sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Brownie de Abóbora e Noz

Já abracei por completo os sabores de Outono e as abóboras que o meu pai plantou andam a produzir coisinhas boas cá em casa.

Quando a minha querida Margarida postou este brownie, eu só não o fiz no próprio dia porque ainda não tinha as abóboras cá em casa.
Mas a mistura de especiarias, as nozes e a dita cuja da abóbora deixaram-me a salivar até ao momento de erguer o garfo em direcção ao prato! :)

Façam, façam, façam!
Não sejam como o Esparguete que ao ouvir os ingredientes respondeu logo: “Deixa estar que fiquei bem com o jantar”…
Mais sobra! :)
Ou melhor, já não sobra é nada, pois da meia dose que fiz, já lavei hoje o prato que ainda guardava vestígios da existência desta maravilha.
E não é que além de bom, isto ainda é simples e rápido? :)



350g de puré de abóbora *
1 chávena (160g) de farinha
1 chávena (220g) de açúcar de cana
1 colher chá de fermento
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher chá de sal
1/2 colher chá de gengibre em pó
2 colheres chá de canela
1 colher chá de noz-moscada
100ml de natas – usei iogurte natural
60g de óleo
2 colheres chá de essência de baunilha
1/2 chávena (60g) de miolo de nozes

_________________________________________

thermomix_bimby

Pré-aquecer o forno a 180º.
Unte uma forma rectangular com manteiga e forre com papel vegetal.

Coloque todos os ingredientes no copo da bimby: 15 seg, vel 4 inversa.

Leve ao forno 10 minutos ou até ficar estaladiço por fora e molhadinho por dentro.

tradicional

Pré-aquecer o forno a 180º.
Unte uma forma rectangular com manteiga e forre com papel vegetal.

Bata todos os ingredientes até obter uma massa uniforme.

Leve ao forno 10 minutos ou até ficar estaladiço por fora e molhadinho por dentro.
_________________________________________

Notas:

* Para obter o puré de abóbora, aproveitei um dia que ia usar o forno e embrulhei um naco de abóbora em papel alumínio que deixei no forno a 180º por 40 min. Depois de arrefecer guardei no frigorífico.
Antes de começar a receita do brownie, reduz-se a polpa a puré triturando-a na bimby ou com a varinha mágica.

Fonte – Blog “Figo Lampo”.

39 comentários:

  1. Inicialmente ao ler o título tive a mesma reacção que o Esparguete!!! Mas quando vi a foto mudei radicalmente de opinião... Parece que ficam muito fofos!!! Tal como já disse por aqui na blogosfera ainda não tive coragem para me aventurar com a abóbora!!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Aiaiai...a desdenhar sem provar! :D

    Já eu, só de ler o título, salivei... :D

    ResponderEliminar
  3. Bom, bom, bom! Também tenho uma tarte de abóbora para postar.. espero fazê-lo ainda hoje!

    Gasparzinha que sorte que nós temos, ter um papá com horta que nos dá estas delícias. Os meus pais têm a varanda cheia de abóboras!

    Bjs e bom fim de semana

    ana

    ResponderEliminar
  4. Também está na minha lista desde o dia em que o vi, mas tenho andado a evitar :)) Este FDS com chuva que se avizinha está mesmo a pedir calorias ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  5. Eu tava tramada com esse esparguete cá em casa (era a minha alcunha em miúda, agora é mais macarrão ...ups...)o homem não come nada, o que nem sempre é mau :D como desta vez por exemplo,que maravilha...podias partilhar aqui com a macarrãozinha ...please...(blinking eyes) :D

    ResponderEliminar
  6. E não é que eu também tenho um pai que planta abóboras, já viram a sorte.
    Andam 2 lá por casa e, ainda não decidi o que fazer-lhe mas....não restam mais dúvidas com tantas sobremesas e bolinho que tenho visto com este ingrediente.
    Adorei estes Brownies, ficarma com um aspecto mangnífico. Se morasses mais pertinho, eu podia comer a aprte do esparguete :)
    Beijinhos linda.

    ResponderEliminar
  7. Essa fatia é de deixar água na boca ;)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  8. abobora é um ingrediente que gosto mito em sobremesas e esse brownie deixou-me a salivar!
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Estou com encantada e de água na boca com esta receita de brownie.
    Vou faze-la este fim de semana.

    Teresa Sousa

    ResponderEliminar
  10. A minha baixinha tb costuma ter saídas dessas, quando não "lhe cheira": "agora não me apetece, DEPOIS como" :))

    Eu aceito a parte do teu marido, da próxima vez, claro, pq este já era...

    A receita já está a caminho do caderno.

    bjs

    ResponderEliminar
  11. Essa fatia tem um aspecto muito apetecivel.
    Deve ser delicioso.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. É MESMO MUITO OUTONAL!! ADOREI. BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  13. Eu cá não me assustei nadinha e achei uma óptima conjugação de ingredientes, bjs.

    ResponderEliminar
  14. Que brownies com aspecto tao bom. E alem disso saudaveis.

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. FOGO só isso???!!! tao rapido?! UAU! eu adoro tudo o que leva TUDO!!!! AMEI! beijokas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  16. Ahhhhh, mas esse já tinha colocado na lista.

    Ficou lindo, essa abóbora está o máximo ai atrás.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Pelos ingredientes tem tudo para dar certo!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  18. Aqui não é o meu pai que planta abóboras, somos mesmo nós e este ano tivemos 5!! 2 estão reservadas para doce, mas das outras 3, um pedaço de uma delas vai virar brownie, oh se vai!!

    Susana
    www.pretycrafty.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Tenho uma abóbora para usar. Espero que seja amarelinha por dentro :) Também dá para cozer em água ou a vapor né?
    Fica na mesma, certo?

    ResponderEliminar
  20. Adorei estes brownies!!!!
    Ficaram com um aspecto maravilhoso!!!!


    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  21. Ameixinha, a vapor eu acho que sim, mas cozendo em água acaba por absorver sempre água...
    Eu acho que entre forno, vapor ou microondas, todos dão para assar/cozer a abóbora.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Gasparzinha,
    Não sei como o teu esparguete resistiu a não provar, o aspecto é divinal, também vou fazer num dia destes.
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  23. Gasparzinha, cá em casa o meu marido é igual, quando há doces, estou bem assim tou satisfeito...
    Pois se fosse por ele então nunca havia sobremesas, a melhor forma é reduzir a dose e fazer na mesma... E deliciar-me sozinha :)

    Bem quanto às misturas um pouco estranhas para ele, já se habituou nos pratos com sabores diferentes e adora... :)

    Esta delicia tenho de experimentar, pois deve mesmo ser uma verdadeira delicia :)

    ResponderEliminar
  24. Que lindoooooooooooo... Essa combinação de sabores deve ter arrasado! Ameiiiiiiiiiiii... Já anotei aqui! Parabéns! Bjinhos e um ótimo final de semana :D

    ResponderEliminar
  25. Que maravilha ficou este teu brownie.
    Ao contrário do teu Esparguete, eu sou apreciadora de abóbora, acho um ingrediente fantástico!

    Nos últimos dias não tenho recebido actualizações no meu blog dos teus post... serei só eu com este problema?

    ResponderEliminar
  26. Luísa, acho que é só contigo...
    Fui confirmar na tua blogroll e em mais algumas e nas outras está actualizado.

    Não sei porque será...

    Beijinhos e bom fim de semana. :)

    ResponderEliminar
  27. QUE FATIA TÃO APETECIVEL...PODE SER MINHA...?...
    JOKINHA E B.F.S.

    ResponderEliminar
  28. Gasparzinha,


    Com o Outono mais do que oficializado, apetecem mesmo estes bolinhos de sabores quentes...
    Também fiquei curiosa com essa receita de brownie de abóbora da Margarida!
    Abóbora com especiarias e frutos secos abre-me imediatamente o apetite!
    Se estivesse por aí era ver que garfo chegava primeiro ao prato! ;)

    Beijo!

    ResponderEliminar
  29. Deliciosa y original receta Gasparzinha! Tu imaginación no tiene límites!
    Besetes!

    ResponderEliminar
  30. Tu és uma cozinheira e peras, fiquei com vontade de comer um bocadinho só de olhar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Esta foto até me fez cócegas na barriga!! Ficou perfeito amiga! E diz lá se não é uma maravilha?? Fiquei hiper fã e vou repetir mmuuiittaass vezes!
    beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  32. Sabes porque é que ainda não fiz esta? Porque sei que vou adorar! :D Está linda essa fatia!

    Vá lá que o meu homem não é como o teu! :D

    bjinho

    ResponderEliminar
  33. Mas já amei. Brownie mais diferente, que loucura. Ótimo para as festas de Helloween. Beijão

    ResponderEliminar
  34. Eu adoro bolinhos com abóbora, essa fatia está uma tentação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  35. Adoro abóbora
    Estes brownies são mesmo o máximo.
    Vou levar a receitinha, obrigada por compartires.
    Feliz fim de semana x

    ResponderEliminar
  36. Preciso ter mais tempo na cozinha pra fazer destas coisas... parece delicioso!

    ResponderEliminar
  37. Poxa.. estive uns dias sem vir à Blogosfera e hoje depáro-me logo com isto?? Hummm..
    Pura tentação! Eu ia adorar trincar esse Brownie.. Ai se ia!! O Esparguete não sabe o que é bom!! SORTE a tua :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  38. o esparguete nao sabe mesmo o que perde hehe
    que maravilha gasparzinha.
    ja esta no meu bolso
    beijinhos

    ResponderEliminar