segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pão Rápido de Mistura e Iogurte

A massa de artisan bread tinha acabado e em vez de fazer mais, apeteceu-me ceder à tentação deste pão com tão bom ar que vi no forumbimby.
É uma excelente opção para um pão rápido, que apesar de não ficar com aquele miolo esburacado que tanto me delicia, fica bem fofinho e com uma óptima textura.



350g de farinha T65
100g de farinha de centeio
50g de farinha de trigo integral
40g de flocos de aveia
10g de vinagre
180g de iogurte natural
250g de água
20-25 gramas de fermento fresco de padeiro
2 colheres chá de sal
1 pitada de açúcar

_________________________________________

thermomix_bimby

Colocar todos os ingredientes no copo: 6 min, vel espiga.

Deixar a massa levedar tapada com um pano até duplicar de tamanho (mais ou menos 45 min) ou colocar logo numa forma de pão de 30cm bem untada e levar ao forno a 50º.

Passado esse tempo, retire a massa do forno e aumente a temperatura para 250º, colocando um tabuleiro de metal por baixo, sem água.
Pulverize a massa com água e polvilhar com flocos de aveia a gosto.
Quando o forno atingir a temperatura de 250º, colocar o pão no forno e deitar 1 chávena de água no tabuleiro. Ao fim de 10 minutos reduza a temperatura para 200º e coza por mais 30 minutos.
Quando terminar, deixe arrefecer em cima de uma grelha.

tradicional

Amorne a água ligeiramente e dissolva o fermento. Misture o açúcar, o vinagre e o iogurte. Faça um vulcão com as farinhas, os flocos de aveia e o sal. No meio colocar os líquidos misturados. Amasse bem.

Deixe a massa levedar tapada com um pano até duplicar de tamanho (mais ou menos 45 min) ou coloque logo numa forma de pão de 30cm bem untada e levar ao forno a 50º.

Passado esse tempo, retire a massa do forno e aumente a temperatura para 250º, colocando um tabuleiro de metal por baixo, sem água.
Pulverize a massa com água e polvilhar com flocos de aveia a gosto.
Quando o forno atingir a temperatura de 250º, colocar o pão no forno e deitar 1 chávena de água no tabuleiro. Ao fim de 10 minutos reduza a temperatura para 200º e coza por mais 30 minutos.
Quando terminar, deixe arrefecer em cima de uma grelha.

máquina de pão

Coloque a água na máquina e junte-lhe o sal, o açúcar, o vinagre e o iogurte. Disponha por cima as farinhas, os flocos de aveia e o fermento.
Seleccione o programa "Expresso", o tamanho 1000g, a tostagem média e ligue a máquina.
Quando terminar, retire da cuba e deixe arrefecer em cima de uma grelha.



Notas:

- Eu fiz o meu pão amassando a massa na bimby e cozendo no forno.
Entretanto, o método na MF já foi testado no programa Expresso pelo Esparguete Jurídico e tal como está nos comentários aqui da receita, resultou muito bem. :)

Fonte – Receita adaptada a partir do forumbimy, colocada pela Isi.

38 comentários:

  1. Ficou perfeito Gasparzinha!!!
    E essa "crosta" ... Aiiii :p
    Beijo*

    ResponderEliminar
  2. este pao deve ter ficado uma delicia!! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Este pão está um pão!
    Com iogurte? Vou experimentar!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Para mim está no ponto! Que aspectoooo!! :)

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Desculpa mas eu tou a ver ali uns buraquinhos :D por isso delicioso hummm :*

    ResponderEliminar
  6. Este pãozinho deve ser bem guloso! bjinho

    ResponderEliminar
  7. Tem dois ingredientes que adoro aveia e iogurte e a julgar pelo aspecto é uma delicia, vou levar comigo para experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Um pão maravilhoso!!!
    Já comia uma fatia.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Esta com um aspecto maravilhoso!
    Já ia uma fatia...
    Boa semana

    ResponderEliminar
  10. UAU GASPARZINHA...!!!! *.* imagino só o sabor!!! era 1 fatai dessas com a compota de tomate ..... ui ui

    ResponderEliminar
  11. A textura deste paozinho ficou um espectaculo. Ja marchava uma fatia com marmelada, ja.

    Jocas

    ResponderEliminar
  12. Tem muito bom ar tem!

    Não tinha visto esse tópico no forum. Mas também não costumo pesquisar muito por lá. Apesar de achar que é um espaço muito bom para partilhar ideias.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pelo simpático comentário no meu blog.. já alterei o poema de Pablo Neruda de Inglês para Espanhol (fazia todo o sentido). Eu também adoro Pablo Nerudo!

    Obrigada mais uma vez

    Ana

    ResponderEliminar
  14. Olha que pão tão bonitinho :)

    Logo à noite vou experimentar faze-lo na MFP. Depois conto :))

    Beijinhos, e parabéns por mais uma óptima receita

    ResponderEliminar
  15. Que lindo! Num café da tarde era tudo que eu precisava!!!!

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito desse pãozinho!!
    Parece-me óptimo :)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  17. Gasparzinha,
    Depois de uns dias sem net entraste em produção continua que eu não consigo dar vasão a tanta receita (risos), mas vamos lá uma de cada vez eu consigo lá chegar.
    Primeiro o pão, este é mesmo o tipo de pão que eu adoro, bem compacto. A experimentar assim que possível.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  18. Está perfeito, cozido no forno como eu gosto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. A massa até ficou bem esburacadinha :) Adoro pão com iogurte e agora lembrei-me que me esqueci (hã?) de comprar flocos de aveia :)

    ResponderEliminar
  20. Esse pão ficou lindo!! Eu fico sempre melindrada de fazer pão, fico sempre achando que ha algum truque e que vou errar toda vez...Quem sabe me animo com essa receita??!!! Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  21. Que delícia essa pão! Está com uma cara de fofinho....

    ResponderEliminar
  22. Amiga,ficou excelente.
    Tb já vi no forum e tirei a receita para fazer tem um aspecto muito bom:)


    bjs

    ResponderEliminar
  23. Adoro pao integral, este é facil e muito rico - ja' esta' anotada a receita!

    A partir da proxima semana meu dia de visitar os blogs amigos sera' na segunda, pois meu dia de trabalho mudou!

    Abraços fraternais
    Léia

    ResponderEliminar
  24. Como não podia deixar de ser perante tão tentadora receita experimentei! e experimentei a versão mfp, porque não tenho bimby e o tradicional não parecia possível para quem chega a casa às 21h com alguma frequência. fica óptimo. Se for útil aqui fica então o feedback receita testada e aprovada na versão MFP.

    ResponderEliminar
  25. Obrigada a todos pelos comentários! :)

    Esperguete jurídico, obrigada por partilhares a experiência.
    Diz-me só se usaste o programa Normal ou o Expresso, pois a minha dúvida era se a receita resultaria na MFP usando o programa Expresso.
    Se assim foi, depois acrescento à receita a nota. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. Este pãozinho parece ser uma delicia...Já me deixei de cozer pã na mpf, prefiro amassar e levedar lá e tirar para pôr no forno, pelo menos quando há tempo para isso...é que me atrofia ter de desenformar o pão da cuba...tenho quase que andar à marretada. Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. utilizei o programa "quick" da minha maquina que é uma do mini preço igual à ciatronic mas com os comandos em ingles. Suponho que corresponda o expresso que estava indicado na receita demora no total em tostagem média 1:40m.

    beijinhos

    ps- nada a agradecer :)

    ResponderEliminar
  28. A minha dúvida era essa, pois nem todas as receitas funcionam nos programas expresso.
    Como esta receita leva iogurte e açúcar, dois ingredientes que aceleram a fermentação, pareceu-me que resultaria bem, mas nada como uma opinião testada!

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  29. Um pãozinho para fazer na mfp, deve ficar uma delicia
    beijinhos

    ResponderEliminar
  30. esta uma delicia de certeza.
    eu adorei essa textura que mostras na foto.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Olá Gasparzinha,

    acabei agora mesmo de fazer esse pão, na MFP, ficou óptimo.

    Obrigada

    BJinho

    Sweetangel

    ResponderEliminar
  32. Sweetangel, que delícia que gostaste! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  33. Já agora também deixo aqui o meu testemunho. Já fiz e cozi na MFP e está aprovadíssimo!

    beijocas

    ResponderEliminar
  34. Amiga Pipoka, fico contente!
    Se passou teu crivo, é à confiança. :) :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Susana este pão é delicioso e muito fácil de fazer, vai passar a ser o nosso paozinho das torradinhas e não só...sempre fujo um bocadinho ao pão branco.
    Quando a Susana congela em fatias depois deixa a descongelar em temperatura ambiente certo?!
    Obrigada!!! Agora estou a fazer compota de morango para dp colocar no pão....delicia!!!

    micol

    ResponderEliminar
  36. Exacto, antes de me deitar tiro as fatias que quero para o dia seguinte e deixo a descongelar À temperatura ambiente, embrulhadas em papel vegetal. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar