secos ou saladas e saboreie. É tão bom!
Notas:
* Já experimentei com vários leites, mas o melhor resultado que obtenho é com leite pasteurizado, e gosto muito do Prado Verde de pacote mole (já não é muito fácil de encontrar, mas em muitas mercearias de bairro pode ser comprado depois de encomendado).
* O coalho compra-se nas farmácias. Muitas delas não têm, mas pode-se encomendar.
* Se usar coalho em pó, dissolva-o em água nas proporções indicadas na embalagem. Eu prefiro usar coalho líquido.
* Cheguei a esta versão da receita seguindo várias indicações que fui pesquisando na internet e em livros e depois de muitas experiências que fui fazendo.
* O soro pode ser aproveitado para fazer requeijão, pão ou scones.
Muito, muito bom!! Amei Susana.
ResponderEliminarQue bom, Maria João! Isto esteve fechado na gaveta tanto tempo à espera de ser editado que agora que finalmente foi feito, fiquei mesmo feliz. :) E só me apetece ir fazer mais queijo fresco ;) Um beijinho.
EliminarSusana a miúda dos mil ofícios :)) O vídeo está muito giro, sente-se o conforto caseiro só de o ver!
ResponderEliminarBom ano 2014 para ti cheio de fotografias e muitas delícias destas!
Beijinhos,
Sílvia
É tão bom ir experimentando coisas novas, não é? A fotografia é um desafio constante, mas tenho sempre vontade de fazer outras coisas e principalmente quando divido o entusiasmo com o Ricardo, em frente é que é caminho. Houve mais tempo...
ResponderEliminarUm beijinho para ti e um 2014 cheio de projetos e coisas boas. :)
Adorei o video, especialmente a forma de mostrares os dois tipos de confecção. Muito giro. Ainda não fiz queijo em casa, mas é uma das coisas que tenho para experimentar agora em 2014 :)
ResponderEliminarÉ como tudo acontece aqui em casa, ora faço no fogão, ora faço na Bimby, ora trabalham ao mesmo tempo com coisas diferentes. :) Tens que experimentar, ficam uma delícia. :) Beijinhos!
EliminarSusana... Amei amei!
ResponderEliminarJá tinha feito também na Bimby, mas confesso que na altura nem sonhava em fazer um blog.
Deste-me vontade de ir fazer novamente :-)
O vídeo está espantoso (também adorei os tênis ;-)
Amei... Não me canso de dizer... Pena não ter quem me filme para fazer uns vídeos...
Beijos, Susana e um 2014 em GRANDE!
CláudiaV
Se ficaste com vontade de fazer novamente, vai fazer. :) Cá em casa é por fazes, quando começo a fazer, passo temporadas sem comprar, a fazer outro logo que acaba. Depois se por algum motivo interrompo essa rotina, volto a comprar e a mais um temporada sem fazer. Até que por algum motivo me lembro de fazer novamente e recomeça outra fase. :)
EliminarDas coisas que mais gosto nestas experiências com video é porque os faço com o Ricardo. Gosto tanto! :)
Os ténis são Sanjo, os meus favoritos. Cá em casa somos fãs e entre os dois, uns já mais velhos que o recomendado, estamos a ver se completamos o arco-iris. eheheh :)
um beijinho.
Sabes que os Sanjo brancos que tinha na adolescência duraram até ter o meu primeiro filho :-) Depois já parecia um bocadinho mal andar com eles... :-)
EliminarAgora estou a preparar um evento, mas depois vou ao queijinho na certa!
Beijocas
A minha sogra, que teve uns em miúda, fiz que até lavava os delas à mão só para garantir que eram tratados com todo o carinho. :)
EliminarTempos que lembro com saudades :-)
EliminarEste ano vou comprar uns... Vou-me armar em jovem!
Beijinhos
Tenho de experimentar isto na iogurteira!!! Receita de requeijão? É como o ricotta não é?
ResponderEliminarPaulo, na iogurteira? O ideal é o queijo ficar a escorrer no frigorífico e num recipiente com buracos para sair o soro.
EliminarSei que há umas iogurteiras com uma rede que penso que tb são para fazer queijo, é dessas que falas? Mas pensei que não desse para queijo fresco, ou tb tem temperatura para conservar em frio?
O requeijão é feito com o soro, que é novamente levado ao lume a fervilhar durante uns minutos para coalhar. Com uma escumadeira tiram-se os coalhos que se formam na superfície do leite e transferem-se cuidadosamente para um cestinho ou recipiente com buracos.
Depois deixa-se escorrer algum tempo, conforme se queira o requeijão mais ou menos cremoso.
Susana,
ResponderEliminarFicou supinpa!! Gostei mais deste do que primeiro!
Bjs.
Que bom que gostaste! :)
ResponderEliminarum beijinho.
Adorei o video com a explicação, ficou fantástico.. e a música também gosto :)
ResponderEliminarTambém já fiz este queijo, é muito bom. Uso leite gordo do dia da marca vigor e corre sempre bem
Bjns
Isabel
É tão bom, não é Isabel?
EliminarE fico contente que tenhas gostado do video. Esta música é das que nos liga logo o botão do "brilhozinho nos olhos"! :) Um beijinho
O vídeo ficou um espetáculo, adorei a banda sonora ;)
EliminarJá experimentei fazer requeijão, usando o sumo de limão. É muito simples e uma maneira mais econômica de ter requeijão biológico.
Beijinhos
Gosto muito de Sérgio Godinho :) :)
ResponderEliminarSim, tb faço muitas vezes dessa forma, chamo-lhe requeijão vapt-vupt ou também ricota aldraba, que é como cá tenho a receita no blogue. Principalmente para as saladas é uma maravilha. :)
Um beijinho.
Olá Susana! Adorei a receita! Onde arranjo o coalho liquido???
ResponderEliminarOlá Flor de Sal, está escrito nas notas no fim da receita, compra-se nas farmácias.
EliminarUm beijinho.
Susana, já admirava o teu trabalho de fotografia de culinária, mas agora admiro ainda mais! Adorei este vídeo, uma forma super diferente e original de transmitir os passos da receita. Lindo, mesmo! Parabéns a ti é ao Ricardo. Continuem o excelente trabalho! Beijinhos
ResponderEliminarÉ tão bom quando se recebe um comentário assim! :) Obrigada Nazaret, um beijinho!
EliminarVou experimentar esta receita.
ResponderEliminarFiz há tempos a receita que partilhaste do queijo ricotta e adorei.
(publiquei no blog com os devidos créditos)
Bjs
Que bom Fátima, fico contente. Espero que tb gostes deste. :)
Eliminarum beijinho
Conforme prometido, aqui estou eu! O vídeo está muito giro, as vezes vale mesmo a pena reavivar os projectos esquecidos ou pendentes! Quanto ao queijo, que maravilha, não me importava de ter um assim todos os dias na mesa do meu pequeno almoço! :) Esse pacotinho de leite trouxe-me memórias incríveis, lembro-me perfeitamente de a minha avó usar esse leite. Já me aventurei varias vezes a fazer queijo, mas tive sempre dificuldade na escolha do leite, precisamente porque esse já não se encontra com facilidade e acho que nunca consegui obter resultados muito satisfatórios com outro. Já experimentaste com o leite fresco vigor?
ResponderEliminarQue bom! :)
EliminarA questão aqui é mesmo a qualidade do leite. Hoje em dia, nas cidades, o leite que temos disponível é de muito pouca qualidade...
Já experimentei com o Vigor, e aí há a vantagem de facilmente se encontrar e ter leite gordo.
Mas acho que gosto mais com este, embora só consiga arranjar meio gordo. mas isto já é provável que seja pieguice minha, mas sei lá, acho sempre que com este fica mais saboroso. :)
Um beijinho!
Olá!
ResponderEliminarPrimeiro de tudo, o vídeo está muito engraçado! :) Um dia hei de experimentar fazer queijo. Apenas fiz uma vez mas foi de kéfir! Eu gostei, mas fiz um bocado demais e estragou-se porque ninguém que conheça gosta muito de kéfir... Achavam todos esquisito e com um sabor manhoso.
Eu sei que não sou a primeira pessoa a dizer isto- nem sei se é a primeira vez que o digo- mas as fotografias deste blog são perfeitas... A sério, que coisa mais bonita!
Com kéfir nunca fiz, mas tb estou habituada à rejeição habitual de sabores que não se conhecem...
EliminarObrigada pelas tuas palavras. O que faço aqui para o No Soup é só alegria, por isso fico tão feliz quando me chega um comentário assim. :) Um beijinho!
Olá !!!
ResponderEliminarGostei muito do video, os meus nunca ficam assim.... podias-me dizer onde compras-te essa forma individual? Estou farta de procurar
Obrigada
Olá Sílvia, o aro pequeno, já não tenho a certeza, mas acho que comprei no LIDL. Mas qualquer aro dá, basta colocares um pratinho ou papel de alumínio por baixo. ;)
EliminarBjs.
Olá Susana! Que bom que tiveram tempo de terminar o video, ficou tão giro! Gostei muito de seguir os passos até às compras, da preparação "entre tachos e bimby" e até da música. Mesmo muito giro.
ResponderEliminarPerto da minha casa existem queijarias que ainda fazem quejo fresco mais "tradicional", algumas ainda com coalho de cardo, e o aspecto é tal e qual o do teu (a textura fica logo diferente daqueles que compramos no supermercado...). Gostei muito! Parabéns! :)
Olá Raquel :) Poder comer esses queijos ainda feitos com métodos tradicionais é um luxo! :) Não têm mesmo nada a ver com os que se produzem industrialmente. Um beijinho e obrigada.
EliminarSusana, que giro o video! Adorei :) e a banda sonora claro.
ResponderEliminarE adoro queijo fresco. Esta é uma receita a experimentar neste novo ano.
Por cá não consigo esse leite, espero que com o vigor fresco consiga um bom resultado.
Um beijinho.
Que bom! Com o Vigo tb fica bom. E quando se desenforma e experimenta o primeiro pedaço, é mesmo com um brilhozinho nos olhos! :) Um beijinho
EliminarEstá lindo o teu vídeo, vou partilhar no FB.
ResponderEliminarNa página do Vimeo tens mal escrito Sérgio Godinho, está Gofinho ;-)
Partilha sim, Raquel, que bom! E obrigada pela nota, já corrigi. :)
EliminarUm beijinho :)
Está partilhado, na página de FB do blog. Beijo.
Eliminar;) Bj*
EliminarOlá,
ResponderEliminarQue venham essas ideias fantásticas, estamos à espera.
Adorei este teu queijo e as tuas fotos.
Bjs
Que bom que gostaste, Susy. :) Obrigada e um beijinho!
EliminarPrimeiro gostaria de te dar os parabéns pela mudança no blog, está fantástico! Gostei muito do video, é uma receita a experimentar! :)
ResponderEliminarObrigada, Lígia. :) Experimenta sim, espero que gostes. um beijinho.
EliminarOlá Susana
ResponderEliminarJá experimentei, há algum tempos, fazer queijo fresco mas não resultou muito bem. Fiz com coalho em pó, foi o único que consegui arranjar na altura. Fiquei com vontade de experimentar outra vez. Com a receita que apresenta já testada vai ser muito simples. Parabéns pelo blogue, pelas fotos e poe este vídeo que está fantástico.
"Com um brilhozinho nos olhos" é a cereja no topo do bolo. É uma das canções da minha adolescência que o meu marido (na altura namorado) me trauteava e que ainda o faz após quase 28 anos de casamento, Um beijo
Como resistir a quem nos canta coisas bonitas? Que delícia e é tão bom quando temos músicas que nos fazem viajar no tempo até esses momentos. :)
EliminarEspero que experimentes outra vez o queijo fresco e que desta vez corra bem. Com o coalho líquido é muito mais simples, porque já vem pronto a usar, é só contar as gotas e já está. :)
Um beijinho!
Olá Susana, bom dia!
ResponderEliminarNesta altura, tudo aquilo que gostaria de dizer, já por aqui se encontra escrito e repartido por todos os comentários, mas de todas as formas; reforço a ideia: bom, muito bom e bonito :-)
Gostava apenas de pedir ajuda, para a a forma de preparação com leite "puro" de cabra ou ovelha, visto que tenho acesso a ele e não sei bem a melhor forma de adaptar o tradicional á bimby.
Continuação de bom trabalho :-)
Beijinhos
Isabel Lopes
Olá Isabel, que bom que gostaste! :)
EliminarGostava tanto de poder experimentar com leite do bom de cabra ou ovelha: isso é mesmo um luxo!! :)
Não sei se te consigo ajudar, mas se tradicionalmente o leite for usado para queijos assim mesmo logo depois de tirado, sem ser alvo de nenhum tipo de tratamento, eu faria exactamente o mesmo, seguindo a receita que coloquei.
Espero que fique tão bom quanto o idealizo! Se experimentares, depois partilha aqui o resultado. :)
Um beijinho!
Obrigada pela opinião :-)
EliminarDurante o proximo fim de semana vou experimentar, vou fazer em duas versões, uma com leite em pó e outra sem, pois na versão tradicional apenas se usa o coalho.
Depois conto como correu.
Beijinhos
Isabel
Bom dia Susana,
ResponderEliminarFiquei com uma dúvida em relação à quantidade de leite em pó a colocar; na receita que apresenta fala em 60 gramas mas depois no vídeo aparecem 80 gramas. Gostaria de saber qual a quantidade correta. Obrigado.
Olá, bom dia :)
EliminarSe usar leite gordo, uso 60g, se usar leite meio gordo, uso 80g. :)
Um beijinho!
Tenho que experimentar.
ResponderEliminarExperimenta sim, Selene. Espero que gostes! :)
EliminarAdorei o video! Parabéns! :)
ResponderEliminarQue bom! :) Um beijinho grande.
Eliminar