Eu sou uma pessoa de cidades.
A primeira vez que o senti foi em Barcelona, numa viagem que, com 17 anos, me contagiou sem cura possível com um caminho totalmente inesperado. Ali respirei arquitectura com uma força que me tomou de impulso e não mais me largou. Nasceu um amor para a vida!
Os sonhos que para a frente se desenharam acabaram por não vingar, mas regresso às ruas de Barcelona sempre com o entusiasmo inocente de quem sente que nelas os dias se caminham com uma passada maior que nós.
Faz por esta altura um ano que lá estive pela última vez e, agora com outra vontade e outras mãos, agarrei uma Barcelona ainda mais inspiradora. Com a escala, as ruas, os edifícios, apertei na bagagem que se arruma nas memórias também as pessoas, a arte, os mercados, a comida, a cultura... a comida. ☺
Este desafio de vos trazer uma cidade diferente a cada sexta feira de Janeiro tem-me feito revivê-las e recordar como é especial para mim cada uma delas. As tapas e os petiscos são marca registada da cultura espanhola e uma das peças com que se monta o meu puzzle de cidade feliz.
E vocês, o que é que faz uma cidade colar-vos os pés às ruas?
As sobras de uma salada habitual cá por casa, lentilhas e frango, foram o mote para a sopa que completa a dupla de mais uma sexta feira feita de cidades que comem sopa.
Para a semana chegamos ao fim e bem mais pertinho de casa! ☺
Sopa de lentilhas e couve flor
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
1 alho francês pequeno
25 g de azeite
1 couve flor
Sobras de salada de lentilhas e frango
Água q.b.
Sal e pimenta preta moída na hora
_________________________________________
thermomix_bimby
Coloque no copo a cebola, o alho, a cenoura, o alho francês e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 8 min/Varoma/vel 1.
Adicione a couve flor e as sobras da salada, cubra com água e programe 40 min/100ºC/ vel 1.
Tempere com sal e pimenta, programe 2 min e vá progressivamente até à vel 7.
Rectifique os temperos e sirva.
tradicional
Pique a cebola e o alho e refogue-os no azeite, até que a cebola fique translúcida.
Adicione a cenoura ralada e o alho francês às rodelas e deixe em lume brando até que murchem.
Junte a couve flor e as sobras da salada, cubra com água e cozinhe tapado em lume brando até que os legumes fiquem macios.
Tempere com sal e pimenta e triture.
Rectifique os temperos e sirva.
.............................
Obrigada pela viagem... e pela sopa!...
ResponderEliminarBjs
Paula
Já estive em Barcelona há uma série de anos.
ResponderEliminarvive-se intensamente.... foi bom ver estas fotos e sentir o entusiasmo. Também gostaria de regressar e passear pelas Ramblas de Barcelona com toda aquela diversidade, toda a cor,....
A sopinha deve ser muito boa.
Bjs
O encanto de Barcelona, a minha favorita das cidades. Prendeu-me a ela durante meses que lá vivi e deixou-me para sempre apaixonada por ela, pelas suas ruas, pela sua arquitectura, gentes e cultura. Uma cidade cheia de vida! E onde apetece estar!
ResponderEliminarAdorei lá voltar hoje com o teu post :) Aquele mercado é uma tela de cores e sabores e cheiros. Que saudades.
E a sopa, mais que perfeita, adoro sopa! O tempo está mesmo a pedir uma tacinha dela bem quente. Beijinhos.
Olá Gasparzinha,
ResponderEliminarBarcelona, gostei tanto, tanto que parece que nem sou capaz de referir nada em concreto, adorei tudo!
Sei que vou lá voltar, hoje estive lá pela tua mão e foi tão bom olha-la pelos teus olhos!
Esta sopa... hum, quero ter sobras de salada e lentilhas e frango para a experimentar!
Bjs
Adoro Barcelona...poderia lá viver!e La Boqueria...mnham mnham! Assim como esta sopa, aposto que será deliciosa, vou fazer! E cabe perfeitamente no conceito da minha vida fitness e na filosofia do meu blog fitnessfeelingsepodearroz.blogspot.pt ;)
ResponderEliminarAdoro os seus posts e as imagens!
Bom trabalho
Bjs
Barcelona é uma cidade muito importante para mim: foi a primeira viagem à séria que fiz com o meu pai. Estivemos os dois durante uma semana e calcorreamos a cidade de lés-a-lés, maravilhados com tudo o que viamos. Uma cidade surpreendente e que oferece muito mais do que esperamos encontrar. E o mercado, oh, esse mercado era a minha perdição! Queria eu que o nosso Bolhão fosse transformado em algo semelhante...
ResponderEliminarNunca mais é dia de ir a Brcelona :-( adorava ir, mas preciso que a minha pipoca cresça mais um pouco. Anti a sopa deve ser maravilhosa como sempre!
ResponderEliminarNunca fui a Barcelona, mas esta na minha lista de prioridades a curto prazo.. O post Sta. Uma maravilha e essa sopa também deve ser muito boa...
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana
Deve ser linda, só a vi de passagem, já a sopa que nos apresentas deve ser deliciosa!
ResponderEliminarMas que belas sopa. Hoje jantavam os de bom grado, só pedia mesmo era uma luzinha para a ver. Se não tenha de ser à luz das velas (vai fazer 42 h que estamos as escuras).
ResponderEliminarBeijinhos gds de nós as duas
che bella! meravigliosa, adoro Barcellona! grazie
ResponderEliminarCOmo eu partilho do amor por Barcelona... e em particular por alguns dos sítios retratados nas fotos =)
ResponderEliminarDescobri o teu blog através da Andreia do Glimmer Le Blonde e devo dizer que fiquei maravilhada, as fotos são deliciosas e não falo apenas das de comida ;) Sei que voltarei com vontade de experimentar muitas das tuas receitas e de viajar contigo ♥
ResponderEliminarAi amiga,
ResponderEliminarComo eu ia bem agora para Barcelona! Mas não havendo essa possibilidade (y no hay) fico-me pela sopa que tem de ser perfeita. Ando numa fase de lentilhas. Diga-se que podia ser pior. ;) Vou, claro, experimentar esta tua sugestão.
E que lindas fotos!
Uma beijoca*
Hmm esta tb é muito especial pra mim, adoro tudo o que vem da vizinha espanha por isso nada a dizer, perfeição! beijos
ResponderEliminar