sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O meu livro. E um bolo.

Photobucket

Imaginem que neste banco de jardim estamos sentados lado a lado. Parece-me a ocasião perfeita para contar uma novidade: Estou a escrever um livro. :)
Na verdade já está escrito, testado e provado. ☺ Vai hoje para a gráfica e estará prontinho ainda antes do Natal.

Photobucket

Escrever um livro de receitas é um caminho demorado e cheio de curvas. Embora só agora o partilhe com vocês, todos os que por aqui passam foram ao meu lado nesta caminhada. São as receitas cá de casa, com a energia e a simplicidade que estão habituados a encontrar no No Soup.

E agora continuamos, passeando juntos pelo jardim fora. De verdes e flores pintado, ele também nos ouve, enquanto vos conto as novidades e vos deixo um sorriso.

Photobucket

Depois de um passeio e tanta conversa, apetece ou não um lanche a saber a Outono? Não se assustem com as cascas de banana, basta que as lavem e conservem no frigorífico até serem usadas. São muito ricas em fibras, porquê desperdiçá-las? ☺

Photobucket

Bolo de Aveia e Casca de Banana

100 g de farinha de trigo integral
110 g de farinha para bolos
80 g de flocos de aveia
1 c. chá de fermento para bolos
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1/2 c. chá de canela
¼ c. chá de sal
Casca de 2 bananas (80 g)
120 g de água
2 ovos
1 iogurte (120 g)
50 g de azeite
200 g de açúcar amarelo

_________________________________________
thermomix_bimby

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de bolo com buraco.

Com o copo seco, misture as farinhas, a aveia, o fermento e bicarbonato, a canela e o sal: 5 seg/vel 5. Retire e reserve.

Lave muito bem as cascas de banana e triture-as com a água: 1 min/vel 5-7.
Junte os ovos, o iogurte, o azeite e o açúcar: 2 min/vel 6.
Adicione a mistura de farinha e envolva 5 seg/vel 3.

Deite a massa na forma preparada e leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 30 minutos. Ao espetar um palito este deve sair seco.
Aguarde que arrefeça um pouco e desenforme.

tradicional

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de bolo com buraco.

Peneire as farinhas, a aveia, o fermento e bicarbonato, a canela e o sal para uma taça e reserve.

Lave muito bem as cascas de banana e triture-as com a água.
Bata-as com os ovos, o iogurte, o azeite e o açúcar até obter uma massa homogénea.
Depois envolva a mistura de farinhas.

Deite a massa na forma preparada e leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 30 minutos. Ao espetar um palito este deve sair seco.
Aguarde que arrefeça um pouco e desenforme.

Photobucket

84 comentários:

  1. Parabéns amiga e que bela novidade estou muito feliz amiga muito feliz por ti mesmo....bem mereces....bjokinhas muito grandes

    ResponderEliminar
  2. Que boas noticias! Nós somos fãs da tua comida portanto um exemplarzito vai habitar cá em casa... pouco nas prateleiras, muito nas mãos e sujinho na cozinha!

    Bjs xx

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pelo teu livro e espero que seja um grande sucesso.
    Embora não comente sempre, este é um blogue que muito gosto de visitar e que me deixa sempre bem disposta, não só pelas receitas aqui publicadas, mas também pelos textos, conteúdo e pelo "bem estar" que aqui se "respira".
    Quando o livro for publicado, gostava que me avisasses e, se possível, mediante transferência bancária, gostaria muito de adquirir uma cópia.
    Quanto a este bolo, acho super interessante a casca de banana e vou experimentá-lo ainda este fim de semana, pois parece-me bem delicioso.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Mal posso esperar por ver o livro :) Boas notícias com boa comida! Esta de aproveitar as cascas de banana é uma ideia muito boa.

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns pelo feito Susaninha e tenho a certeza que esse livro vai ser um sucesso. É isso que te desejo e que vás dando noticias sobre ele, vou aguardar ansiosa...

    Levo entretanto,uma fatia desse bolinho tão bom

    beijinhos e FELICIDADES!!

    ResponderEliminar
  6. Susana
    Que emoção! Não vejo a hora dessa obra sair e quero estar presente!
    Parabéns! É o resultado do reconhecimento do teu trabalho , fico muito feliz por ti e por fazeres parte da minha vida :))
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  7. E pronto esqueci-me do bolo. É o meu genero, só as cascas de banana me deixam pensativa, mas vou libertar-me destes preconceitos e fazer, para comemorar aqui a um oceano de distancia!

    ResponderEliminar
  8. Muitos Parabéns.
    A avaliar pelo "No Soup For You" o livro será certamente um êxito.
    As receitas, os ingredientes utilizados, os textos, as fotografias, o gosto e dedicação na confecção e apresentação de cada prato são factores que fazem deste um dos meus blogues de culinária preferidos.
    Há bastante tempo que sou visita assídua do blog embora, seja uma comentadora pouco activa.

    Muitas Felicidades e Sucesso.
    Bjs


    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Parabéns! Fico à espera de o ter comigo, pois mesmo antes do "Come Chocolates" eu já era, embora em silêncio, uma assídua seguidora deste sitio. Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Adorei a notícia e te desejo muito sucesso com o livro! Tenho certeza que será!
    Fotos lindas estas e deu mesmo vontade de estar nesse lindo parque.
    O bolo vai para os meus favoritos, já que adorei a ideia de usar as cascas de banana :)
    bjsss

    ResponderEliminar
  11. Querida amiga Susana é com muita alegria que recebo esta notícia, fico á espera de poder adquirir um exemplar.
    Felicidades neste novo projecto.

    Ah pois, esse bolo esta magnifico, original como todas as tuas receitas e mesmo com cascas de banana já sabes quem vai aprovar eheheh

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pela boa novidade :) de certeza que tal como o blog, o livro vai ser um enorme sucesso :)Um beijo**

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns pelo livro... se tivesses dito antes até te ajudava com a paginação.. pois sou da area! Estou a espera que mostres o resultado o quanto antes :) Podes contar comigo para um exemplar.

    um beijo

    ResponderEliminar
  14. Muitos Parabéns!!
    Que boa notícia, estou ansiosa para ver o livro, tenho a certeza que será um livro de receitas perfeito assim como já é o blogue.
    Fico à espera da data do lançamento!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo livro, estou curiosissima para o ter nas mãos. E adorei a ideia de poder aproveitar as cascas das bananas. Afinal, porque não? :D

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns Susana! De certeza que o vou comprar :)*

    ResponderEliminar
  17. Sou seguidora silenciosa deste blog há muito. Gosto muito das receitas aqui apresentadas. Agrada-me especialmente o facto de as receitas que experimentei me terem corrido bem ( nem todos os blogues têm esta honestidade, às vezes falta um ingrediente ou uma indicação...mas aqui não.). Por isso fico muito feliz com este sucesso. Um livro é algo fantástico. Vou, concerteza, comprar. Parabéns

    ResponderEliminar
  18. Parabéns por este teu projecto..que tenha muito sucesso!
    O bolinho já é um "habitué" aqui por casa , só não uso a aveia mas hei de colocar no proximo para ver se gosto...

    Bjokas

    Rita

    ResponderEliminar
  19. Parabéns Susana!
    Fico ansiosa à espera que saia e passe a fazer parte da minha "estante culinária".
    Beijo
    Ana Maciel

    ResponderEliminar
  20. Parabéns, minha querida Susana! Mal posso esperar. Tenho a certeza que vai ser muito bonito e muito "tu". Passa-me o bolo, s.f.f.

    Beijoca e bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  21. Queria escrever mil e uma coisas, mas há ocasiões em que todas as palavras do mundo não chegam para descrever a felicidade, o amor ou a amizade.
    É por isso que estou sem palavras, porque me sinto muito feliz por teres concretizado um sonho e por podermos partilhar tantas coisas boas.
    Beijinho
    Manuela

    ResponderEliminar
  22. Ena que boa novidade!
    Depois anuncias o nome do livro? Assim quando for a PT pelo Natal compro e trago! Ou ofereço também a amigos...
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  23. Que boa notícia, estou desejosa de ver o livro. Mas quero o meu assinado!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Parabéns e aguardo ansiosamente pelo seu lançamento oficial ;)
    Bjos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  25. Muitos Parabéns, Gasparzinha, fico a aguardar a saida para as bancas.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  26. Quero o teu livro e quero este bolo!! Vou experimentar.... estou com curiosidade!

    ResponderEliminar
  27. Muitos parabéns! Fico muito feliz por esta novidade. assim, será mais fácil ter acesso às tuas receitas deliciosas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  28. Olá!

    Muitos parabéns! Lá em casa vai de certeza andar um livrinho dos teus, para poder ter sempre à mão estas receitinhas tão boas.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  29. Susana, que belíssima novidade!!! e bem merecida!!!

    Já sigo o teu blog há imenso tempo embora não seja muito de fazer comentários. Mas hoje não podia deixar de te dar uma palavrinha.

    Já me tinha perguntado porque é que nunca tinhas pensado em lançar um livro, pois tens receitas deliciosas, fotos fantásticas e textos muito interessantes. Tens imenso gosto e nota-se muita dedicação na confecção e apresentação de cada iguaria.

    Mais uma vez Muitos Parabéns.
    O livro será certamente um sucesso. Eu fico ansiosa por o comprar :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Uauau !


    Muitos parabéns e será com toda a certeza um sucesso

    Beijinhos grandes
    Dalia

    ResponderEliminar
  31. Um livro?! Fantástico, as receitas que espreito por aqui são maravilhosas.
    Muitos parabéns :)

    ResponderEliminar
  32. Parabéns! Que corra pelo melhor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Que excelente novidade Susaninha! :)
    Agora deixas-em ansiosa com a espera desse livro! :)
    Parabéns querida, mesmo a sério! és das pessoas mais dedicadas e com mais talento para a cozinha que tenho o prazer de conhecer!

    Força nisso!

    Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
  34. Muitos Parabéns Susana,

    Fico muito feliz em saber que este blogue vai dar origem a um livro de culinária. Sem dúvida delicioso e fantástico como tudo o que aparece neste blogue.
    Claro que cá em casa vai estar uma cópia.

    ResponderEliminar
  35. Parabéns Susana, tenho a certeza que vai ser um sucesso e fico ansiosa por folheá-lo!bjs

    ResponderEliminar
  36. Muitos Parabéns, pois conseguiste um feito, que nem todos conseguem.
    Fiquei muito feliz por ti!
    beijo

    ResponderEliminar
  37. Que notícia boa a tua que, alegrou-me neste final de semana! Parabéns pelo feito e muitas felicidades com o seu primeiro filho ( que venham mais!)feito de papel mas, que traz a tua história!
    Um grande beijo!
    Lourdes

    ResponderEliminar
  38. muitos parabéns :)
    Cláudia vieira

    ResponderEliminar
  39. Muitos Parabéns Susana! Que novidade boa nos trazes! Obrigada por partilhares e fico à espera para ter um exemplar na minha biblioteca culinária! beijinhos, muita sorte e que Deus te traga muito sucesso, porque mereces. beijinhos. Lucia

    ResponderEliminar
  40. felicidades

    esse era um dos meus sonhos..
    talvez um dia, nao é?

    publica lá o teu livrinho e diz-nos quando estará À venda.. eu de certo que o vou comprar

    ResponderEliminar
  41. Sou uma frequentadora assídua do teu blogue devido a gd qualidade e criatividade do mmo. Foi c mta alegria q tomei conhecimento desta gd novidade!! Fico à espera ansiosamente pela sua saída p o comprar. Olha q excelente prenda de Natal pmim ppa!!!

    ResponderEliminar
  42. Querida Susana, fico tão contente com a novidade. Muitos parabéns pelo livro. Aguardo já impaciente por ter uma cópia no meu lar. De certeza que vai ser uma preciosidade, como tudo o que nos apresentas com tanto carinho.
    Ah, e adorei o bolo, bem original com as casacas de banana, e super saudável e outonal :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  43. Olá!
    Parabéns e muito sucesso para o livro!
    Paula

    ResponderEliminar
  44. Parabéns Susana :)
    Fico a aguardar anciosamente a saída do livro

    Jinhus grandes

    ResponderEliminar
  45. Estou muito orgolhosa de ti, do teu trabalho e da tua dedicação.
    Aguardo anciosa pelo livro :))

    Muitas FELICIDADES para ti e votos de muito sucesso neste projecto que está quase nas nossas mãos e vai enriqueçer o nosso NATAL.

    Beijinhos

    Pi
    Fernanda

    ResponderEliminar
  46. Minha querida Susana, já tenho um lugar de destaque na minha estante para essa obra.
    Estou muito, muito feliz por ti, sei que esse livro é um sonho tornado realidade, e tenho a certeza que vai ser um enorme sucesso.
    Estou cheia de vontade de ter um na minha mão.

    O bolo deixou-me curiosa, cascas de banana? Se calhar tenho que experimentar .
    Um beijo muito grande

    ResponderEliminar
  47. A alegria que sinto é do tamanho do universo, pois sei que este era um sonho teu e sei também a felicidade que estás a sentir. Ver--te feliz é uma alegria para mim.

    Hummmmm o bolo.....hummm com casca...hummm não sei, mas que está com um aspecto deliciosa está.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  48. Que belo presente!!! Para ti e para todos os teus fieis seguidores nos quais me enquadro! Muitos Parabéns Susana, este blog, sendo uma mais valia para a blogosfera culinária, já merecia um livro!!!
    Um beijo pleno de admiração!

    ResponderEliminar
  49. Fiquei mutio contente por ti. Embora não nos conheçamos (ainda) pessoalmente,a tua disponibilidade por aqui (ou via mail) é merecedora de coisas muito bonitas. Estou convencida que vai ser um sucesso, pois fazes coisas acessíveis e que acabam por nos inspirar noutras "misturas" com o que vamos tendo no frigoríf. Espero que mantenhas os textos introdutórios, pois conduzem-nos a ambiências e estados de espírito que conferem alma às receitas.
    Espero que faças o lançamento em Lisboa num dia em q não tenha aulas a essa hora. Oeiras não é tão acessível (para quem não conduz).
    Bjnho

    ResponderEliminar
  50. Susana, muitos parabéns. Vou já pôr-me na fila para comprar o teu livro :) Fico muito feliz por ti. Gosto muito do teu blogue. Gosto das receitas, das fotografias e do que os textos refletem de ti. Muitas felicidades. Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  51. Parabéns Gasparzinha!
    Fiquei muito feliz com a novidade.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  52. Parabéns Susana! Desejo que seja um sucesso, tal como o No Soup já o é.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  53. Fico muito feliz por ti :)
    Vou ficar de olho nesse livro.
    Cascas de banana? É um ingrediente estranho, mas o produto final parece-me muito bem :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  54. Boa sorte Susana!
    é agora que vou aprender a cozinhar ;)

    ResponderEliminar
  55. Este bolo deixou-me intrigada... Ficou com um aspecto maravilhoso..
    Parabéns pelo livro :) Vai ser um sucesso com certeza, tal como o teu blog o é :)
    um beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  56. Mas que boas notícias!!
    Claro que faço questão de ter um exemplar :)
    Pat

    ResponderEliminar
  57. Que novidade maravilhosa! Como sabes, foste e és um dos meus blogs inspiradores... que me empurrou para a criação do meu próprio blog. E não sei se te lembras, mas a 1ª receita que publiquei foi a tua adaptação do boeuf bourguignon e o 1º comentário que não de familiares foi o teu! Fiquei realmente feliz com a novidade. Será um sucesso, como prova a quantidade enorme de comentários que aqui tens!
    um beijo com admiração
    Babette

    ResponderEliminar
  58. Susana, fico ansiosa à espera de mais um livro para a minha estante favorita!... Beijinhos, e muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  59. Parabéns! Muito sucesso com o seu livro!
    O bolo é delicioso e nutritivo :)

    ResponderEliminar
  60. Parabéns pelo livro. Vai ser um sucesso certamente! este é um blog que eu visito com regularidade mas que não tenho o hábito de deixar comentários, mas agora não pude evitar...
    Parabéns mais uma vez.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  61. Muitos parabéns gasparzinha,não vejo a hora de ter o livrinho na mão. Que boa noticia;)
    O bolo só pode ser extraordinário.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  62. Susana,
    Muitos parabéns e toda a sorte do mundo para este novo projecto.
    Quanto ao bolo...hm..cascas de banana... ainda vou pensar ;)

    bjs

    ResponderEliminar
  63. Parabéns pelo livro e pelo excelente trabalho! :)

    ResponderEliminar
  64. Querida Susana,
    que boa notícia! Gostei muito do teu post e estou super curiosa de ver o teu livro.

    Parabéns. Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  65. Susana, sigo o teu blogue há muito tempo e já experimentei muitas das tuas receitas, antes da forma tradicional e ultimamente com a ajuda da Bimby. Sigo também as preciosas recomendações que deixas no facebook e, por isso, às vezes até parece que já te conheço pessoalmente! Assim sendo, só te posso dar os parabéns pelo trabalho que tens feito e desejar muitos sucessos. E, claro, comprar o livro!

    ResponderEliminar
  66. Já aqui tinha passado, mas sem grande tempo de ler com atenção e de poder comentar...
    Voltei hoje aqui para te desejar o melhor para ti e que corra tudo bem com esse novo projecto. Agradeço a partilha e gostei muito da forma como nos contaste a novidade. Tenho a certeza que será cheio de sugestões deliciosas.

    O bolo ficou realmente delicioso, ninguém diria que levava casca de banana...mas assim enche-se de mais vitaminas e minerais...só coisinhas boas!
    Um beijinho e parabéns pelo sonho realizado :)

    ResponderEliminar
  67. Gasparzinha,
    Não costumo comentar nos blogs (pura timidez e hábito que quero mudar). Mas não podia deixar de te dar os parabéns por esta notícia tão feliz! Acompanho o nosoup há já muito tempo, estando no top dos meus blogs favoritos. Comidas boas, mesmo ao gosto aqui de casa. Tudo o que experimentei foi mais do que aprovado!
    Vai ser com muita alegria que vou ver o teu livro à venda, e ainda com mais alegria o vou ver na minha cozinha.
    Vai ser com certeza um projecto de grande sucesso!

    Beijinhos e muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  68. Muitos Parabéns, aguardo ansiosa por saber novidades do Livro...
    Este bolo deixou-me intrigada, tenho que ganhar coragem para o fazer.

    ResponderEliminar
  69. Publicar um livro deve ser um motivo de orgulho em nós próprios muito grande.
    Dou-lhe desde já os meus parabéns por este feito. Fico agora à espero de encontrá-lo nas livrarias para poder folheá-lo calmamente, um dos maiores prazeres de quem gosta de cozinhar.
    Um beijinho de quem a segue com atenção apesar de nem sempre comentar.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  70. Os meus parabéns!!!
    Fico a aguardar o dia do lançamento para o ir comprar!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  71. Eu adoro este blog: as receitas, as fotos, os textos...:)
    Graças a ti comecei a utilizar mais legumes e perdi alguns "preconceitos culinários" :))
    Desejo as maiores felicidades e que o livro saia rapidinho para eu levar um para a minha cozinha:))
    Leonor

    ResponderEliminar
  72. Querida Susana,
    Muitos parabéns!! Que grande novidade, a merecer uma comemoração tb. em grande!! Fiquei muito contente c a notícia e espero poder folhear o teu livro em breve! Estou super curiosa!
    Um grande beijinho
    Sofia

    ResponderEliminar
  73. Olá, Susana! :-)

    Vou estar atenta às prateleiras das livrarias. Deve ter sido um processo maravilhoso. Parabéns.

    Quanto à receita deste post, vou experimentá-la com toda a certeza. Nunca me lembrei de aproveitar as cascas de banana. É deveras original.

    Beijinhos e votos de bom trabalho e muito sucesso para o livro.

    ResponderEliminar
  74. Fantástica novidade! Certamente que, mais cedo ou mais tarde, virá parar às prateleiras da minha biblioteca pessoal. Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  75. Que máximo fantasminha!...Também mal consigo esperar que o teu livro saia.

    Quanto ao bolo...5 estrelas, já uma vez utilizei cascas de banana mas com uma ligeira variação nos restantes ingredientes. Oteu ficou fofinho?

    Bjs e parabéns!!!

    ResponderEliminar
  76. Susana minha querida fiquei tão feliz por ti...vai ser um sucesso esse livro tu mereces!!
    Vou querer um exemplar e assinado!!:)
    O bolo parece-me delicioso...as cascas de banana não sei não...nada como experimentar!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  77. Ohh :) Parabéns! Que boa notícia! Muito sucesso Susana!

    ResponderEliminar
  78. Susana,

    Muitos parabéns!!!

    Acompanho o teu percuso e o resultado só poderia ser esse :)

    Tenho a certeza que vai ser mais um sucesso!!!


    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  79. PARABÉNS!!!
    Só posso deixar mais um comment...
    AVISA quando sair!!!
    Vai ser prenda de mim para mim!!! :D:D
    Beijocas Enormes

    ResponderEliminar
  80. Muitos Parabéns, adorei a novidade e estou ansiosa por ter o meu :))
    muitos Beijinhos e continua sempre com receitas maravilhosas, Cre@tive ;)

    ResponderEliminar
  81. Que bolinho bom para comer enquanto espero pelo livro! jbinho

    ResponderEliminar
  82. Olá!

    Antes de mais parabéns pelo livro. Espero que tudo corra pelo melhor para ti. :)

    Experimentei esta receita, é muito boa. Publiquei-a no meu blogue fazendo referência ao sítio de onde a retirei. Grata pela partilha:)

    Gina*

    ResponderEliminar
  83. Fico muito feliz por ti :) Parabéns!
    E em relação ao bolo... tem um aspecto delicioso. Tenho de experimentar este :) Beijinhos

    ResponderEliminar