sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bolo de Laranja e Cenoura

Em pleno Inverno de dias luminosos e frios, os citrinos são a fruta do momento: uma laranja sumarenta, uma tangerina perfumada… eu tenho comido umas atrás das outras! :)
Sim, porque se da casa da mãe me chegam maçãs, da quinta da sogra chegam-me laranjas de Palmela.
Com a semana a chegar ao fim, deixo-vos um poema e um bolo amarelinho, bem perfumado com laranja. :)


Lembrar teus carinhos induz
a ter existido um pomar
intangíveis laranjas de luz
laranjas que apetece roubar.

Natália Correia, in "O Vinho e a Lira"


Photobucket

1 laranja
250g de cenoura
4 ovos
250g de açúcar amarelo
90g de óleo de girassol
280g de farinha
2 colheres chá de fermento para bolos

_________________________________________
thermomix_bimby

Descasque a laranja e as cenouras e triture-as 6 seg, vel 6. Baixe os resíduos da parede do copo com a espátula e repita.
Junte os ovos, o açúcar e o óleo e bata 2 min, vel 6.
Deite a farinha e o fermento e envolva 6 seg, vel 3.

Verta a massa numa forma untada e polvilhada (eu usei um tabuleiro rectangular) e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, aproximadamente 30 min. O bolo estará cozido quando ao espetar um palito no centro este sair seco.

tradicional

Descasque e rale as cenouras.
Bata na liquidificadra a cenoura ralada com a laranja descascadas,
os ovos, o açúcar e o óleo.
Envolva depois a farinha e o fermento apenas até que a massa fique sem grumos de farinha.

Verta a massa numa forma untada e polvilhada (eu usei um tabuleiro rectangular) e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, aproximadamente 30 min. O bolo estará cozido quando ao espetar um palito no centro este sair seco.

37 comentários:

  1. Laranja e cenoura fazem sempre uma dupla perfeita.
    Bjos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Que fácil e deve ficar tão bom..Está com uma massa fofinha!
    Bjinho
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Ficou com uma cor bonita e apetitosa.
    Laranja e cenoura combinam muito bem.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. gosto mt de bolo de cenoura, este aroma sem duvida que me chama a atençao :)

    ResponderEliminar
  5. Ficou um amarelo alaranjado muito convidativo. Venha de lá mais laranjas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. que bom aspecto... receita a guardar :)

    Bom FDS, Aprendizz

    ResponderEliminar
  7. É uma mistura de aromas perfeita!
    E as cores, excelentes! :D

    Com laranjas dos meus lados... huuum! :D *

    ResponderEliminar
  8. Esta ultima semana tenho me portado muito mal, só me apetecem doces...

    QUERO!!

    ResponderEliminar
  9. Em miúda eu "desviava" fruta dos pomares vizinhos, laranjas, maçãs e morangos... não por fome mas pela adrenalina. Eu pecadora me confesso :) Infelizmente não era para fazer bolinhos, comidas na hora sabiam super bem. Agora é mais nos bolos, ainda bem que nós crescemos he he

    ResponderEliminar
  10. Amiga as arvores de fruto ai para baixo estão todas por tua conta :)
    O bolo ficou com uma cor linda e bem fofo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. que cor linda... eu adoro bolos com cenoura, ainda este fim de semana fiz um.
    beijos

    ResponderEliminar
  12. Parece-me muito bom, vou experimentar, pois laranjas do quintal da avó abundam por estes lados!

    Obg

    ResponderEliminar
  13. Parece óptimo... Como aliás tudo o que aqui mostras!

    ResponderEliminar
  14. Lindo! A cor de laranja vivo torna-o irresistível! Adorei, pela simplicidade e pela fotografia...claro! Que eu sou daquelas que como com os olhos, mais do que com a barriga! Um beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  15. Tudo perfeito!
    A foto, o bolo e o poema.
    Beijocas e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Que bolinho tão delicioso.Combinação perfeita.

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Nham nham mas que bolinho mais apetitoso.

    ResponderEliminar
  18. Gasparzinha... chegaste a fazer barras de cereais? Eu acabei de fazer o muesli (mais ou menos a tua receita :D) e queria tentar as barras... mas não faço ideia como :D

    Beijinhos e obrigada!

    PS a casa está com um aroma fantástico do muesli, tenho de fazer um esforço para não o comer todo antes do jantar :)

    ResponderEliminar
  19. Parece-me que tenho quem vá gostar muito deste bolinho aqui por casa, mais uma a experimentar
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  20. Adorei o bolo, uma bela combinação!!

    bjs

    Hélia

    ResponderEliminar
  21. A cor é super alegre, estimula a mente.
    Excelente combinação ♥

    ResponderEliminar
  22. Nao tinha pensado em misturar cenoura e laranja num bolo, adorei a idéia, e engraçado, postei ha poucos dias um bolo de tangerina e estou assando outro hoje,neste momento, parece que estou sentindo o cheirinho do seu bolo!
    Bem que a Internet podia ter aromas....

    ResponderEliminar
  23. Já sei que não vai publicar o meu comentário... é daquelas pessoas que só gosta de "mostrar" o que dizem de bem...

    Mas já não há paciência... volte à escola primária e aprenda como a diferença entre gr e ml...

    ResponderEliminar
  24. Eu não costumo responder a comentários anónimos, mas para o caso de haver quem tenha dúvidas, quando coloco as quantidades em gramas, quer sejam ingredientes sólidos ou líquidos, é porque foram pesados para serem assim quantificados.
    Felizmente tive uma excelente professora primária, a saudosa Dália! :)
    Além de ensinar os conteúdos do programa, tb ajudava os pais a ensinar os filhos a serem educados.

    ResponderEliminar
  25. Paula, com a correria do fds a tua questão passou-me...
    Aqui está a resposta.
    Eu faço muitas vezes muesli e com ele as barrinhas de cereais.
    Tenho que publicar, mas enquanto não, faço assim:

    500g de muesli
    40g de mel / golden syrup / geleia de milho
    60g de manteiga / manteiga de amendoim
    60g de açúcar mascavado ou amarelo

    Pré-aquecer o forno a 160ºC.
    Forrar com papel vegetal um tabuleiro com cerca de 30x20cm.

    Fazer uma calda numa caçarola em lume médio com o mel, a manteiga e o açúcar (na bimby, programar 5 min, temp 100ºC, vel colher).
    Retirar a calda e envolver com o muesli numa taça.
    Colocar o preparado no tabuleiro, alisar bem e levar ao forno cerca de 30 min.

    Desenformar quando estiver morno e cortar em barras.
    Guardar as barras num recipiente fechado hermeticamente ou envolver individualmente em película aderente.

    Espero que gostes! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Muito bom!!!
    Arrisco-me a dizer que é o preferido dos meus filhotes...
    Obrigada pela receita, pois por causa dela consegui dois sorrosos lindos...

    ResponderEliminar
  27. Bárbara, já são 3, com este teu comentário, junta tb o meu sorriso ao dos filhotes. :)
    Fico tão contente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Olá Susana Gomes!
    Comentei nos iogurtes de bolacha e canela, esses não saíram bem, mas este bolinho saiu!! Ficou maravilhoso e a combinação é perfeita! Adoramos!
    Cumprimentos
    Sofia

    ResponderEliminar
  29. Que bom, Sofia! Adoro este bolo. :)
    Mas os iogurtes é só apanhar-lhes as manhas, vais ver!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  30. Nos iogurtes achei que foi dois motivos, 1º o leite só arrefeceu até aos 50º e 2º o iogurte não estava bem dissolvido, viam-se pequenos fragmentos, vamos ver se na próxima tenho mais sucesso! ;)
    Obrigada pelas maravilhosas receitas!!!

    ResponderEliminar
  31. Fiz este bolinho e cá em casa adoramos!
    Sai amanhã no blog ;)

    ResponderEliminar