domingo, 14 de junho de 2009

Artisan Bread

Eu sou uma pessoa que adora cozinhar e comer, mas dêem-me pão com manteiga e eu fico satisfeita, saciada e de sorriso na cara.
O miolo branquinho, levemente esburacado, a manteiga dos Açores a derreter… um petisco!
Além de comê-lo, tenho também um enorme prazer em fazer pão em casa.
Jamais me tinha atrevido até ter a Bimby, depois acabei por comprar uma máquina de pão e agora descobri a melhor receita que já tinha feito e para a qual preciso apenas de uma colher de pau e um recipiente de plástico com tampa!

O primeiro pão que fiz na vida, com a ajuda da saudosa Isabel Rebelo do forumbimby foi o pão de pirex, e ao retirá-lo do forno nem queria acreditar: tinha feito pão!

Apesar de já ter visto em alguns blog estrangeiros o artisan bread, e em muitos mais o no-knead bread, foi o post do Pão, Bolos e Companhia que me aguçou a vontade de experimentar e comprei o livro.

O princípio deste livro é o seguinte: preparar uma grande quantidade de massa de pão, que não precisa de ser amassada e que, pelas suas características (tem uma proporção de água superior ao normal) se aguente no frigorífico por vários dias, pronta a ser usada.
Com 5 minutos + 2 horas de levedação, a massa +e guardada no frigorífico e usada quando quisermos, dando origem a um pão de qualidade superior.

De forma a obter um pão com uma boa crosta é essencial criar humidade no forno, pelo que no livro vem indicado que se coloque um tabuleiro a meio do forno no qual se coloca água no momento em que o pão é inserido no forno numa pedra de assar.
Como não tenho pedra (por enquanto) levo o pão ao forno num pirex com tampa (ou tacho de ferro com tampa), de modo a que o calor concentre ali a humidade necessária.

Deixo aqui a receita base com as devidas adaptações, sendo que pode ser usada mistura de outros tipos de farinha, em substituição de uma parte da farinha de trigo.

Apresento fotos do pão simples e também de variações que já fui fazendo, um de tomate seco e orégãos e outros de alho e ervas.
E esta massa faz umas pizzas absolutamente fantásticas!



1 colher sopa de fermento seco - uso 22g de fermento fresco
1 colher sopa de sal grosso
700ml de água morna
1kg de farinha de trigo T65
_________________________________________


Num recipiente de plástico com tampa, colocar o fermento, o sal e a água. Agitar para que o fermento se dissolva ligeiramente e juntar a farinha. Mexer com uma colher de pau até que toda a farinha fica misturada e sem restos nas bordas.
Tape o recipiente e deixe levedar à temperatura ambiente por 2 horas.
A massa está pronta a ser usada e pode ser guardada no frigorífico.

Quando quiser usar, polvilhe a superfície da massa com farinha, puxe a quantidade que pretende (recomenda-se no livro o equivalente a uma toranja) e corte-a com uma faca de serrilha ou tesoura.
Amassando o mínimo possível, forme uma bola rodando a massa nas mãos e ajeitando as bordas para baixo. Deixe a bola descansar na pedra ou tábua de cozinha enfarinhada, de preferência com farinha de milho. Eu coloco um pouco de papel vegetal no pirex, polvilho com a farinha de milho e disponho logo ali a bola de massa.
Deixar levedar destapado durante 40 minutos, mas não espere que cresça muito, pois isto só acontecerá mesmo no forno.

Pré-aquecer o forno a 180ºC durante 20 minutos, com a base de pedra onde o pão irá cozer e o tabuleiro por baixo, ainda sem água.

Polvilhe o pão com farinha e use uma faca de serrilha para fazer uns cortes decorativos.
Coloque o pão sobre a pedra quente e junte uma chávena de água quente ao tabuleiro que colocou por baixo (eu limito-me a fechar o pirex e colocá-lo no forno).
Deixe cozer por 30 minutos, retire e coloque numa grelha para que arrefeça.



Notas:

- Se quiser acrescentar ingredientes à massa, antes de formar a bola, abra a massa num rectângulo, junte os ingredientes a gosto e molde então na forma que pretende. Aí, o tempo de levedação deverá ser de 1 hora antes de ir ao forno.

38 comentários:

  1. Gostei muito do aspecto deste pão.
    Mais um para eu experimentar, adoro fazer estas receitas de pão.
    Obrigado pela partilha.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Sim lembro-me bem que tb foi o meu primeiro pão que ficou uma maravilha foi o pão de pirex, o teu está divinal, eu como tu tb me perco por pão.
    bjss

    ResponderEliminar
  3. Olá! Também já experimentei essa receita e o pão fica excelente! Quentinho a acabar de sair do forno é uma delícia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Adorei este pão e vou testá-lo brevemente!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. e verdade paozinho e um pouco de doce ja me enche a barriguinah enato quando e pao feito em casa ainda emlhor. ainda ontem havia e fartei-me de comer. hehe.
    beijocad

    ResponderEliminar
  6. Mais uma pessoa que se rendeu a este pão :) Eu também já fiz e fiquei fã! Acabei de publicar uma pizza com essa massa, é o máximo!

    ResponderEliminar
  7. Bem que barrava esses buraquinhos com a minha manteigucha ou o meu doce de morango! :)

    ResponderEliminar
  8. Gasparzinha querida, esse pãozinho parece fabuloso... as fotos estão fantásticas!!! Adorei a idéia da massa poder ir ao frigorífico por diversos dias, assim, podemos assar um pãozinho gostoso e fresco sempre... e ele parece tão fácil de se fazer... ahhh, terei de testar essa delícia! :)
    Gostei demais da sua dica de assá-lo num pirex ou panela com tampa... eu também (ainda) não tenho a pedra de assar pães.
    Bjo grande,

    Mari

    ResponderEliminar
  9. já vi várias referências a esta receita mas ainda não me aventurei a fazer mas o teu deixou-me tentada. que pedra pensas comprar?
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Ainda não fiz, não tenho nem o pirex com tampa nem a pedra. Este parece um pão maravilhoso :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Gasparzinha!!

    Já vi que és mais uma vítima do artisan bread e começo a sentir-me mal por ainda não ter posto as mãos na massa para experimentar este verdadeiro milagre!

    Embora troque a manteiga pelo queijo, o pão esse, não o troco por nada deste mundo! :)

    Ficou com um aspecto óptimo!!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Sabe que este pão anda me perseguindo, vejo ele lindo ilustrando diversos blogs, preciso simplesmente tentar faze-lo qualquer dia desses...

    Este teu de tomate seco deve ter ficado tudo de bom.

    Abs,

    Claudia

    ResponderEliminar
  13. Simplesmente estou de "boca-aberta" !!!!! Eu tenho uma pedra aqui paradinha!!

    Vou escolher a melhor alturar para o fazer.

    Obrigada pela partilha!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Só te digo que esse pão tem um ar que não tem explicação! Como tu dizes - pãozinho, manteiga e não é preciso mais nada! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Já fiz esse pão e não me correu nada bem. Ou melhor, saiu pão, mas não tinha esses buraquinhos, ficou denso. Acho que teve a ver com o forno. Assei na Actifry em bolinhas.

    Mas dá gosto ver o teu pãozinho rustico. 5 estrelas!

    ResponderEliminar
  16. Gasparzinha
    Esse ficou com um aspecto rustico que aguça o apetite!

    ResponderEliminar
  17. Já vi este pão em muitos blogs e tem sempre um aspecto fantástico, o teu nem se fala! Adorei a cor do pão, deve ser bem saboroso :p

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Oi amiga, voce é a rainha do pao, heim?! Sempre com receitas novas, adoro tudo isto! Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  19. Amiga, Susana!
    Que belo pão.Tás como eu adoro um paozinho com mateiga,:) e se o pão estiver quente hummm, ainda melhor :)

    bjs

    ResponderEliminar
  20. Gasparzinha

    Ando cada vez a ficar mais curiosa em relação a este artisan bread, pois o conceito parece-me fantástico. Pelas fotos o interior está perfeito! Só uma pergunta, porque achaste que o pirex dava para substituir a pedra? So faço essa pergunta para entender qual é o objectivo e a importânccia de se usar a pedra no resultado final. Utilizas o pirex mas não colocas a água no tabuleiro, é isso?

    ResponderEliminar
  21. Cá em casa tenho um que é exactamente como tu: dêem-lhe pão com manteiga e ele é feliz. Não precisa de mais nada!
    Gosto muito do no-knead bread e costumo fazer a versão de 4 horas. Nunca fiz o artisan, mas também ando a ficar curiosa, com tanta gente rendida. Quem sabe um destes dias?
    E se gostas de manteiga, deixa-me dar-te uma sugestão. Experimenta um destes dias a La Motte da Président. Uma manteiga deliciosa, com sal grosso incorporado. Eu sei que não é nacional e tal, mas de vez em quando... E sinceramente ainda não provei nenhuma nacional que se iguale.

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  22. Eu sabia que este pão já era um sucesso!
    Fico contente que muitas de vocês já sejam fãs desta massa e que as outras tenham ficado ainda mais tentadas a experimentá-la. :)

    Manuela, tb sou fã das pizzas feitas com esta massa - já fui espreitar a tua que está uma delícia!!

    Pimenta Rosa, pedi ao meu pai para ir a uma pedreira que há eprto do escritório dele para me providenciar uma de granito. Mas acho que aquelas dos bifes na pedra tb dão, eu é que não tenho nenhuma.

    Belusca, se tens pedra e tudo, só te falta agarrar na colher de pau e perder 5 minutos! :)

    Rute, o forno tem que estar mesmo bem quente e esta receita que coloquei mantém as alterações feitos pelo Pão, Bolos e Companhia, pois como as nossas farinhas são diferentes das americanas tem que se ajustar ligeiramente as quantidades.
    Tenta de novo e olha que a massa fica melhor depois de uns 2 dias no frigorífico. :)

    Cristina, lembrei do pirex por causa da tal receita de pão de pirex que já tinha feito. Depois fui pesquisar ao blog deles, pois no livro não referem a sua utilização, e encontrei tb lá essa dica. O tabuleiro com água por baixo da pedra é para que o forno crie vapor e a humidade origina a crosta fina e crocante, tal como nos fornos profissionais. Se usarmos o pirex com tampa ou panela de ferro com tampa, como o pão coze nesse ambiente fechado, tb aí se vai criar facilmente o vapor desejado, não se pode é usar um recipiente muito maior do que o pão depois de cozido, para que não haja muito espaço vazio. :)

    Mariana, já me tentaste com essa manteiga! Vou tratar de experimentá-la. :)

    Beijinhos a todas e boas fornadas de pão!

    ResponderEliminar
  23. A tua versão com tomate está a aguçar-me o apetite!
    Já experimentei a receita e gostei, apesar de o aspecto da massa depois de uns dias no frigorífico não me ter agradado, o resultado final do pão cozido é excelente!

    ResponderEliminar
  24. Não conhecia a receita mas vou esperimentar.
    O aspecto dá vontade de comer :))

    ResponderEliminar
  25. Também adoro o pão feito assim! Esse tem excelente aspecto! bjinho

    ResponderEliminar
  26. Artisan Bread ...ou seja pão campónio lol, ficou lindo mesmo e eu gostava de ter tido a honra de comer um pouco, muito bem :) jinhos xx

    ResponderEliminar
  27. Também adoro este pãozinho, tenho-o feito muitas vezes.
    Moira

    ResponderEliminar
  28. OLÁ FIQUEI COM VONTADE DE EXPERIMENTAR,MAS AINDA NÃO COMPREI A MFP, ANDO PARA COMPRAR, MAS NÃO ME DECIDI PELA MARCA.
    ALGUÉM ME AJUDA?
    QUAL A MARCA E SE VALE O INVESTIMENTO?
    FICO A AGUARDAR A VOSSA AJUDA.
    BOA SEMANA

    ResponderEliminar
  29. Empresária de sucesso, eu tenho uma máquina de pão, mas estas receitas seguindo a fórmula do artisan não precisam dela.

    Eu tenho uma Bifinett, que se vende no Lidl apenas em promoções temporárias, com 2 pás de amassar.
    E a minha mãe e sogra têm uma Clatronic, com 1 pá da amassar.

    Recomendo tanto uma como outra, pois não temos razões de queixa!

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  30. OBRIGADA PELA AJUDA...
    UM DIA DESTES COMPRO UMA.
    BEIJO

    ResponderEliminar
  31. Adorei esta receita.
    Tive de a publicar no meu blog com as devidas alterações que lhe fiz, e claro mencionando que tirei a receita daqui...não se importa pois não? Visite-me em http://mimosedoces.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Claro que não me importo: as receitas que aqui partilho são mesmo para serem divulgadas e, de preferÊncia, experimentadas. :)

    Vou lá espreitar.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  33. Thank you, that was extremely valuable and interesting...I will be back again to read more on this topic.

    ResponderEliminar
  34. Gasparzinha?
    Posso congelar a massa?? Assim em bolinhas, como se faz com a massa da pizza?? Achas que posso?

    ResponderEliminar
  35. Xuxu, acho que sim, não vejo impedimento, mas tb não vejo vantagem.
    A mais valia destas receitas com o método do artisan bread é o facto da massa poder ser conservada durante duas semanas no frigorífico sem se estragar, pelo contrário, o pão ainda fica melhor. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. É possível fazer este pão com uma parte de farinha integral? (Acho que devia ter perguntado antes de fazer a massa)

    ResponderEliminar
  37. Olá Sofia, é possível sim.
    Eu tenho cá no blogue várias versões deste pão, com diferentes misturas de farinhas.
    Para 500 g de farinha, sugiro pelo menos metade de farinha T65 e depois a restante parte podemos variar: fairnha de trigo integral, centeio, espelta, milho, sementes...
    Fica sempre uma delícia!
    Bjs :)

    ResponderEliminar