sexta-feira, 31 de agosto de 2012

De pés na areia e gelado na mão: Punta Umbria e Turrón

Photobucket

Não há nada que me faça acordar da cama com mais vontade do que saber que me espera um fim de semana entre amigos. Conhecem a sensação?
Num saltinho chegámos a Huelva para celebrar a “boda” da Marta e do Zé.
Depois de um casamento ultra-mini-super pequeno, os 30 anos da Marta foram agora o pretexto perfeito para juntar os amigos de cá aos de lá, e com muita praia, dança e alegria, fazer de um fim de semana de Agosto uma festa cheia de salero!

Photobucket 
Os dias perderam-se na praia até o sol fugir e não há como nuestros hermanos para juntar petiscos, esplanada e conversa. Acabámos a noite encostados à roulote dos gelados, enquanto cada um escolhia o sabor de eleição debaixo das estrelas.
Turrón! Para mim, gelado de turrón.

Photobucket 
E assim chegam ao fim as sextas-feiras de “Pés na areia e gelado na mão”!
O Agosto despede-se hoje, mas vem já aí Setembro com mais calor, mais dias de sol e mais Verão para nos fazer sorrir. Vamos lá?

Photobucket

Gelado de turrón e café

200 g de turrón
400 ml de leite gordo
200 ml de natas 33% de gordura
60 g de açúcar amarelo - opcional
1 c. sopa de café solúvel
4 gemas  

_________________________________________  

thermomix_bimby

Coloque o turrón partido em bocados no copo seco e pulverize 10 seg/vel 9. Retire e reserve.
Coloque no copo as natas, 350 g do leite e o açúcar e programe 10 min/90ºC/vel 2.
Adicione o turrón reservado, o café e as gemas (previamente misturadas com um pouco de leite retirado do copo) e marque 5 min/80ºC/vel 3.
Transfira para uma taça ou jarro com tampa, deixe arrefecer e leve ao frigorífico. Depois de frio, congele em cuvetes ou sacos de gelo.
Quando estiverem congelados, coloque os cubos no copo, junte os restantes 50 g de leite e triture 1 min/vel 9, envolvendo com a espátula através do bocal da tampa.
Guarde o gelado numa caixa e retire do congelador para amolecer 15 minutos antes de servir.

Photobucket  
tradicional

Triture o turrón o mais finamente possível e reserve.
Aqueça o leite, as natas e o açúcar, até levantar fervura e apague o lume.
Bata as gemas à parte e adicione-lhes um pouco do leite quente, para que não talhem.
Mexendo constantemente, adicione-as ao leite, acrescente o turrón reservado e o café e deixe em lume médio, mexendo sempre até que a mistura engrosse.
Transfira para uma taça ou jarro com tampa, deixe arrefecer e coloque no frigorífico até ficar fresco. Leve o gelado à máquina de gelados, ou, em alternativa, coloque no congelador e vá batendo com a batedeira várias vezes durante a solidificação. Quantas mais vezes for batido mais cremoso ficará.
Guarde o gelado numa caixa e retire do congelador para amolecer 15 minutos antes de servir.

Photobucket Photobucket

De pés na areia e gelado na mão: Guincho e Chocolate
De pés na areia e gelado na mão: Arrábida e Morango com Melância
De pés na areia e gelado na mão: Odeceixe e Gelado de arroz doce

 

16 comentários:

  1. Eu acho que este ano só inauguro a época de gelados no inverno, quando arranjar espaço no congelador para a cuba. Este parece delicioso, estou cheia de inveja :)

    Beijo grande
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Ai eu... sniff sniff...
    Este post até me arrepiou... parece mesmo uma despedida. O que vale é que vou ter que comprovar este sabor que promete ser delicioso e um gelado sabe bem no Verão ou em qualquer outra altura!
    Parabéns por mais um post delicioso :)
    Bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  3. Que belo geladinho amiga! De certeza que ia adorar, fica guardadinho para testar qualquer dia...eh eh!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  4. Nao sobrou nada de gelacdo para mim...;)

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  5. Dias com amigos na praia, que belo programa!! :)
    Esse gelado, tem um aspecto, cremoso, que tentação.
    Venha Setembro, venham mais dias quentes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Me gusta!! :)
    Adorei estas tuas sextas de Agosto, para mim perfeitas, pés na areia, gelados lindos e olhos voltados ao mar.
    Nada como amigos, praia e animação para dias perfeitos :) É preciso tão pouco para sermos felizes não é?
    Adorei este gelado, bem animado, a despedir-se de Agosto e a receber Setembro com emoção e doçura.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Se a ti te gusta a mim me encanta :) Já tive nessas areias duras e escuras de Punta Umbria e adorei.. tal como adorei o aspecto desse teu gelado. um beijo e bom regresso

    ResponderEliminar
  8. Olá Gasparzinha,
    Que fim de semana fantástico, dizes tu e dizem as fotos!
    Adorei a receita do gelado, assim que der um saltinho a Espanha vou trazer turron.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. não há nada como a sensação que descreves :) por isso o Verão é tão bom, ficamos todos mais leves e disponíveis para estar uns com os outros :) adoro!
    o gelado ficou perfeito e só tenho pena que acabem estas sextas-feiras :( praia e gelados é uma combinação perfeita que vai deixar saudades:) um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Fiz mais gelados este Verão que em qualquer outro Verão passado. Infelizmente as minhas fotos não chegam aos calcanhares das tuas. Torrão é uma delícia, deve ficar ótimo :)

    ResponderEliminar
  11. Minha linda, esses dias são como uma "refeição", para a nossa alma!
    Agora esse geladito, hummmmm....muito bommmm!

    ResponderEliminar
  12. A primeira vez que aqui comento... seguidora há muito.
    Adoro as suas fotos, complementam em completo as maravilhosas partilhas!
    Já agora os meus parabéns pelo excelente blog!

    P.S Posso saber o modelo da máquina, peço desculpa pela indiscrição.

    esmeusorriso@gmail.com

    ResponderEliminar
  13. Obrigada Tita! :) É sempre tão bom saber que quem cá vem leva um bocadinho destes momentos que ficam guardados nas fotos.
    Eu fotografo com uma Canon 5D markII. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Obrigada eu! Continuação de boas postagens e maravilhosas fotos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Susana,
    Esse fim-de-semana foi perfeito...amigos, praia, gelados, petiscos, estrelas...cheio de memórias para guardar. :)
    As foto ficaram lindas, de dar vontade de pôr mesmo o pé na areia com esse gelado! Que delícia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Ai que fotos!!! Quase me sentia também nesse areal magnifico, ...e o gelado...!!!

    ResponderEliminar