Depois da mudança de casa, a produção de iogurtes caseiros demorou a ser retomada. A verdade é que quando se quebram as rotinas, depois dá preguiça.
Mas a preguiça é logo espantada quando se começa a magicar uma combinação de sabores diferente e nos lembramos que, na verdade, os iogurtes se fazem em três tempos.
Gostei mesmo muito do resultado, ideais para comer ao lanche, como sobremesa ou ainda para acompanhar uma tarte ou um crumble. :)
Iogurte de chocolate branco e coco
(receita alterada em Junho de 2015)
900g leite gordo do dia (rende 6 copinhos da iogurteira)
1 iogurte natural
100g de chocolate branco
60g de coco
_________________________________________
thermomix_bimby
Colocar o coco no copo e triturar na vel 9.
Deite metade do leite no copo: 2 min, vel 9.
Junte o resto do leite: 30 seg, vel 5-7-9 e o chocolate: 4 min, temp 50º, vel 2.
Adicione o iogurte: 15 seg, vel 4.
Divida o líquido pelos potes e leve à iogurteira ou abafe bem os copinhos (com um pano de cozinha, dois sacos plásticos e depois embrulhe numa manta polar) e leve ao forno pré-aquecido a 50º (mas desligado) durante 10 horas.
tradicional
Com a varinha mágica ou liquidificadora, bata o coco com metade do leite.
Junte o restante leite e leve ao lume juntamente com o chocolate. Aqueça até este derreter, mexendo sempre.
Deixe arrefecer até que fique apenas morno.
Misture o iogurte e mexa bem.
Divida o líquido pelos potes e leve à iogurteira ou abafe bem os copinhos (com um pano de cozinha, dois sacos plásticos e depois embrulhe numa manta polar) e leve ao forno pré-aquecido a 50º (mas desligado) durante 10 horas.
Isto não podia ser mais à minha vontade...ok, talvez se tivesse pedaços de pêra...mas isso já é melhorar o que tá perfeito! :P
ResponderEliminarArgas, adivinha o que é a sobremesa do jantar de hoje?
ResponderEliminarCrumble de pêra rocha com este iogurte. Nem mais! :)
Assim que olhei para os teus godies (como os meus piquininos chamavam aos iogurtes)lembrei-me de "A Leiteira" hehe que são uns iogurtes que adoro, mas tem que ser no frasco de vidro :D estão perfeitos...tb não faço há muito tempo :*
ResponderEliminarPois para mim está perfeito porque sou fã de chocolate branco.
ResponderEliminarbjsss
Lá está! uma sobremesa perfeita! :D
ResponderEliminarNão sei se me fique só pelos iogurtes ou se vou querer os iogurtes e o crumble e isso tudo junto! Ai Susana! Isto é muito pecado todo junto! Coco e chocolate branco? Maravilha!!!
ResponderEliminarBeijinho*
Adorei a tua combinação de sabores!! Sou doida por côco... E chocolate branco é sempre uma tentação!
ResponderEliminarMas não tenho iogurteira e gostei da tua sugestão para fazer... Mas tenho umas dúvidas!
Durante quanto tempo se pré-aquece o forno? A outra dúvida é se tapas os copos do iogurte com alguma tampa?
Obrigada!
Beijocas*
Que maravilha, Suzana, nunca pensei em fazer iogurte com chocolate, muito menos com chocolate branco. As poucas vezes que fiz foi puro, sem açúcar nem nada, mas não tenho nem iogurteira nem bimby...
ResponderEliminarO iogurte deve ficar uma maravilha com o bolo de coco e banana da outra postagem.
Bj,
C.
Que rico jantar! Posso ser servida de crumble com iogurte???
ResponderEliminarOlha, acho que consigo imaginar o sabor... Por acaso no Inverno não costumo fazer iogurtes, nem me puxa para comer os de compra mas assim que a temperatura subiu um cadinho nestes últimos dias, lembrei-me deles, dos meus iogurtes de soja. Tenho a impressão que o regresso vai estrear estes.
Devem ser deliciosos! Aliás como tudo o que nós vemos por aqui. Tenho cá muito côco. Só falta o chocolate branco...:)
ResponderEliminarBerlenga
Bem, adorei os sabores, a fazer sem dúvida nenhuma!!!
ResponderEliminarSó não percebi muito bem a parte em que dizes para deixar arrefecer até aos 50º...pois a receita nunca ultrapassa essa temperatura!?
Beijinhos grandes e bom fim de semana.
Agradou-me e muito.Com chocolagte palavras para quê.;)
ResponderEliminarBjs
minha querida estes são mesmo a minha cara, chocolate e coco, devem ficar parecidos com os de raffaellos... vou ter que experimentar, se calhar sao os proximos!! bj
ResponderEliminarSamma, adorei: godies! :) :)
ResponderEliminarAbelha, tu és fã mas é de chocolate de todas as cores. :) :)
Vânia, é uma combinação que de facto resulta muito bem! :)
Cuca, o o forno basta pré-aquecer uns 10 minutos, digamos que enquanto se faz o preparado. Eu tapo sempre os copinhos enquanto fermentam, mas há quem não o faça, por isso acho que acaba por ser indiferente. Fazendo no forno, sem iogurteira, acho que tapados acaba por ajudar a manter a temperatura. :)
Experimenta e se não saírem perfeitos À primeira depois vais aperfeiçoando o esquema. Depois de experimentarmos e vermos o simples que é, não se quer outra coisa. :)
Rute, cá em casa os iogurtes voam o ano inteiro. O Esparguete então, é non stop - iogurte líquido de morango e banana com bolacha maria. :)
Berlenga, eu tinha comprado o chocolate branco para outro fim e acabou por vir parar ao iogurte... :) :)
Cinha, obrigada pelo reparo, o copy e past de outras receitas dá nisto - já alterei. :)
Sandra, sabem mesmo bem!! :)
Marinex, tu tb tens sempre uns iogurtes deliciosos. Depois conta-me se gostaste! :)
Um grande beijinho para todas. :)
A minha iogurteira deixa de funcionar no Inverno, só tenho vontade de comer iogurtes quando está calor e esta receita está um espectáculo. Vou testá-la quando chegar a Prima Vera :)
ResponderEliminarQdo era pequena a minha mãe fazia os iogurtes em casa... talvez um dia me aventure!
ResponderEliminarEstes estão belíssimos!
Babette
Só o iogurte deve ser uma delícia, imagino com crumble.
ResponderEliminarBjs
Chocolate branco e coco são uma tentação para mim. :) Então se os apanhasse juntos num copinho pequeno desses, estou mesmo a ver que era comer até não haver mais.. Gulosa! :p
ResponderEliminarBeijinhos*
Gasparzinha,obrigado eu...hoje à noite já vai sair uma dose!
ResponderEliminarBeijinhos grandes.
Que iogurtes mais fantasticos.
ResponderEliminarAdorei.
Bjs
Gasparzinha, adoro iogurte caseiro, sua receita esta bem anotadinha pra eu fazer. Adorei! :)
ResponderEliminarBjokas, Dani
bem gasparzinha... sempre a surprender.. infelzimente eu não consigo entrar nessas aventuras como tu. fica sempre mal :-( tenho-me limitado a fazer apenas iogurtes de baunilha... adoro iogurtes de banana mas... não teno coragem de experiemntar e depois mais uma vez ir pro lixo :-(
ResponderEliminarcontinua assim.. estas de parabens :-D
jinhos
Esse iogurtes quse parecem gelado!! Que delícia! Beijos.
ResponderEliminarQuando regressar a Portugal de vez,e já não falta muito vou comprar uma iogurteira, eu sei que se pode fazer no forno mas na máquina parece-me bem mais prático,
ResponderEliminardepois venho cá ver as receitas todas em promenor.
Bjs
que delicia!!!
ResponderEliminarficaram perfeitos.
Parabens pelo teu premio nos petiscos!
=D
Mas que bela receita de iogurte...
ResponderEliminaraaahhh vou voltar a iogurteira!! hehe :) Gostei!
ResponderEliminarTenho mesmo que comprar uma bimby :) Faz maravilhas pelo que vejo! ♥ Convido-te a visitar o meu blog de acessórios e bijuteria. Espero que gostes e voltes mais vezes. Bjinho ♥
ResponderEliminarSusana querida, preciso desesperadamente de ajuda!!!
ResponderEliminarAo ver estas imagens entro em depressão! Já estou rendida ao sabor dos iogurtes caseiros, mas confesso que ainda não acertei uma! Já fiz a receita 2 vezes... mas a consistencia nunca é a desejada. Não sei se me falha a temperatura ou a quantidade de leite em pó! Da primeira vez ficaram com uma consistencia ...elastica...sim...elastica...tirava uma colher e vinha o resto atras muito lentamente...em fio... da segunda vez, ainda notei um pouco desta viscosidade indesejada... e ficaram bem amis liquidos. O que determina a consistencia?
da primeir avez não tinha visto o seu livro e verti em copinhos coloquei num saco termico com (não se ria) o saco da agua quente com agua morna. Depois de ler o seu livro achei bastante mais pratico a tecnica do forno pre aquecido... e assim fiz mas reduzi a quantidade de leite em pó...
Pode dar-me a sua opnião?
Obrigada
Bjinho
Marta Botelho
Olá Marta :)
ResponderEliminarEheheh, a técnica do saco de água quente é muito boa, a sério, é um excelente método de manter a temperatura durante a fermentação.
O que determina a consistência dos iogurtes é a mesmo isso, a temperatura a que fermentam e tb o leite em pó. Depois de aquecermos o leite na Bimby a 50ºC, o ideal é que fermentem a essa mesma temperatura, por isso é que os abafamos, para manter os 50ºC.
Se durante a fermentação a temperatura estive acima ou abaixo dos 50ºC, acabam por ficar com essa consistÊncia de que fala, meio viscosos.
Neste momento, no pico do Verão, tenho tido mais leitoras a queixarem da consistência dos iogurtes, penso que esteja relacionado com o facto das casas estarem mais quentes e por isso a fermentação decorrer a uma temperatura mais alta do que a necessária.
No caso do uso do saco de água quente, se este estiver muito quente, no início da fermentação é fácil que a temperatura fique demasiado quente.
Sugiro que experimente novamente, cada casa é um caso e por vezes temos que fazer algumas experiências até acertamos com o ponto perfeito.
Um dica para quando ficam com uma consistência menos boa: volte a colocar na Bimby, bata uns 30 seg/vel 4 e fica com iogurte líquido.
Ou congele em cuvetes de gelo e depois use para fazer gelados e batidos! :)
Boa sorte para a próxima tentativa e depois quero saber se correu bem! :)
Bjs e bons iogurtes.
Querida Susana,
ResponderEliminarObrigada pelas dicas. Vou tentar novamente e depois dou feedback!
Entertanto, à litrada que lá tenho, vou fazer como indica, que é uma extraordinaria ideia...congelar e usar para batidos e gelados!
Nesta epoca do ano faço imensas vezes: 450gr de framboesas congeladas, 100gr de açucar (pulverizado na bimby) e um pacote de natas frescas! Fica uma delicia pronta a comer que bate aos pontos até o mitico Santini (quanto a mim que sou de Cascais e cresci com eles!)! Se o faço enquanto estou sozinha..sou capaz de comer meio kg de gelado enquanto vejo um filme! =)
Grande bjinho, obrigada pela simpatia e disponibilidade e bom fim de semana!
Marta Botelho
Olá Susana
ResponderEliminarOntem fiz iogurtes de chocolate, mas com chocolate de culinária, estiveram no forno a fermentar + - 12horas só que saíram meios líquidos e com um sabor azedo :( . Será que não terei abafado bem ou terá esrado no forno tempo a mais?
Bjs da Inês e obrigada.
Olá Inês, que estranho... Nãosei o que pode ter sido... Só consigo explicar ou com a qualidade do próprio chocolate ou ter havido alguma oscilação de temperatura durante a fermentação, que deve ser sempre a aprox 50ºC.
ResponderEliminarO estarem líquidos, não impede que sejam, consumidos, mas se sente um sabor azedo, é melhor não comer.
Beijinhos.
Olá Susana
ResponderEliminarObrigada pela sua resposta, foi o que fiz deitei-os fora. Mas não vou desistir de fazer iogurtes, já tinha feito iogurte com doce de morango e ficaram bons.
Beijinhos e bom fim de semana :)
o chocolate é em tablet ou em pó?
ResponderEliminarO chocolate é tablete, em barra. Espero que sejam aprovados aí em casa! :) Bjs
Eliminar