quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ovos rotos de batata doce

Se eu gosto de ovos? De todas as maneiras e feitios.
Das coisas melhores que se podem comer... uma gema bem molinha, de ovo caseiro, rebentada com um pedaço de pão. Uns ovos mexidos com pimenta. Um ovo cozido de gema treme-treme com palitos de pão.
Tudo petiscos dos bons!
   photo 0002_zpsdhtbfojk.jpg photo 0003_zpsu9giq1pt.jpg

A versão que tem andado na moda cá por casa ultimamente são ovos rotos.
Com a batata frita trocada por batata doce, assada e salteada, sai do fogão uma frigideira de nos deixar os olhos aos pulos!

Nesta altura do ano tenho muita batata doce da horta, por isso quando uso o forno vou assando-as inteiras, embrulhadas em papel prata, e ficam pronto para serem usadas nas refeições ou pequenos snacks – sim, eu adoro comer batata doce nos lanchinhos a meio do dia.
Para esta receita, cortei-as já assadas, em rodelas e depois em cubos, o que faz destes ovos rotos uma receita super rápida de fazer em dias de semana.

São, pois, uns ovos rotos outonais, chamemos-lhe assim: vamos a eles!


   photo 0004_zpscc2r2cme.jpg


Ovos rotos de batata doce

Serve 2

2 batatas doces médias, em cubos
Azeite
Sal e pimenta preta moída na hora
50 g de chouriço regional de qualidade, às rodelas finas
1 cebola às rodelas finas
2 dentes de alho esmagados
1 jorro de vinagre balsâmico
Oregãos
3 a 4 ovos


// preparação

Aqueça o forno a 180ºC.
Sem descascar, lave bem e corte as batatas em cubos.
Numa taça, envolva-as com um fio de azeite, tempere com sal e pimenta e disponha-as num tabuleiro, bem espalhadas.
Leve ao forno cerca de 20 minutos, até que a batata fique assada, mas firme.

Numa frigideira larga, aqueça um fio de azeite com as rodelas de chouriço.
Junte depois a cebola e os alhos e deixe em lume brando, para caramelizar ligeiramente. Retire e reserve.
Na gordura que ficou, aloure as batatas, até ficarem com uma leve crosta chocante.
Junte a cebola reservada, um jorro de vinagre balsâmico e os orégãos, envolva e deixe mais uns instantes em lume médio.
Por fim, abra os ovos em cima das batatas, e assim que estes comecem a ganhar consistência, envolva tudo e desligue o lume.
Sirva de imediato.
   photo 0005_zpsbvswfl79.png

11 comentários:

  1. Bem bom! Ainda ontem foi o meu almoço, com outros legumes ;-)
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Parece ter ficado delicioso!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Parece-me maravilhosamente! Já tenho jantar para hoje! Só me falta comprar a batata doce :-)
    Beijinho
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! E nesta altura do ano a batata doce está mais saborosa que nunca, faz muita diferença ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Adoro ovos rotos com qualquer coisa. :-)
    Ficou com óptimo aspecto, assim com as batatas doces.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/11/marmelada-e-geleia-kizomba.html

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz ovos rotos! Adoro ovos e adoro a sua combinação com batata-doce, este prato parece-me uma ótima ideia :) O aspeto está muito bom :D

    ResponderEliminar
  6. Parece-me delicioso! Acho que esta semana vamos ter ovos rotos cá em casa 😀

    ResponderEliminar
  7. Nunca comi ovos rotos, nem nunca ouvi tal coisa. Estamos sempre a conhecer coisas novas ;) Parece-me muito bem o seu pratinho, está bem apetitoso. :)

    Bjinhos
    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  8. Nunca comi ovos rotos, mas adoro ovos, adoro batatas, adoro tudo deste post. Tenho de fazer definitivamente!!!

    http://www.petisconamesa.com/

    ResponderEliminar