terça-feira, 7 de julho de 2009

Bife com Molho de Cépes e Batatas Rústicas

Um bife com batatinhas – quem é que não gosta?
Cá em casa gostamos muito, claro, mas apesar de delicioso não é propriamente das refeições mais equilibradas, pelo que não abusamos muito… Carne mal passada como preferimos, um molho com mostarda e cogumelos e umas batatas para ensopar! :)
Hummmm.

Cépes são um tipo de cogumelos que o meu Esparguete adora, mas são muito difíceis (e caros!) de encontrar, principalmente frescos.
Este vieram de Paris e são de frasco, apesar de não ser a mesma coisa…



2 bifes da vazia
3 dentes de alho
Manteiga
Sal
60ml de leite
1 colher sobremesa de mostarda
Cépes (1 frasco)

4 batatas
Tomilho
Colorau
Sal e Pimenta
1 colher sopa de azeite

_________________________________________


Retire a carne do frigorífico uns 30 minutos antes de cozinhá-la para que fique à temperatura ambiente e distribua os alhos laminados por cima dos bifes.

Aqueça uma frigideira antiaderente e derreta a manteiga.
Coloque os bifes, sem mexer, até que cozinhem de um lado, em lume forte.
Vire e tempere com sal grosso.
Cozinhe a gosto, conforme goste da carne mal ou bem passada.
Retire os bifes e reserve.

Junte os cépes e tempere com sal.
Deixe por uns 2 minutos e junte o leite e a mostarda.
Depois de encorpar um pouco sirva por cima do bife, acompanhando com as batatas.

Para preparar as batatas, nada mais prático:
Lave-as bem em água corrente e corte-as em gomos, sem descascar.
Numa taça, tempere-as com sal e pimenta, o tomilho picado, o colorau e envolva bem 1 colher de sopa de azeite.
Distribua-as num tabuleiro sem sobrepor e leve ao forno pré-aquecido a 180º por mais ou menos 45 minutos.

18 comentários:

  1. Já não como bifes há uns meses, os teus têm um aspecto tão apetitoso que até dá vontade de ir ao talho só para comprar uns bifes :)

    ResponderEliminar
  2. que delicia de batatinhas!!nao desfazendo os bifes claro!bjs

    ResponderEliminar
  3. As batatinhas estão com um ar... Apetece mesmo tirar uma.
    Eu adoro cogumelos, e na terra do meu avô (Vila de Avô, concelho de Oliveira do Hospital) dão-lhes este nome - cepes - seja de que varidade forem.

    ResponderEliminar
  4. Não sei do que gostei mais, se das batatas se dos cépes.. Tenho tara por cogumelos.. Adorei esta!
    bjcas

    ResponderEliminar
  5. Lindo prato! Sou fanático por cogumelos...fanático mesmo! Parabéns! O bife está no ponto que adoro! Lindão!!

    ResponderEliminar
  6. Já venho ao teu blog à imenso tempo mas acho que nunca tinha deixado um comentário!
    Reparei agora que para além da semelhança geográfica e profissional tambem somos parecidas na cozinha...gosto imenso das tuas receitas e do teu blog!
    Parabens
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Estes teus bifes estão com uma aspecto messsmo delicioso!! E as batatas nem se fala estão com aquele aspecto crocante ideal para acompanhar um bifinho, só falta mesmo encontar esses cogumelos...

    Bjinho

    ResponderEliminar
  8. Olá! sou a Vera, da reunião de 4ª feira.
    Afinl já acompanhava o teu blog, que agho muito bom, pois tem um pouco de tudo...
    Estes bifes estão com um aspecto delicioso, mas é a receita das empadas que me deixou mm água na boca.

    ResponderEliminar
  9. Gasparzinha, já lá vai uns anitos que não como bife, os teus devem estar deliciosos, adorei esse molhinho e as batatas nem se fala.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu não gosto de bifes de vaca mas gosto de cogumelos e não conhecia esses. Mas se são caros e, ainda por cima, difíceis de encontrar, então não os vou provar tão cedo :)

    ResponderEliminar
  11. Amiga!
    Que belos bifes tem um aspecto tão apetitoso.Bifes cá por casa tb é um prato sempre bem vindo:)


    bjs

    ResponderEliminar
  12. Q belos bifes...
    Devem ser optimos:)

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro e a carninha como eu gosto,resta-me olhar...estou esfomeada!Vou para casa!
    Bj

    ResponderEliminar
  14. E eu que não sabia o que são cépes!

    Agora já sei ;-) Obrigada stora!

    ResponderEliminar
  15. Delícia, gasparzinha!!! Adorei tudo! :)

    ResponderEliminar
  16. ai tao bom. ja tenho agua na boca. de facto nunca vi esses cogumelos...

    ResponderEliminar
  17. Olá,

    Tenho acompanhado o teu blog a algum tempo, mas nunca postei nenhum comentário. Vou experimentar esta tua receita, mas, estou a pensar usar cogumelos portobello. Achas que combinam?

    ResponderEliminar
  18. Fica muito bom também com portobello. Podes fazer à confiança! :) Bjs

    ResponderEliminar