quinta-feira, 2 de julho de 2009

Frango com Azeitonas

Andava com vontade de fazer um franguinho com azeitonas, mas ligar o forno parecia-me tão má ideia que fui adiando.
Até me lembrar que podia fazê-lo na Máquina de Pão: a carne cozinha devagar, fica suculenta e macia e sem transformar a cozinha num forno!

Este frango fica bem perfumado e combina todos os sabores de uma forma deliciosa. O arroz misturado com o molho… bem! :)



Perninhas de frango – pode usar um frango inteiro
Sal e pimenta moída na hora
5 dentes de alho
60ml de vinagre
60ml de azeite
120ml de vinho branco
2 colheres sopa de oregãos
1/2 chávena de azeitonas verdes recheadas com pimento, cortadas em pedaços
2 folhas de louro
2 colheres sopa de açúcar amarelo
_________________________________________

Misture numa tigela os alhos bem picadinhos, o vinagre, o azeite, o vinho e os orégãos (na bimby: colocar os alhos inteiros junto com os restantes ingredientes e picar alguns segundos em vel 5-6).
Tempere o frango cortado em pedaços com sal e pimenta. Envolva bem na marinada, junte as azeitonas e o louro e deixe tapado no frigorífico pelo menos umas 5 horas (eu deixei de um dia para o outro).

Disponha o frango num tabuleiro de ir ao forno formando uma só camada.
Eu fiz na Máquina de Pão, por isso coloquei as perninhas na cuba.
Regue a carne com o líquido da marinada e polvilhe com o açúcar.

- Leve ao forno por 50 minutos, regando o frango com o molho de quando a quando.
- Na Máquina de Pão, usei o programa “Cozer” durante 1 hora, tostagem máxima.

Transfira o frango e as azeitonas para um prato de servir e regue com algum do molho, servindo o restante à parte.
Acompanhámos com arroz branco.

25 comentários:

  1. Essa do açúcar é que me deixou confusa... não se nota o adocicado?
    O aspecto, como sempre, está irrepreensível!

    ResponderEliminar
  2. Amiga,
    Mas pelo aspecto deve ter ficado delicioso.Cá por casa frango é outro dos prato sempre muito bem vindo.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que rico franguinho, apesar de eu não gostar de azeitonas...como é possivel perguntas tu...mas é verdade...essa de cozinhar na máquina do pão tá bem lembrado hi hi eu ando é com vontade da fussioncook...dear god help me please :-)

    ResponderEliminar
  4. Luísa, o açúcar vai quebrar a acidez das azeitonas.
    Eu por mim ainda teria juntando umas tâmaras secas (hummmm), mas depois o meu Esparguete torcia o nariz...
    Não receies que não fica nada doce.
    :)

    Rita, acho que o frango é daquelas carnes unânimes: toda a gente gosta!

    Lili, estava mesmo uma delícia. :)

    Samma, então não gostas de azeitonas? Eu só me lembrava do meu cunhado enquanto preparava este frango porque tb nem pode vê-las! :)
    God help me too! Malditas máquina que aparecem só para nos tentar!!
    :) :)

    Beijinhos para todas. :)

    ResponderEliminar
  5. Mas q belas pernocas :)
    Adoro franguinho e pernocas entao :)
    Tava delicioso de certeza :)

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, eu ando viciada nas azeitonas e descobri que ficam lindamente com carnes ihihihi

    Mais vale tarde que nunca né?

    Essa da MPF é que ainda não testei, mas parece-me muito boa ideia a forma como se poupa tempo e fica ali tudo na cuba com o molhinho...

    ResponderEliminar
  7. Ainda há poucos minutos acabei de almoçar e só de olhar para o aspecto sucolento desta coxinhas de frango já fiquei com água na boca :)

    Só se encontra coisas boas neste blog Gasparzinha !

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Gasparzinha,
    Sempre a inventar!
    Essa do frango feito na máquina do pão está de se lhe tirar o chapéu e ficou com um aspecto absolutamente fantástico, tenho que experimentar, mas no tacho que eu não tenho máquinas quase nenhumas.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  9. Gasparzinha,
    Sempre com umas receitas fantásticas! =)
    Adorei a sugestão e um dia destes experimento!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Gasparzinha a máquina do pão é realmente uma bela ideia para não usarmos o forno.Eu muitas vezes também a utilizo.Gostei muito desse molhinho.Deve estar delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Achei excelente a conjugação de todos os ingredientes, bjs.

    ResponderEliminar
  12. Excelente, adorei os ingredientes.
    bjss

    ResponderEliminar
  13. E eu que tenho um franganito, para o jantar..não tenho 5h mas...não é por aí :))

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Nao acredito, até o frango voce faz na maquina de pao?! E ficou com uma aparencia otima! Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  15. Ainda tenho que testar fazer carne na MFP. Belas coxas :)

    ResponderEliminar
  16. Ta com uma cara deliciosa amiga, com um arrozinho branco, tudibão!! Beijos

    ResponderEliminar
  17. É lá! Na MFP!! Só pode ser magnifico!

    Se eu não estivesse tão cheia da caldeirada de tofú que fiz, bem que dava uma trinca nessa coxa!

    ResponderEliminar
  18. Olá!!

    A receita deve ser óptima!
    Gosto muito de frango e de temperos adocicados na comida.
    Esse molhinho promete!...;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  19. Que rico Gasparzinha!
    Me gusta mucho el aderezo que le has puesto.
    Besos!

    ResponderEliminar
  20. Olá, fiquei a conhecer o teu blog, através de um outro que visitei e, ainda bem, gostei muito.
    Adorei este frango, acho q n tenho lá destas azeitonas mas vou fazer com as que tiver em casa pq me parece q o frango fica uma verdadeira delícia, qual manjar dos deuses.Parabéns pelo blog, pelas fotos e pelas receitas.

    ResponderEliminar
  21. hum qu emaravilha a mp.
    da oara fazer de tudo e bem:-)

    ResponderEliminar
  22. Gasparzinha,
    Obrigada pela receita. Eu já experimentei. Até o meu cão quis provar. :-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Coloquei hoje no meu blog a minha "versão" muito pouco alterada desta receita. Uma receita de 2009 que continua a servir de inspiração! As coisas boas são intemporais e o teu blog está cheínho delas!

    Obrigada

    ResponderEliminar
  24. Fico tão feliz sempre que abrem o baú e cozinham estas receitas mais antigas! :)
    Obrigada pelo comentário tão simpático.
    Bjs

    ResponderEliminar