terça-feira, 19 de maio de 2015

Sopa de favas e funcho

Da horta já me chegam as favas, uma temporada sempre tão curta e, por isso mesmo, tão festejada.
Os clássicos são inevitavelmente revisitados e a primeira colheita tem destino certo - ser saboreada em casa dos meus pais - porque não há melhores honras à Primavera hortícola que as favas guisadas da minha mãe. Ahh, tão boas!
   photo 0001_zps9mker4os.jpg photo 0002_zpssuhxgbp1.jpg

Depois tento sempre aproveitar para experimentar alguma receita nova, porque tê-las assim, na máxima frescura e sabor, é outra coisa. 

As últimas que trouxe deram em sopa, e emparelhá-las com funcho é delícia certa e prato limpo ao sair da mesa. 
Neste iô-iô de temperaturas das últimas semanas, calham-nos agora dois dias mais frescos, mesmo a jeito para um sopa quente. 

Cá vem ela, favas e funcho e não precisamos de mais nada para fazer a festa.


   photo 0003_zpsujnio5go.jpg 


Sopa de favas e funcho 

1 bolbo de funcho 
Azeite 
400 g de favas frescas (ou congeladas) 
1 L de água 
Sal e pimenta preta moída na hora 
Sumo de ½ limão 


// preparação tradicional 

Corte o funcho em rodelas finas e refogue-o em azeite, até que amoleça. 
Adicione as favas, cubra com a água e coza tapado em lume brando até que fiquem macias, cerca de 30 minutos. 
Tempere com sal e pimenta, regue com o sumo de limão e triture até obter um puré cremoso. Rectifique os temperos e a consistência, tendo em conta que engrossará muito depois de arrefecer. 


// preparação robot de cozinha (bimby_thermomix) 

Coloque no copo o funcho e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 6 min/Varoma/vel 1. 
Adicione as favas, cubra com água e coza 40 min/100ºC/ vel 1. 
Tempere com sal e pimenta, junte o sumo de limão, programe 2 min e vá progressivamente até à vel 7. 
Rectifique os temperos e a consistência, tendo em conta que engrossará muito depois de arrefecer.

     photo 0004_zpsuf2evezz.jpg

5 comentários:

  1. Eu tenho comido bastantes, quando a minha avó faz arroz. Essa sopa parece-me uma bela ideia :D

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi sopa de favas.

    Fiquei curiosa com o sabor.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/tranca-brioche-doce.html

    ResponderEliminar
  3. Devia ter-me rendido às favas logo em pequena, mas há gostos que só chegam com o tempo. Por aqui não há, só ervilhas e congeladas que também casam bem com funcho, esse legume tão carismático :-)
    Bela sopa sazonal!
    Beijo grande com saudades!

    ResponderEliminar