domingo, 19 de julho de 2009

Iogurtes de Caramelo

Cá em casa continua-se com os iogurtes caseiros, claro.
Estes são de caramelo, versão triturar, desfazer e já está! :)



Iogurtes de caramelo
(receita alterada em Junho de 2015)

1 L de leite gordo do dia (800gr para 6 copinhos da minha iogurteira)
160g de caramelos
1 iogurte natural
_________________________________________
thermomix_bimby

Coloque os caramelos no copo e dê uns toques de turbo.
Deite o leite: 6 min, temp 90º, vel 2. Deixe arrefecer até à temp 50º.
Junte o iogurte: 15 seg, vel 4.

Divida o líquido pelos potes. Leve à iogurteira ou abafe bem os copinhos com dois panos de cozinha e dois sacos plásticos e leve ao forno pré-aquecido a 50º (mas desligado) durante 10 horas.

tradicional

Leve metade do leite ao lume com os caramelos, até estes derreterem.
Junte o restante leite e aqueça até levantar fervura. Apague o lume e aguarde que o leite arrefeça até que fique apenas morno.
Junte o iogurte e mexa bem.

Divida o líquido pelos potes. Leve à iogurteira ou abafe bem os copinhos com dois panos de cozinha e dois sacos plásticos e leve ao forno pré-aquecido a 50º (mas desligado) durante 10 horas.
_________________________________________
Fonte – Adaptado a partir do livro “Yaourts, 100 Recettes de Saison”.

16 comentários:

  1. Pena tenho de ter acabado de colocar na iogurteira uns de Nutella e nem sequer tenho caramelos.
    Mas acredita que amanhã já vou às compras:))
    Adorei!!!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Devem ser deliciosos!!!!
    Qualquer dia experimento.
    Hoje tb já fiz os meus para iniciar a semana, mas os meus são de ananás.
    Bjinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo fazer com caramelo líquido, mas esta receita é bem diferente. Hei-de tentar um dia destes. Tenho que ir comprar caramelos :)

    ResponderEliminar
  4. Quando vi o título também pensei que fossem feitos com caramelo líquido... depois é que me apercebi que são mesmo caramelos, tipo rebuçados, que se derretem, não é? Devem ficar bem docinhos! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Gosto desta versão de iogurtes de caramelo. Recordou-me o gelado de caramelo que fiz há tempos.

    Outro assunto: reproduzi as tuas almondegas de feijão. Hummm... não ficaram a 100%, mas a culpa é minha. Inventei um bocadinho... o feijão cozeu demais e misturou-se com a água... enfim...comestiveis estão, só não estão apresentaveis para o blog.

    Hei-de repetir a façanha com ligeiras correcções. Mas são deliciosas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todas pelas palavras!

    Ameixinha, deixei o post agendado e não me apercebi - já alterei e deixei a quantidade de açúcar.

    Rute, as almôndegas tal como as fiz ficaram perfeitas depois de um dia no frigorífico, só então é que as moldei e cozinhei.
    Mas se o sabor estava bom, isso é que conta.
    Beijinhos. :)

    Boa semana para todas.

    ResponderEliminar
  7. Adoro iogurtes de caramelo, costumo fazer algumas vezes. Umas vezes faço assim como tu e outras faço com o caramelo (caseiro) no fundo. Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Tenho que experimentar, devem ser deliciosos!

    ResponderEliminar
  9. Bem, isto deve ser divinal -yogurte e caramelo- hummmm
    devem ter ficado fantasticos!!!
    beijinhos doces

    ResponderEliminar
  10. Que beleza de iogurte, bem durinho. Grande beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
  11. De pequeña comía este tipo de yogures... que recuerdos!

    ResponderEliminar
  12. pois... é que eu não coloquei couscous... coloquei batata para dar vazão ao stock de batatas da aldeia que tenho cá em casa!

    ResponderEliminar
  13. Amiga desculap a pergunta, mas estava a fazer estes iogurtes ( na Bimby) e reparei que não mensionas quando se deve colocar o açúcar.
    Eu coloquei no mesmo momento do caramelo e do leite, está correcto??
    Beijoca grande e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Cinha, é isso mesmo!
    Já alterei - obrigada. :)
    Beijinhos e espero que gostes. :)

    ResponderEliminar
  15. Até eu que sou tão ou mais esquisita que o Esparguete,adorei estes iogurtes. Já pedi à mãe para fazer novamente (Escrito sob coaçãoda mãe, mas realmente gostei :D)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Mónica, que bom que gostaste! :) :)
    O Esparguete está aqui ao lado a rir-se do teu comentário!! :)

    Beijinho grande.

    ResponderEliminar