sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pão de Farinha de Linhaça e Soja

O blog da Rute é único na blogosfera portuguesa. De alimentação saudável a formas alternativas de confeccionar os alimentos, aprende-se muito com as experiência que ela faz e generosamente partilha.

Depois de conhecer a riqueza nutritiva que resulta da combinação da soja com a linhaça, esta receita de pão tinha que ser feita cá em casa.
Segundo a pesquisa por ela feita, a combinação de soja e linhaça contribui para um forte reforço do sistema imunitário. “São excelentes repositores hormonais, combatendo os efeitos da menopausa/andropausa e protegendo contra o cancro da mama e do sistema reprodutor femenino/masculino. A soja com as isoflavonas e a linhaça com os lignanos (são fitoestrogénos, ou seja, estrogénios vegetais).”

Com a bimby, podemos reduzir a farinha qualquer grão que tenhamos à mão, por isso torna-se muito fácil fazer misturas ao nosso gosto, como esta: metade soja, metade sementes de linhaças e, voilá, farinha mix à disposição.
Para quem não tem este recurso, vai surgir no mercado em breve uma farinha integral com estes componentes.

Nutritivo, saboroso e inovador – Rute, o teu pão foi aprovadíssimo!

Photobucket

300 ml de leite (1 copo *)
75 ml de água (3/4 copo)
2 c. chá de mel
1 c. chá de sal
1 c.sopa de azeite
600 g de farinha de trigo T65 (3 copos)
100 g de farinha mix soja granulada + linhaça ( 1 copo)
1 c. sopa de canela em pó
Raspa de 1/2 limão
23 gr fermento fresco ou 1 pacote fermento seco

* medida do copo da MFP
_________________________________________

thermomix_bimby

Coloque 50g de soja granulada e 50g de sementes de linhaça no copo e reduza a farinha: 1 min, vel 5-7-9. Reserve.

Colocar no copo o leite, a água, o mel, o azeite, a raspa de limão e o fermento: 2 min, temp 37º, vel 2.
Junte as farinhas, a canela e o sal: 15 seg, vel 5 + 2 min, vel espiga.
Quando o tempo terminar tape o copo da Bimby com um pano ou transfira para outro recipiente e deixe levedar até dobrar de tamanho.
Molde a massa no formato desejado, aguarde que dobre de tamanho e coza no forno pré-aquecido, com uma tacinha de metal cheia de água no interior.

máquina de pão

Colocar os ingredientes na cuba pela ordem indicada na sua máquina.
Seleccionar o programa "Rápido".

Se preferir, seleccione o programa “Massa”.
Quando terminar, retire a massa da cuba, molde no formato desejado, aguarde que dobre de tamanho e coza no forno pré-aquecido, com uma tacinha de metal cheia de água no interior.

tradicional

Misture a água e o leite, aqueça-os ligeiramente e dissolva o fermento. Misture o mel e o azeite.
Faça um vulcão com as farinhas, a canela, a raspa de limão e o sal. No meio colocar os líquidos misturados. Amassar bem e deixar levedar tapado durante 1h.
Molde a massa no formato desejado, aguarde que dobre de tamanho e coza no forno pré-aquecido, com uma tacinha de metal cheia de água no interior.

Photobucket

Photobucket

Notas:

- Eu dividi a massa ao meio: com metade fiz um pão grande, com a outra metade moldei bolinhas e nós.

- A linhaça moída é mais benéfica do que a semente inteira, pois a sua casca dura é difícil de digerir.

- No caso de fazer mais farinha de linhaça e soja do que a usada nesta receita, atenção que a linhaça moída oxida com facilidade. Guarde-a dentro dum frasco de vidro hermético no frigorífico e tente consumi-la rapidamente.

16 comentários:

  1. Gasparzinha, és a minha salvadora :) Preciso de fazer pão hoje, mas apetecia-me algo diferente e principalmente saudável... Andava aqui à procura e salta-me à vista este teu post! É que é mesmo este... O teu ficou com um aspecto fantástico!

    Também adoro o blog da Rute, tem coisas fantásticas e extremamente inovadoras

    Jocas Grandes

    ResponderEliminar
  2. Estou de boca aberta! O teu pão ficou tão bonito!!! Adorei o formato "passarinho" ou melhor esse enroladinho. As sementes por fora também dão um aspecto especial.

    Fizeste com leite de vaca, certo?

    Tenho de experimentar a tua versão com soja granulada, pois a minha tinha grão de soja. Ainda bem que me alertaste para o pouco elucidativo que estáva esta questão de q tipo de soja.

    Gasparzinha, muitissimo obrigada por tudo: pelas palavras amáveis, pela recriação da receita e por teres relatado os acontecimentos à medida que ias fazendo o pão.

    És muito simpática. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Que bom que gostaste!
    Fico muito contente. :)

    Usei leite de vaquinha, meio gordo.

    Sabes que eu acho sempre interessante a volta que cada um dá às receitas quando as faz na sua cozinha. A mesma receita resulta em coisas diferentes e vai ficando enriquecida com essa recriação.
    É por isso que é tão engraçado partilhar o que vamos fazendo e ver depois em que é que se irá transformar.

    Pelos vistos a Soft tb vai fazer, depois queremos ver como fica!

    Beijnhos e obrigada pelo comentário tão simpático. :)

    ResponderEliminar
  4. Este gostava eu de provar ;)pela diferença de ingrediente, que não são tão comuns.
    Ficou muito fofinho....
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Ah pois queremos ver! Concerteza!

    A Soft é a Filipa? Acho muito positivo as recriações com o toque pessoal que cada um dá.

    A união faz a força como diz a Mary, e muitas experiências resultam, sem dúvida, numa receita divinal.

    Adorei a parceria ;-)

    ResponderEliminar
  6. Comadre te encontrei lá no Rainhas e vim te visitar. Adorei teu Blog e vou adicionar nos meus Favoritos.
    Eu tenho dificuldade em ingerir linhaça, apasar de saber dos benefícios para a saúde, adorei essa receita que vou testar amanhã.
    Beijão pra você e Bom Final de Semana!

    ResponderEliminar
  7. NHAMI... Este pão já tá guardado no meu livrinho... E tem de ser feito...
    Ai tem sim...

    Jocas

    ResponderEliminar
  8. Isa, ficou mesmo bem fofinho, principalmente os mais pequenos.

    Rute, a Soft é a Sofia, sim. Ela tem umas mãozinhas de ouro, aposto que vai sair dali um pão lindo!

    Segredo, que prazer tê-la por cá!
    Fico contente que tenha gostado do blog e fico à espera para saber como correu o pão!
    :)

    Carlinha, Que bom que gostaste. E com a bimby faz-se a farinha num instante! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. gasparzinha,

    Que belo pão,e com soja tenho que experimentar, deve ser bom.


    bjs miga.

    ResponderEliminar
  10. G. que aspecto delicioso, adorei o teu pãozinho :-) e é bem verdade o que dizes sobre a Rute :-)

    ResponderEliminar
  11. Que pao rico, esta' do jeito que eu gosto! Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Muito interessante, não tenho bimby, tenho que esperar por esse mix de farinha integral :)

    ResponderEliminar
  13. Meninas, este pão é bem saudável!
    Ameixinha, se quiseres mesmo fazer, eu faço-te um mix aqui na bimby e envio-te. Mesmo! Não me custa nada. A minha empregada viu-me a fazer e lá foi ela com uma saquinho de farinha mix para casa para fazer na máquina de pão dela. :)

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  14. mas que paozinho mais saudavel. tao bom gasarzinha. ja levo a receita.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Uma pergunta sobre a MFP...como retiram o pão depois de cozido????É que eu estrago frequentemente o pão por causa das pás e por isso ainda nem arrisquei a fazer um bolo.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  16. Nucha, se estiver em casa quando o pão estiver a ser feito, quando a máquina acaba de amassar, abro-a e retiro as pás.

    Se não, logo que o programa acaba, retiro o pão, abanando ligeiramente os encaixes de metal das pás que estão por baixo da cuba. Depois vou abanando a cuba até que o pão se solte. Muitas vezes pão já vem sem as pás (podes untá-las com um bocadinho de azeite antes de colocares os ingredientes na cuba). Se as pás vierem dentro do pão, com uma faca faço um pequeno corte na zona onde eleas estão e depois com o arame que vinha com a máquina introduza dentro da pá e puxo.
    Espero ter ajudado!
    :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar