terça-feira, 16 de outubro de 2012

O sabor do pão.

Photobucket 
Depois de andar meio (totalmente?) perdida naquela imensidão de laranjeiras algarvias, num fim de semana de Março com cheiro a Primavera, ali estavam finalmente... a aldeia, o forno, as amigas, as senhoras da aldeia, o cão, as flores, as conversas e um dia todo pela frente.
Obrigada Sofia, quantas recordações deixaram estas fornadas...

Photobucket 
Junta-se farinha, fermento e água e a fé multiplica-se. 
A fé naquilo que para mim mais faz sentido, naquilo que é mais verdade no tudo que somos. A simplicidade do processo e ao mesmo tempo a complexidade do tanto que simboliza, dão ao pão a força da sobrevivência. A força a que mais do que nunca, todos nos agarramos... 

Photobucket 
Neste dia entre amigas, o pão fez-se pelas mãos de quem o conhece de sempre. 
Os tempos, as voltas, as pausas e truques. Fomo-nos deixando ficar ali junto ao forno, como se conseguíssemos ouvir a melodia que ia embalando todo este processo. Tudo tão natural e tão simples, ao ritmo harmonioso de quem todas as semanas amassa o pão que depois divide com as casas próximas. 

Hoje celebra-se o dia Mundial da Alimentação e também o Dia Internacional do Pão
E não pode haver nada que simbolize melhor o que representam estas datas, do que aquilo que vivi aqui nesta na aldeia. 

Mistura, amassa, leveda, coze. Parte e partilha. 
É este o sabor. ☺

Photobucket 
Como em casa dos meus pais temos um forno a lenha, quando a oportunidade surge, tento reviver um pouco do que foi este dia na aldeia e procuro o seu sabor numa fatia de pão quente. ☺ 

Photobucket

Pão de Cenoura e Laranja 

1 cenoura 
Sumo de 1 laranja 
Água q.b 
11g fermento fresco de padeiro ou 1/2 colher sopa de fermento biológico seco (5g) 
½ colher chá de sal 
300 g farinha de trigo T65 
200 g de farinha de centeio  

_________________________________________  

Rale a cenoura e reserve. (na bimby, são 5 seg, vel 5) 
Esprema a laranja para um recipiente e complete com água até obter 360 g de líquido. Aqueça ligeiramente apenas para que fique morno. 
Num recipiente, dissolva o fermento e o sal no líquido morno. 
Mexa, junte as farinhas e a cenoura reservada e continue a mexer a partir do centro com uma colher de pau, até que toda a farinha das bordas fique incorporada. 

Deixe levedar cerca de 2h, tapado, à temperatura ambiente. 

Numa superfície polvilhada com farinha, amasse e forme uma bola, rodando a massa nas mãos e ajeitando as bordas para baixo. Pode também optar por colocar a massa numa forma de pão forrada com papel vegetal. 
Deixe levedar destapado durante 40 minutos, mas não espere que cresça muito, pois isto só acontecerá mesmo no forno. 
Pré-aqueça o forno a 200ºC durante 20 minutos, e coloque um tabuleiro por baixo, a aquecer vazio.

(O pão da fotografia foi cozido num forno a lenha, controlado por quem sabe. Como hoje em dia é praticamente uma raridade, deixo a versão para os fornos caseiros que todos temos em casa.)

Polvilhe o pão com farinha e use uma faca de serrilha para fazer uns cortes decorativos. 
Coloque o pão no forno, junte uma chávena de água quente ao tabuleiro que colocou por baixo e deixe durante por 30 a 40 minutos. Estará cozido quando ao bater no fundo da forma ouvir um barulho oco. 
Retire, aguarde uns minutos para desenformar e deixe o pão arrefecer sobre uma grelha. 

Notas: 
- Pode saber mais sobre o World Bread Day no blogue da Moira.

- Obrigada a todos os que participaram no Passatempo Book.it que organizei durante o fim de semana na página do Facebook do No Soup. Em breve anunciarei os vencedores. 

Photobucket


.............................

37 comentários:

  1. Que linda forma de comemorar o dia do Pão... fico aqui imaginando o gosto que esse pão preparado com tanto carinho e ainda por cima no forno à lenha deve ter. Obrigada por partilhar, sempre. Adriana

    ResponderEliminar
  2. Que post magnífico! Obrigada por compartilhar!
    Abraço carinhoso

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana, vou fazer este pão na MFP no ciclo amassar :)

    ResponderEliminar
  4. OLA SUSANA

    Que linda homenagem ao pão. eu gosto muito de pão, costumo dizer quando viajo que se conhece uma terra pelo pão. Não só pelo seu sabor e características, mas também porque se não for feito com amor não saí bem.
    Sua postagem é lindíssima.
    beijinhos
    Virgina

    ResponderEliminar
  5. Susaninha, que belo pão para este dia tão emblemático. Sim, porque o pão representa tudo aquilo que há de bom neste mundo!

    ResponderEliminar
  6. Wonderful.being italian i can understand even.if not always your languige. In italy we say: di che sa il pane?

    ResponderEliminar
  7. Gostei do teu pão tanto pelos ingredientes com o aspecto que esta uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Pão é essencial. Um elemento que devia estar em todas as mesas. Apresentaste uma receita original que também mostra a sua versatilidade.
    um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  9. Agora voltei atrás uns bons anitos! Chegava aos meus avós ao sábado de manhã e corria para casa da minha prima avó, à espera da minha Caralhota. O forno estava dentro de uma casa pequena muito acolhedora, 4 paredes, um forno e 6 cadeiras. Aquilo era quase um evento a não perder, todas as semanas. O ritual repetiu-se por muitos anos e eu saia de lá com a minha Caralhota pequena e redonda, especialmente feita para mim, ó pá até me estou a comover...

    ResponderEliminar
  10. Susana,

    Que memórias boas de um dia tão bem passado!! O pão é mesmo um alimento mágico e cheio de significados. Todos os dias, mas mais ainda neste dia especial. Obrigada por me teres lembrado que é preciso encontrar tempo para as coisas importantes. Hei-de voltar a fazer pão em breve e hei-de experimentar este teu maravilhoso e lindo pão de cenoura e centeio. Bela sugestão, como de costume. :)))

    Um beijo enorme*

    ResponderEliminar
  11. Querida Susana,
    Nem imaginas como foi bom reviver este solarengo dia de Primavera na vossa companhia através do teu post tão bonito! :)
    A única palavra que me ocorre é: Obrigada!
    Um grande beijinho
    Sofia

    ResponderEliminar
  12. Querida Susana,
    Nem sabes como foi bom recordar aquele dia solarengo de primavera, com este teu post tão bonito!
    Na verdade, só tenho uma palavra: Obrigada! :)
    Um grande beijinho
    Sofia
    PS: Esse pão com laranja está simplesmente perfeito!

    ResponderEliminar
  13. eu ando morta por a minha avó acender o forno dela a lenha :) parece que tudo sabe melhor feito num forno a lenha! E acredito que é também da companhia :)
    lindo post e fotos deslumbrantes, como sempre!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Parece ter sido um dia fantastico. E nada melhor do que o pao cozido em forno de lenha. O teu ficou lindo e com ingredientes que me deixaram intrigada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Amiga,
    Que pãozinho bom, imagino-lhe o aroma a laranja :)
    Deve ter ficado tão bom. As fotos do encontro do Algarve estão tão giras.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Lindas, lindas fotos, a condizer tão bem com o pão a saber a amizade:)
    E um belo pão, de laranja e cenoura deve ficar tão bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que coicidência, hoje fiz pão "a sério" pela primeira vez! Baguette francesa, pão de centeio e pão "tipo" alentejano. E que delícia! É uma pena não se apostar mais no nosso pão e na nossa farinha (fiquei a saber que as farinhas que usamos são "restos" das francesas !!!!!)
    Que boa experiência Susana !
    Boa semana

    ResponderEliminar
  18. Olá Susana
    Que lindas imagens...fotos muito bonitas. Gostei muito do teu pão, que delicia ele bem quentinho com manteiga. Adorei a receita. Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  19. Pão sabe a família, a mesa que nunca acaba.
    Sabe a dias de forno a lenha aceso e cheiro a pão quente no ar.
    Sabe ao fumegar quando o partimos ainda a escaldar.
    É tão bom fazermos o nosso próprio pão, sabe bem partir e partilhar.
    Este de cenoura e laranja é delicioso e original :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Hmmmmmmmm pão!!! Acho que é daquelas coisas, que por estar sempre presente, não lhe dou o devido valor..
    Estes, que apresentas, parecem bem deliciosos e originais!
    BELAS fotografias. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Muitos Parabéns pelo blog, as receitas deliciosas que saem sempre bem e as fotos estão fantásticas!! Que maquina/lentes usas?

    ResponderEliminar
  22. Dois sabores que combinam muito bem, tal como a cor, belo pão :)

    ResponderEliminar
  23. Cheguei ao teu blogue saltitando pé ente pé :))
    Adorei a originalidade, criatividade, qualidade das fotografias e receitas.
    Claro que me tornei logo tua seguidora.
    Vou voltar sempre!
    Quanto a mim sou novata neste tipo de mundo virtual :)
    Caso queiras fazer-me uma visita aqui o meu endereço:
    http://odelicodoce.blogspot.pt/
    O desejo de felicidades e êxito.
    Bj.

    ResponderEliminar
  24. Que maravilha! Como eu adoro pão! =DD

    ResponderEliminar
  25. ADORO Pão.. seja ele qual fôr e este teu pão, ainda por cima em forno de lenha deve ter ficado absolutamente divinal....
    um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  26. É algo de mágico! E o sabor cozido em forno de lenha, com mãos experientes é inegavelmente melhor!

    ResponderEliminar
  27. Thank you for this wonderful post and thank you for baking for Word Bread Day . Hope you will join us next year again!

    ResponderEliminar
  28. Adoro quando a minha avó faz pão :) coze no forno de lenha e é uma maravilha! E a broa?! :)

    ResponderEliminar
  29. Um pão original!
    Fiquei com vontade de experimentar :)

    Beijos
    Teresa

    ResponderEliminar
  30. É com prazer que estou conferindo as participações do Dia Mundial do Pão.
    A forma como você apresentou seu belo pão com sabor de laranja e cenoura me contagiou. Talvez não haja outro alimento tão inspirador, sobretudo para quem possui um forno à lenha!
    Esse é o terceiro ano que participo, já que os pães são frequentes na minha cozinha. São mais de 50 pães já publicados, mas sempre cabe mais um, como esse que você nos trouxe.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  31. Que belo aspecto que tem esse pão! Delicioso. ;)
    Tenho um desafio a decorrer neste momento no meu blog, não queres participar? Conto contigo!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  32. Este post está absolutamente delicioso, e não me refiro só ao pão, que deve ser uma maravilha! Gostei tanto do texto e das fotos, fiquei encantada e com muita vontade de poder estar ai junto dessas mão sábias.
    Obrigada por este belo momento.
    Bjs

    ResponderEliminar