quinta-feira, 7 de maio de 2009

A Tarte de Maçã Cá de Casa

Esta é a minha tarte de maçã preferida.
Veio já nem sei bem de onde, acho que a arranjei algures na internet, nos primódios das minhas navegações, ainda os blogs eram coisa por inventar.

É daquelas receitas que de tão simples e rápidas, só podia mesmo ser deliciosa. Cá em casa é a sobremesa mais pedida, e apesar de já ter feito e experimentado “n” receitas de outras variantes, é sempre esta a eleita como favorita.

A preparação pode parecer estranha, mas resulta na perfeição.
Na perfeição absoluta se acompanhada por uma bola de gelado… :)



1 chávena de chá de farinha p/ bolos
1 chávena de chá de açúcar
1 colher de sopa de canela em pó
4 a 5 maçãs descascadas, fatiadas muito fininhas
180g de nozes trituradas - opcional

1 chávena de chá de leite
1 ovo
1 colher sopa de manteiga
_________________________________________
Misture num recipiente todos os ingredientes secos.
Distribua numa tarteira, em camadas alternadas, a mistura seca e as maçãs fatiadas, e termine com maçã.
Bata no liquidificador ou varinha mágica, ou na Bimby, o leite, a manteiga derretida e o ovo.
Cubra a tarte com a mistura líquida.

Cozer por 30 a 40 minutos em forno pré-aquecido a 180°C, numa forma untada (sem fundo amovível!).
Quando arrefecer pode polvilhar com açúcar em pó e canela.



Notas:

- A maçã deve ficar o mais fininho possível, pois ela vai cozer na mistura líquida que se deita no fim.

- Não usar uma forma de fundo amovível, tem que ser mesmo uma tarteira normal, senão o leite depois começa a sair por baixo e é a desgraça!!

60 comentários:

  1. Adoro Maças... e tenho lá algumas!!!

    Obrigada :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Hoje mesmo irei fazer esta tarte, estou sempre testando receitas novas e a tua parece otima! Um abraço. Léia

    ResponderEliminar
  3. Ah-Ah!...Cá está ela...a prometida receita da tarte de maçã!!:)

    Eu gosto muito de doces de maçã!...além de ser super fã de maçãs(agora vou falhando mas comi-a todos os dias uma maçã)fazem doces maravilhosos!!:)

    Uma boa tarte de maçã é sempre muito bem-vinda!:)

    Beijo!

    ResponderEliminar
  4. Adoro! são as minhas delicias preferidas - tarte de maçã e tarte de amêndoa. E esta tem uma ar muito apetitoso! Ah pois tem...

    ResponderEliminar
  5. Esta receita já está aqui apontadinha para fazer já logo à noite. Parece tão simples e pelo aspecto também se vai tornar das minhas favoritas. A conjugação da maçã com a canela fica divinal e se a receita é simples melhor ainda. Obrigada por partilhar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Era a tarte belissima que espreitva ontem no gelado.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito da combinação maçã/nozes!
    Claro que a canela faz a festa...deve ser divina! :)

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Esta também tenho de experimentar.
    Pelos meus lados a receita leva soja e... Os onofrinhos continuam por terras de França e há sempre um miminho para as amigas.
    Bj
    Mena

    ResponderEliminar
  9. amei esta tua tarte!!! linda! e com gelado deve ser mt bom tb!jinho!

    ResponderEliminar
  10. Tarte de maçã, simplesmente uma maravilha.
    Como uma maçã por dia.Faz muito bem.
    Esta tarte de maçã é a famosa,tem um ar tãooo apetitoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. E cá está ela, bem nitida e nada desfocada!

    A vista aérea é espantosa! Sobrevoar essa tarte é querer aterrar rapidamente na esperança de ganhar uma fatia. Nem precisava de pára-quedas nem nada para acertar no alvo. Ia tipo meteorito, lançada!

    Beijokas ;-) Boa pizza!

    ResponderEliminar
  12. Adoro tartes de maçã, no fim de semana passado fiz uma. Ando sempre à procura de novas receitas :)

    ResponderEliminar
  13. Quase não consegui terminar de ler a receita, de tanta ansiedade que me deu - eu tenho que fazer essa torta!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  14. Gasparzinha
    Ficou linda e super apetitosa.
    Eu também quero x

    ResponderEliminar
  15. Que Blog tão delicioso....
    gostei muito

    ResponderEliminar
  16. Sua torta de maçã está muito atraente. Gosto de comer maçã quase diariamente, é uma delícia.
    Vou anotar sua receita.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Gasparzinha,
    Cá está ela,a trate de maçã e que boa deve estar.



    bjs

    ResponderEliminar
  18. Belusca, então não esperes mais - esta é aprovada por todos, esquisitinhos incluídos :)

    Leia, então depois conta-me tudo! :)

    Leonor, és cá das minhas, uma maçã por dia nunca falha.

    Suzi, na mouche: esta e a de amêndoa estão no topo das minhas preferências. Mas de longe!

    Filipa, então depois quero que me digas como correu! Vou já aí entregar o gelado de canela, ok?

    Abelhinha, hoje tudo se vê mais nítido!

    Mary, confesso que raramente uso as nozes, pois a versão simples já fica fantástica. Mas combinam muito bem.

    Mena, conta-me tudo dessa versão com soja!

    Belinha, é uma sobremesa perfeita!

    Sandra, esta tarte tem a fama que merece: de deliciosa!!

    Rute, já preparei a pista para a aterregem! :) :)

    Ameixa, então não deixes de experimentar esta.

    Letrícia, esta é daquelas que não custa mesmo nada! Lança-te a ela. :)

    Ana, que bom que gostaste. :)

    Peppermint, fico contente que tenhas gostado das minhas receitinhas. Volta sempre! :)

    Gina, anota mesmo a receita, porque vale muito a pena. :)

    :)

    ResponderEliminar
  19. É verdade, estamos na onda das maçãs!
    Gostei muito da receita. A fazer!

    ResponderEliminar
  20. Que coisa rapariga... venho ver isto à hora do lanche e fico cheia de desejos!
    Que linda ficou, e que bem sabia uma fatia agora!!!

    ResponderEliminar
  21. Que linda tarte! Muito diferente das habituais! Isso é sempre bom :P Vou fazer, sem dúvida, adoro doces com maçã.

    ResponderEliminar
  22. Deve ser mesmo uma delícia! E com gelado de aveia, melhor ainda! Adoro tudo o que tenha aveia!

    ResponderEliminar
  23. Acabou de entrar no forno. Não aguentei até ao fim de semana. Depois venho cá contar se gostei muito ou muitíssimo eheheheh Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Adoro tarte de maça, e pelo o que li deve ficar ligeiramente húmida, que maravilha.
    Bjos

    ResponderEliminar
  25. Adora tartes de maçã e a tua está com aspecto delicioso
    Bjos

    ResponderEliminar
  26. Faço também assim e com pera é sem dúvida excelente, ficou linda, bjs.

    ResponderEliminar
  27. Olá. Sou eu outra vez. ADOREI ou melhor ADORÁMOS. Eu e o meu marido ficámos maravilhados com a textura e o sabor para não falar na simplicidade com que se faz. Se não se importar vou postar agora no meu cantinho (dizendo obviamente que retirei do seu blog) pois gostei muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Filipa, só me importo com uma coisa - que me trates por você!
    Fico mesmo contente que tenhas feito.
    Saber que pude proporcionar um final de noite bem delicioso aí em casa enche-me de alegria - é por isso que aqui partilho as receitinhas que faço. :)
    Já fui ver - a tua tarte está de babar!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. Gasparzinha, estou a babar de olhar esta bela tarte.
    Tenho q fazer, adoro este tipo de tarte de maçã bem fininha...
    Bjs,
    Elsa

    ResponderEliminar
  30. Gasparzinha,
    Essa tarte tem a minha cara, salvo seja... hehehehe
    Adoro bolos e tartes de maçã.
    Num destes dias faço-a, não tenho a menor dúvida que é uma delícia.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  31. Uiiiii que delícia.
    Bem que já se comia uma fatiazinha!!!
    Parabéns e obrigada pela partilha.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  32. Muitos parabéns pelo Blog!
    Quero fazer esta receita mas assolou-me uma dúvida existencial: as maçãs são descascadas?...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  33. Nana, fico contente que tenhas gostado!
    Sim, as maçãs são descadas, vou colocar essa informação na receita.
    Depois quero saber como correu!
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  34. Pronto. Aqui estou eu depois da tarte!... maravilhosa!...
    Se não te importares vai também passar a ser a tarte de maçã "aqui da casa"!...
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Náná, não me importo mesmo nada!
    Fico contente que tenhas gostado!!!
    :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  36. desgraça e eu tar a ver esat delicia e nao estar a comer uma bela fatia:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Gasparzinha, peço-lhe imensa desculpa mas não consigo resistir á tentação de levar esta receita comigo, o aspecto é simplesmente delicioso... uma maravilha!
    Bjkas

    ResponderEliminar
  38. Babalu, é mesmo essa a graça de partilhar receitas: ver estas delícias tb aí em casa!

    Quando fizeres depois conta-me se foi aprovada. :) :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  39. Gasparzinha, cá estou eu para dizer que mais do que aprovada esta tarte está aprovadíssima!!! (Tal como eu já imaginava)Muito obrigada por partilhar!
    Bjkas

    ResponderEliminar
  40. Babalu, que bom que gostaste! :)
    Fico tão contente.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  41. Olá,
    Queria fazer esta tarte, mas gostava de saber primeiro o diâmetro da forma para ver se não fica muito fina.
    Fizeste numa forma de silicone?
    Bjs,
    Sandra

    ResponderEliminar
  42. Olá Samasa!

    Eu uso uma tarteira de 28cm de diâmetro, às vezes uso pirex, outras de silicone, o importante é não ter fundo amovível para o leite não sair.

    Espero que gostes! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  43. Gasparzinha,
    Finalmente fiz esta tua tarte de maçã e ficou uma delícia.
    Levei para casa de uns amigos e não sobrou nada, apesar de haver outros doces.
    Não tirei fotos, mas vou repetir em breve para pôr no meu blog se não te importares.
    Bjs e boa semana
    Moira

    ResponderEliminar
  44. Moira, que bom que fizeste!
    Esta tarte é sempre um sucesso, ainda este fim de semana fiz uma para levar para casa da minha cunhada.

    O Esparguete não a outra por nenhuma outra.

    Vou adorar ver a tarte no teu blog: fico à espera das fotos deliciosas. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  45. Descobri este blog, numa das muitas pesquisas que costumo efecttuar pela net, em busca de novas ideias para receitas, pois adoro cozinhar!!! Desde logo fiquei viciada... todos os dias venho aqui espreitar para ver se há novidades!

    Experimentei esta tarte e é simplesmente divinal!! Muito simples de fazer e muito, muito boa!!!

    ResponderEliminar
  46. Cláudia,
    Fico muito contente que gostes das receitas que aqui deixo no No Soup.
    Esta tarte de maçã é um clássico cá de casa, tão simples e tão boa, é a preferida por muito que experimente outras.
    Obrigada pelo teu simpático comentário.
    :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  47. :)) Não tens nada que agradecer o comentário, porque é mesmo sentido!!

    Também tenho Bimby e foi isso que mais me atraiu no teu blog... foi teres adaptado muitas das receitas tradicionais!

    Vou continuar a acompanhar o teu blog!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  48. Olá!
    Acabei de fazer a tarte que me parece ter um sabor delicioso mas de aspecto está catastrófica...estava a preparar para o lanche que desenformei logo e ficou a parte de baixo colada à forma...buaaaaaaa.... parece-me que devia ter deixado arrefecer primeiro não? :-( Outra coisa que me pareceu é que a minha ficou mais alta e isso também deve ter tido influência no resultado estético.
    Por favor preciso de dicas.
    Obrigada e parabéns pelo blogue tão original...

    ResponderEliminar
  49. Olá Filipa, que pena!
    Eu faço muuuitas vezes porque cá em casa é mesmo a favorita.
    Se for para desenformar, uso uma tarteira de silicone, mas o ideal, e é como faço quase sempre, é usar uma tarteira de louça e servir lá mesmo, sem desenformar.
    Quanto à altura, desde que as maçãs sejam cortadas bem fininhas e fiquem embebidas depois no leite para que cozam, sai sempre bem!
    Espero que com estas ajudas corra melhor para a próxima.
    :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  50. oi!
    Tem um aspecto delicioso! Tenho mm de experimentar esta receita
    Parabéns pelo blog
    Beijocas

    ResponderEliminar
  51. oi a minha tarte esta saindo agora do forno o xeiro ta optimo n colokei as nozes para reduzir um pouco nas calorias

    ResponderEliminar
  52. Carla, bem que eu agora queria sentir esse cheirinho bom! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  53. Olá! Tenho tido os olhos postos neste teu blog durante muitos minutos e posso dizer-te que cansados não estão mas sim e sempre ansiosos por ler mais receitas deliciosas (eles também andam pelo livro).
    Esta tarte e gelado deixaram todos lá em casa deliciados. Os amigos que nos visitaram este fim de semana tiveram a oportunidade de se deliciarem e todos teceram elogios.
    Fiz exatamente como referistes e para cortar a maça bem fininha utilizei o cortador de vegetais da mãe...ficou otima!
    Beijinhos e obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  54. Ana, fico tão contente. Receber os amigos com este carinho e sabor torna os momentos partilhados com eles tão mais ricos. E assim se tecem memórias...
    Obrigada.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  55. olá!! estou ansiosa para testar esta receita! só tenho uma dúvida de principiante: a farinha usada pode ser "farinha para bolos" ou só "farinha"? aposto que a resposta é muito óbvia..mas como não costumo fazer bolos,tartes e doces..nunca sei! obrigada :)

    ResponderEliminar
  56. Catarina,
    Faço sempre com farinha para bolos.
    Para não haver dúvidas, acrescentei a informação aos ingredientes. :)
    Cá em casa adoramos! Espero que aí tb seja aprovada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  57. Olá, o meu pequenão adora maçãs então decidi experimentar a tarte de tua casa, agora passa a ser a de minha casa também, muito obrigado. Com esta receita a tarte é mais rápida de se fazer. O que agrada ao meu filho e claro que a mim também...
    Obrigado Bjinhos

    ResponderEliminar
  58. Olá Susana

    Fiz hoje a tarte que ficou óptima. Todos cá em casa adoramos.

    Bjs da Inês Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês, que bom! E fico sempre tão contente quando experimentam esta tarte, ainda hoje a adoramos cá em casa. :) Bjs

      Eliminar