quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Gelado de ameixa e feijão branco

O Verão já vai lançado e não têm faltado gelados caseiros nesta cozinha. Haja fruta bem madura, perfumada e doce, e temos a festa feita! 

Vão saindo ao improviso dum “mamã, podemos comer gelado ao jantar?”, e para quatro pequenas tacinhas, o acessório picador da varinha mágica dá conta do recado na perfeição. O que não pode faltar: congelar previamente a fruta em pedaços. E, claro, matéria prima no pico do sabor. Junte-se umas colheres de iogurte, um fio de sumo de limão e há gelado na mesa.

  390A1323 
O gelado que trago hoje vem enriquecido pela gordura dos cajus e pela cremosidade do feijão, ideia que quando em tempos vi partilhada pela Diana, me piscou logo o olho. E vem em quantidades certas para ser partilhado numa mesa mais composta - afinal, é Verão e os fins de tarde têm muito mais graça com os amigos por perto.

  390A1313 


Gelado de ameixa e feijão branco

80 g de caju, previamente demolhados por 2h e escorridos 
80 g de bebida de soja 
100 g de pasta de tâmara ou açúcar (ajuste a quantidade a seu gosto)
200 g de feijão branco cozido (1 cháv.) 
800 g de ameixas bem maduras, descascadas 
2 iogurte naturais de soja 


// preparação 

Num processador de alimentos triture os cajus com a bebida de soja até obter uma mistura cremosa.
Adicione a pasta de tâmara, o feijão branco e as ameixas e triture até ficar homogéneo. 
Coloque num tabuleiro e leve ao congelador durante pelo menos 4h. 
Retire do congelador uns minutos antes de finalizar, para amolecer ligeiramente, de modo a que consiga cortar em pedaços. 
Triture a mistura previamente congelada com os iogurtes naturais e sirva de seguida. 
O gelado estará mais cremoso no momento em que é triturado. Se sobrar muita quantidade, recomendo que congele novamente num tabuleiro e repita o processo final quando voltar a servir. Em alternativa, coloque no congelador e retire 20 minutos antes de servir para ficar menos firme.

Nota: 
De forma a obter o melhor resultado, costumo triturar os cajus com a bebida de soja no acessório picador da varinha mágica. Como é pequeno, facilita a trituração de quantidades mais reduzidas. Para os restantes passos da receita uso um processador maior, neste caso, a Bimby.


1 comentário: