sexta-feira, 27 de novembro de 2009

As Madalenas do Proust

Madalenas para mim são uma evocação de delicadeza, carinho, chá, chuva, manta e livros e, acima de tudo isto, Proust:
“Em Busca do Tempo Perdido” - quantas memórias cabem numa madalena molhada no chá?

Prestam-se a muitas combinações e aromas, mas esta é a receita base cá de casa. É uma receita repetida à exaustão, dobrada quando é para oferecer, vigiada quando é cá para casa, ou não fosse dos doces preferidos da Srª Dona Bulma, a nossa cadela… :) :)

Isto é que é: comecei um post com Proust e acabei na cadela!
As madalenas têm disto…



Para 18 madalenas:

80g de açúcar
40g de coco ou raspa de 1 laranja ou de 1 limão - desta vez usei coco
2 ovos grandes
Uma pitada de sal
90g de farinha
100g de manteiga derretida

Açúcar para polvilhar

_________________________________________

thermomix_bimby

Pulverize o açúcar: 15 seg, vel. 9.
Adicione o coco ou a casca da laranja ou limão: 15 seg, vel 9.
Junte os ovos e o sal, coloque a borboleta: 4 min, vel 4.
Incorpore farinha: 6 seg, vel 3.
Junte a margarina derretida: 10 seg, vel 2.

Deixe a massa descansar algum tempo no frigorífico – isto garante que fiquem com a típica barriguinha.
Distribua a massa pelas formas próprias para madalenas e leve ao forno a 180º entre 10 a 15 minutos até ficarem douradas. Tenha atenção para que não fiquem muito tempo ou ficarão secas.
Deixe arrefecer um pouco e retire as madalenas das formas e polvilhe-as de seguida com açúcar em pó.

tradicional

Bata os ovos, o açúcar e o sal por aproximadamente 5 minutos.
Peneire a farinha e misture-a cuidadosamente com uma colher de pau.
Junte a manteiga derretida e mexa tudo delicadamente.

Deixe a massa descansar algum tempo no frigorífico – isto garante que fiquem com a típica barriguinha.
Distribua a massa pelas formas próprias para madalenas e leve ao forno a 180º entre 10 a 15 minutos até ficarem douradas. Tenha atenção para que não fiquem muito tempo ou ficarão secas.
Deixe arrefecer um pouco e retire as madalenas das formas e polvilhe-as de seguida com açúcar em pó.

29 comentários:

  1. Este post tem mesmo de tudo um pouco :) As madalenas estão lindas! :) bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Que madalenas tao giras. Adoro esse tipo de formas, mas ainda nao tenho para poder experimentar. A tua receita deve ser uma delicia.

    Bjs e bom fds

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindas, este tempo frio dá mesmo destes apetites!

    ResponderEliminar
  4. Partilho dos teus gostos.
    As tuas madalenas estão lindas.

    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Apetece mesmo "meter" a mão no ecran e roubar uma :D
    devem ser uma delicia!
    beijinhos e bom fim de semana (*.*)

    ResponderEliminar
  6. Lindas.
    Irresistíveis.


    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. A D. Bulma não é nada boba!
    Também sou apaixonada por essas pequenas tentações.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, Gasparzinha!
    Lindas Madalenas e lindas fotos!
    Um Beijo!
    Orlando Baumel

    ResponderEliminar
  9. Que madalenas tão lindas!!! Parecem muito fofas! Olha que a tua cadela tem muito bom gosto =)
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  10. A Bulma sabe o que é bom :) Ainda não fiz madalenas. Vou ver se consigo comprar as forminhas em breve!

    ResponderEliminar
  11. Gasparzinha,
    Adorei a prosa fantástica!
    Ah e claro, as madalenas também, são dos meus bolos preferidos, mas não tenho formas dessas, qualquer dia marcham em forma de pudim e está a anadar hehehe
    Tens uma cadela com muito bom gosto ;)
    beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  12. Madalena é ainda o nome da minha primogénita. Por motivos óbvios este bolo é muito consumido cá em casa. Hei-de fazer a tua receita de coco.
    Bj e um GRANDE fim-de-semana

    ResponderEliminar
  13. Esta é a magia dos blogues culinários, têm de tudo um pouco, de prosas a desabafos a receitas maravilhosa, como a destas madalenas.
    Lindas? claro que sim, feitas por ti não seria de esperar outra coisa.
    Têm coco aiiiiiii (suspiro). Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Nham nham... vou aproveitar o descanso forçado pela constipação e fazer estas madalenas... ontem fiz o Rosti de batata-doce e queijo da ilha. Disseram que estava óptimo!!!

    ResponderEliminar
  15. Paula, olha que bom que gostaram do rösti!
    Ficar de molho tb é bom, dá-nos tempo para cozinhar. :)

    Beijinhos para todas as meninas! :)

    ResponderEliminar
  16. Só fiz uma vez madalenas e não fui capaz de as desenformar(formas de silicone)...mas ao ver as tuas, não resisto a tentar outra vez.
    Ficaram lindas!

    ResponderEliminar
  17. LINDAS FOTOS!!! Apetece roubar 1 ou 2 ou 3 madalenas...... sao tao boas!

    ResponderEliminar
  18. Gasparzinha,

    que lindas, me deu uma vontade. Eu adoro comer madalenas com requeijão e molhadas no café... coisa de brasileira sem modos! Abro elas quentes, passo requeijão e traço. Preciso sai para comprar requeijão.

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar
  19. As fotos então um show. Esse ano compro minhas formihas. Beijão Gasper!

    ResponderEliminar
  20. Eu sei bem como é ter de vigiar as coisas para que nenhum dentinho canino trinque as delicias.

    Mas a Bulma sabe bem o que é bom, hehe.
    Já ando há um tempão para fazer madalenas, mas acabo por fazer biscoitos ou bolachas.

    Ficaram óptimas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Menina, não me sabia evocativa de tanta coisa ;)
    Agora a sério, estão maravilhosas!
    Também tenho uma receita delas no meu blog, mais para trás.
    Bjs,
    Madalena

    ResponderEliminar
  22. Que delicia, as madalenas são uns dos bolinhos mais apreciados cá em casa
    bjs

    ResponderEliminar
  23. que madalenas fantasticas, mesmo à minha medida... ehehe

    ja andava a pensar em voltar a fazer madalenas e estas com coco parecem-me mesmo uma delicia...

    beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  24. Olá Gasparzinha
    Já as conhecia......adoro a delicadeza das madalenas...e a beleza!
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. ai eu ja não posso comer mais doces.

    a balança ja acusa:-)
    mas estas madalena estão apetitosas.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Querida amiga,
    Finalmente experimentei estas tuas madalenas, que já algum tempo me perseguiam...
    Os meus "meninos" queriam algo doce e em boa hora lembrei-me desta tua receita.
    São uma pequena delícia... já desapareceram...
    Aproveito para te desejar tudo de bom para 2010.
    Que este novo ano seja repleto de coisas boas... muita saúde... muita alegria... muita felicidade... e que possas concretizar todos os teus sonhos.
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  27. Minha querida, mas que bom!
    Fico sempre contente quando as pessoas de quem gosto se deliciam com alguma das receitas que partilho. :)

    Retribuo os votos e desejo-te um 2010 preenchido com alegrias, sabor e muita saúde. :)

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar