domingo, 28 de junho de 2009

Iogurte Doce de Tomate

Eu gosto muito de doce de tomate, provavelmente o meu favorito.
E que tal juntá-lo a uns iogurtes?
Bem dito, bem feito. E bem comidos!



Iogurtes de doce de tomate
(receita alterada em Junho de 2015)

Doce de tomate:

400g de tomate cereja
250g de açúcar amarelo

Iogurtes:

1 Litro de leite (uso 800g para 8 copinhos da iogurteira da Ariette)
1 iogurte natural
_________________________________________
thermomix_bimby

Colocar o tomate (com pele) e o açúcar no copo: 10 seg, vel 7 + 25 min, temp 100º, vel 2. Triture alguns seg na vel 7.
Distribuir esta mistura pelos copinhos e reservar 4 colheres de sopa.

No copo da Bimby juntar o leite e o restante doce reservado: 3 min, temp 50º, vel 4.
Juntar o iogurte: 15 seg, vel 4. Distribua a mistura pelos copinhos.

Leve à iogurteira ou abafe bem os copinhos com dois panos de cozinha e dois sacos plásticos e leve ao forno pré-aquecido a 50º (mas desligado) durante 10 horas.

tradicional

Retire a casca aos tomates e parta-os em pedaços. Coloque-os numa panela com o açúcar e deixe em lume brando, mexendo de quando a quando, até que apure e reduza o líquido, adquirindo a consistência de doce. Triture com a varinha mágica.
Distribuir esta mistura pelos copinhos e reservar 4 colheres de sopa.

Aqueça o leite até levantar fervura e apague o lume. Aguarde que o leite arrefeça até que fique apenas morno.
Misture o doce reservado (depois de arrefecer) e o iogurte, mexendo bem. Distribua a mistura pelos copinhos.

Leve à iogurteira ou abafe bem os copinhos com dois panos de cozinha e dois sacos plásticos e leve ao forno pré-aquecido a 50º (mas desligado) durante 10 horas.

20 comentários:

  1. Eu adoro doce de tomate, a minha mãe faz todos os anos. Que boa ideia, colocá-lo nos iogurtes. Fica bom de certeza!!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem pensado. Também adoro doce de tomate, porém nunca fiz de tomate cereja. Nem com iogurte.

    Ai mas as fotos...as fotos é que me matam! Mas...enganaste-nos! Cadê o tomate cereja na foto (ih ih ih apanhei-te!). Gastaste todos não foi? Bjokas.

    ResponderEliminar
  3. Patanisca, doce de tomate já é bom, mas quando é feito pela mãe, ai... irresistível!

    Rute, estás sempre lá!
    Tomatinhos a rebolar até à bimby para se fazer o doce e depois cadê que dobra algum para a foto?
    Quem não tem cão, caça com gato. :) :) :)

    ResponderEliminar
  4. De todos os doces possíveis e impossíveis :) este será sempre o meu favorito!! Este ano ainda não fiz porque desaparece rapidamente e vai todo para o mesmo sítio a-n-c-a-s :))) as minha claro ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  5. Os primeiros iogurtes que fiz foram com doce de tomate!

    É o meu preferido! Bem...esse e o de abóbora com nozes e canela :D

    ResponderEliminar
  6. Para inovar não há como tu!!!!!
    Sempre com óptimas e deliciosas ideias!

    ResponderEliminar
  7. mmm doce de tomate ca em casa nao durava para fazer iogurtes!! heheh

    ResponderEliminar
  8. Realmente gasparzinha... as tuas ideias fazem-me logo sorrir :) Doce de tomate não é dos meus favoritos, mas só pela originalidade está aprovado!

    PS - Obrigado pelo comment. Como poderia deixar o OE se voçês e estes posts maravilhosos são viciantes!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho feito com compota de ameixa, não gosto muito de doce de tomate :) Mas adoro iogurtes feitos com compotas ou doces, é igual :)

    ResponderEliminar
  10. Que bela ideia a do iogurte com doce de tomate esta receita já não escapa! :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Que bela combinação ;) doce de tomate eu Adoro, juntando ao iogurte ainda melhores!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Gasparzinha, parece que é o dia dos iogurtes, com doce de tomate, deve ficar óptimo.Quando eu era mais pequena lembro-me da minha mãe fazer muito esse doce que eu adorava.Mas ainda não experimentei.

    Tinhas razão, eu não coloquei bem oa receita do iogurte para a bimby, eh!eh!, o que o sono faz.Mas já alterei.Obrigado

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Boa ideia, eu tive a mesma mas com doce de morango que fiz na semana passada, mas ficou tão bom que penso não vai chegar aos iogurtes hehe

    ResponderEliminar
  14. Com doce de tomate não ia, porque não gosto lá muito, mas com doce de morango, ou assim, calhava lindamente!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga
    Faço iogurtes com muitos doces e nunca fiz com este...Obrigada por lembrares!
    Bj

    ResponderEliminar
  16. Bela ideia!! Adoro doce de tomate! Mas ando com um problema com os iogurtes :| bjinho

    ResponderEliminar
  17. Amiga, agora voce revolucionou, heim?! Iogurte de tomate? Fiquei super curiosa com esta mistura, que experimentar. Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  18. Que bela ideia! Só eu é que não gosto de doce de tomate pois a minha avó todos os anos fazia doce de tomate... foi cá um enjoo que hoje não o consigo comer... Mas vi um doce hoje numa revista que vou fazer assim que puder (surpresa)... Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Que inovação!
    Nunca tinha visto iogurte de tomate, para mim não porque eu não gosto de tomate.
    Bjs

    ResponderEliminar