terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cenouras dos olhos bonitos. À algarvia

Photobucket 
Hoje trago cenouras, simplesmente cenouras. 
Com Agosto a chegar ao fim, aqui fica um prato de rodelas cor de laranja, diz quem sabe (pais e mães), rodelas com o mágico poder de fazer os olhos bonitos.  

Photobucket

Cenouras à algarvia

2 cenouras (300 g), cortadas em rodelas
Água
3 dentes de alho
1 ramo de coentros ou salsa
2 c. sopa de vinagre
2 c. sopa de azeite
Sal e pimenta preta moída na hora q.b.

_________________________________________  

thermomix_bimby

Coloque 500 g de água no copo, a Varoma com as cenouras e programe 30 min/Varoma/vel 1. Retire e reserve.
Coloque no copo vazio o alho, as ervas frescas, o vinagre, o azeite, sal e pimenta e pique 3 seg/vel 5-7.
Misture tudo e deixe tapado no frigorífico a marinar de um dia para o outro.  

tradicional

Coza a cenoura, de preferência a vapor.
Pique o alho, as ervas frescas, misture com o vinagre e o azeite e tempere com sal e pimenta.
Envolva com a cenoura e deixe tapado no frigorífico a marinar de um dia para o outro.


Photobucket

23 comentários:

  1. Parece delicioso!!! (:

    Vou experimentar num jantar para os amigos!! =D

    ResponderEliminar
  2. GOSTEI...SIMPLES MAS DEVEM SER MESMO BOAS.
    LEVO A RECEITA.
    BJ

    ResponderEliminar
  3. uma forma diferente de comer cenouras :) e deve ser bem saborosa :) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. E fizeste muito bem Susana... em trazer esta deliciosa receita, que quem já provou, sabe do que estou a falar!!
    Obrigado pela partilha!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana, tao bonitas as tuas cenouras :)
    É sem dúvida um optimo e colorido acompanhamento, pode ser que cative os mais pequenos :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Susana.

    Como algarvia, sou fã destas cenouras desde pequena. É uma óptima entrada

    Vou-te dar uma sugestão: Uma pitada de cominhos, e vais ver a diferença. É assim que as minhas conterrâneas fazem :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adoro cenouras à algarvia: são simples, fáceis e levam coentros. Um petisco ou um acompanhamento perfeito para os dias de calor :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Gasparzinha,
    Adoro as cenouras assim! Normalmente tenho a oportunidade de me deliciar com este petisco em restaurantes, de facto mais no sul do país. Parece algo tão simples, que nunca me tinha lembrado de as tentar reproduzir! Acho que vou definitivamente experimentar :)

    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  9. Susana,
    em pequenina estavam sempre a contar-me essa história, "come cenouras para ficares com os olhos bonitos!" mas eu dizia que já tinha os olhos bonitos, embora adorasse cenoura crua comida à dentada :)
    Uma deliciosa e fresca maneira de comer cenouras, acompanhada de uns versos lindos do Vinicius.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Adoro cenourinhas mas assim nunca comi! ummm...

    ResponderEliminar
  11. Onde eu já ouvi isso!!Vezes sem conta, mãe, avó.... :)

    Adoro cenoura, crua,cozida.....uma salada perfeita.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Simplicidade é tudo! Adorei essa receita!

    ResponderEliminar
  13. Ha vinicius grande vinicius :) Adorei tanto como as cenouras, eu nunca gostei delas cruas.. nem agora sou grande fan mas quando as faço tento dar um toque mais saboroso.. As tuas ficaram com um aspecto fantástico mas os teus gelados enchem-me mais os olhos :) beijo

    ResponderEliminar
  14. Cá estão as marotas!! Já me piscaram o olho umas cenourinhas da revista MP de Agosto e agora tu com estas tão apetitosas! Pena que cá em casa sou a única verdadeira fã :(
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Também fiz esta receita do livro que recebemos quando fomos ao Algarve e é deliciosa :)

    ResponderEliminar
  16. Acho que todos já ouvimos isto, cenoura faz bem aos olhos. :D
    Não sei se verdade ou não, mas gosto muito!
    Belo prato, bela cor ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Susana, essa receita simples e saborosa acompanhada de Vinícius de Morais é um presente. Beijocas, Adriana.

    ResponderEliminar
  18. Adoro estas cenouras!! Ficam maravilhosas! ;)

    ResponderEliminar
  19. Olá Susana,

    Um prato tão simples e tão delicioso. Cheio de cor e de saúde! Gosto imenso de cenouras, e este tempero algarvio torna-as ainda mais especiais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Susana! Nem imaginas o quanto eu ADORO cenouras à Algarvia :D beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. Parabéns pelo blog, acabei de cá chegar e tenho de comentar;)
    Algarvia que sou, garanto que está em grande falta uma coisa: cominhos. Em doses industriais.

    ResponderEliminar
  22. E eu gosto tanto de cenouras com cominhos! :)
    Nunca as comi assim no Algarve, mas parece-me uma óptima ideia.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar foi no Sotavento. No Barlavento a conversa é outra :D

      Eliminar