sexta-feira, 8 de março de 2013

Iogurte líquido de limão e canela

 photo IMG_8944_zpsfc60e578.jpg 
De volta às rotinas da cozinha. Pego no leite e na fruta e finjo que não chove, que a janela não está pintada de cinzento e que o cachecol não sai ainda sempre comigo de casa.

 photo IMG_8951_zps15aebb78.jpg 
Dos dias solarengos, das flores e dos passeios, ficam as fotografias que nos deixam sempre com o aconchego das memórias. Eu cá me vou alimentando de memórias como estas, dias que já foram, dias que consolam até aos que estão por vir!
Sim... porque embora a chuva não pare, o calendário também não: num saltinho estaremos aí com braços de fora e iogurte na mão.

Convém, pois, não lhe esquecer o gostinho! Vamos iogurtar no fim de semana?

  photo IMG_1305_zps7fbea44a.jpg 

Iogurte líquido de limão e canela
(receita alterada em Junho de 2015)

1 L de leite gordo do dia
Casca de 1 limão
1 pau de canela
30 g de açúcar amarelo - opcional
1 c. sopa de iogurte natural  

_________________________________________  

thermomix_bimby

Coloque no copo o leite, a casca de limão e o pau de canela e programe 10 min/90ºC/vel colher inversa. Deixe arrefecer até atingir 50ºC.
Retire a casca de limão e o pau de canela. Junte o açúcar e o iogurte e programe 15 seg/vel 2.
Deite a mistura num jarro de vidro com tampa, embrulhe numa manta polar e deixe fermentar abafado durante 8 horas.
Depois desse tempo, deite novamente no copo e misture 15 seg/vel 4.
Verta para o jarro de vidro e conserve fechado no frigorífico.  

tradicional

Aqueça o leite com a casca de limão e o pau de canela até levantar fervura. Deixe arrefecer até uma temperatura em que consiga aguentar o dedo mergulhado durante uns segundos.
Misture o açúcar com o iogurte mexendo com vigor e adicione esta mistura ao leite, incorporando bem.
Deite a mistura num jarro de vidro com tampa, embrulhe numa manta polar e deixe fermentar abafado durante 8 horas.
Depois deste tempo, bata o iogurte até obter uma mistura homogénea.
Verta para o jarro de vidro e conserve fechado no frigorífico.

 photo IMG_8958_zps2ebf878b.jpg

29 comentários:

  1. Nunca faço iogurtes líquidos e nem sei bem porquê. Limão e canela é uma combinação divina e primaveril, como essas fotos :)

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá então...iogurtar no fim de semana. Ficou perfeito!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que saudades desse clima primaveril...
    Toca a iogurtar, porque com iogurtes desses a primaver chega, nem que seja ao palato! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Acho que vou tentar os iogurtes liquidos,sempre fiz dos sólidos mas acho que está na hora inovar....
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Adoro a ideia! E com uns dos meus ingredientes favoritos! Vou experimentar!! ;)

    ResponderEliminar
  6. Não me costuma correr bem a arte de iogurtar :) Vou experimentar com esta receita, que parece deliciosa!

    ResponderEliminar
  7. Já tenho saudades de fazer iogurtes líquidos mas a minha amiga pôs férias :( Húmidade, acho eu, vai ter que ir de armas e bagagens para uma delegação para verem que é...
    Quando voltar tenho que experimentar estes, já fiz com lemon curd e gostei, esta combinação também me parece deliciosa!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Experimentei hoje este iogurte. Foi o primeiro. Não sei se ficou como deveria! Está cheiroso, aromatizado e saboroso. Mas a textura está só um pouquinho mais grossa que o iogurte líquido normal. É assim que ficam?

    ResponderEliminar
  9. Olá Mia, que bom que experimentaste. :) Se gostares dele menos grosso, podes deixar fermentar menos tempo. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Já está feito e a arrefecer no frigorífico lá em casa. Cheira divinalmente!! Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Lindas as fotografias e a receita para experimentar nesta primavera que está quase, quase a chegar :)

    ResponderEliminar
  12. Está vou fazer logo! =) Os ultimos iogortes que tenho feito ficam muito líquidos...podes me dar alguma sugestão para ficarem mais sólidos?!

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  13. Estes são mesmo líquidos. :)
    Mas para os sólidos, o que é fulcral para a consistência é mesmo a temperatura a que fermentam. É fundamental que seja constante e que estejam bem abadafos, para que se mantenham a 50ºC (não devem ser deslocados durante a fermentação).
    Sucesso para os próximos! Espero que gostes destes. :)
    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Su pela ajuda! =)
      Estes logo já vou ver como saíram.

      Continuação de optimas receitas! Que convence a cozinhar mesmo quem não gosta! =DD
      Beijo.

      Eliminar
  14. Acreditas que nunca fiz iogurte liquído? Puro egoísmo, não gosto! Limão e canela é uma bela junção para um sólido.
    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Estou tão farta deste tempo!!! Pode ser que este iogurte inspire dias mais convidativos;)
    Babette

    ResponderEliminar
  16. Que lindooooooo, adorei as cores e das imagens! beijos

    ResponderEliminar
  17. Foi hoje o meu pequeno-almoço e estão divinos. Confesso que receei que ficasse a saber a arroz doce :) mas o travo a limão e a canela é suave. Fica mesmo muito bom! Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. Tenho que experimentar.

    (Alguma dica para os recipientes? Pensei em comprar várias garrafinhas de Compal mas nem sei quantos irei precisar para iogurtes líquidos.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Telita,
      As garrafinhas de néctar costumam ter capacidade para 200 ml por isso precisas de cerca de 5 ou 6.
      Beijnhos :)

      Eliminar
  19. Será que em vez de iogurte solido podemos usar um iogurte liquido? talvez usando-o na totalidade? ;) adoro as suas receitas de iogurte! :)

    ResponderEliminar
  20. Obrigda Mariana, que bom! :)
    Podemos sim usar iogurte líquido como base, nem é preciso todo, chega cerca de metade.
    Bjs :)

    ResponderEliminar