segunda-feira, 5 de maio de 2014

Doce de morango e laranja. Finalmente Primavera!

 photo 001_zps74544ada.jpg

Não me faz sentido de outra maneira.
Morangos em Fevereiro? Sim, eles andam pelas prateleiras do supermercado o ano todo, mas se há fruta que absorve tóxicos como esponja em água, são eles.
Esta é uma das coisas que mais me espanta nos modismos da comida saudável. Sementes, farinhas, açúcares e óleos xpto’s, porque a saúde e tal e tal, mas depois é vê-los na companhia de frutas fora de época, cheias de químicos, porque, afinal, uma receitinha com morangos enche sempre o olho ;)
Já não falando do sabor... ou na falta dele.

Pois prefiro continuar a espreitar por eles apenas Primavera adentro. Costumo seguir a máxima de que só quando os braços espreitam fora das mangas é que os morangos nos chegam com tudo a que temos direito.

E cá estão eles! Finalmente, calor e morangos, dos perfumados e saborosos.
   photo 002_zps81f714f1.jpg photo 003_zpsea80fe36.jpg

Como são a fruta favorita do Ricardo, faço sempre um bom stock na arca da minha mãe, que nos permite batidos e afins durante o Inverno. Dá para ir matando a saudade.

Agora que chegam em força e esplendor, não falham no frigorífico uns frasquinhos de compota para o pão, os iogurtes, as panquecas e os gelados
Muitas vezes, na mesma empreitada, divido em duas partes e aromatizo só no final, de diferentes maneiras: manjericão, tomilho ou hortelã, baunilha, limão, laranja... é ir experimentando combinações porque com morangos, acho que tudo vai bem! 

Como faço sempre o doce com pouco açúcar, prefiro quantidades mais pequenas, que conservo no frigorífico e quando acaba, faço mais. É que não custa mesmo nada ;)

   photo 004_zps3df1f686.jpg 

Doce de morango e laranja 

800 g de morangos 
Sumo e raspa de ½ laranja 
200 g de açúcar amarelo 


// preparação tradicional 

Coloque num tacho os morangos partidos em quartos, o sumo e a raspa de laranja e o açúcar e leve ao lume até levantar fervura. 
Reduza a temperatura e deixe em lume brando, retirando a espuma que se possa eventualmente formar. 
Deve demorar aproximadamente entre 30 a 40 minutos a ganhar ponto. *
Triture e leve novamente ao lume apenas até levantar fervura. 
Deite o doce em frascos de vidro esterilizados e, depois de arrefecer, conserve no frigorífico.
   photo 005_zps8aba6d56.jpg

// preparação robot de cozinha (bimby_thermomix) 

Coloque no copo os morangos, o sumo e raspa de laranja e o açúcar e triture 5 seg/vel 7. 
De seguida programe 40 min/Varoma/vel 1, substituindo o copo medida pelo cesto. Verifique a consistência e, se necessário, programe mais 5 minutos, na mesma temperatura e velocidade (dependendo da qualidade dos morangos, poderão ter mais ou menos água e daí ser necessário ajustar o tempo para obter o ponto desejado*). 
Deite o doce em frascos de vidro esterilizados e, depois de arrefecer, conserve no frigorífico. 


Notas: 
* Para confirmar o ponto, coloque um pouco de doce num prato. Passe com as costas de uma colher e verifique se o risco formado se mantém, o que confirma o ponto alcançado (deve demorar cerca de 30 a 40 minutos). 

 
* Este doce leva muito pouco açúcar, pelo que deve ter em atenção que além de ter que conservar no frigorífico, será de duração mais curta do que os doces com maior percentagem açúcar.

   photo 006_zpsd04bdf7e.jpg

28 comentários:

  1. Também sou adepto da tua máxima! É os morangos e os tomates, fora da sua época esquece! E já tenho saudades de sentir o seu verdadeiro sabor. Consigo sentir o aroma a primavera nesse frasquinho de doce! beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não? Não há nada como tomate maduro e sumarento, acabado de apanhar na horta! Epá, até sonho com ele. eheheh :)

      Eliminar
  2. Os morangos este ano estão deliciosos, imagino a delicia que ficou esse doce

    ResponderEliminar
  3. Moranguinhos são bons mesmo por esta altura :) E estou doida que cheguem as cerejas também, adoro!!
    Gostei da junção da laranja, parece-me muito bem!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb eu, Xana! Este fim de semana já vi à venda do Fundão, mas vou esperar mais um bocadinho. Gosto tanto, tanto e a época é tão curtinha. Estes pequenos prazeres da Primavera são mesmo de aproveitar ao máximo. :) Um bj

      Eliminar
  4. Concordo plenamento contigo Susana: não percebo como é que não nos questionamos o que é que implica ao meio-ambiente e à nossa saúde consumir fruta e hortaliças fora de época todo o ano...e as crianças daqui a uns anos nem vão saber que o morango é um fruto da primavera, assim como o tomate no verão e por aí fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pena mesmo. Acima de tudo, priveligio a qualidade do que como, é tão fácil comer bem se estivermos informados e procurarmos o que a natureza dá. ;) E, ainda por cima, além de mais saudável, é mais saboroso: só vantagens!
      Mas posso esperar para que chegue o tomate :)

      Eliminar
  5. também tento comer apenas os frutos e vegetais da época, o sabor é completamente diferente,
    adoro morangos, o sabor, a cor, o cheiro, tudo!
    este doce é mesmo á minha medida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste! E é mesmo isso, nada como o cheirinho de uns morangos cheios de sabor. :) Um beijinho.

      Eliminar
  6. Que belo docinho!
    Cá em casa já fiz de morango com maçã, e morango com baunilha.
    Gostei da sugestão da laranja, a ver se experimento ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Morango e maçã é das minhas combinações favoritas para fazer gelatina, eheheh Foi a que ficou no Velocidade Colher. E agora que falo nisso, e gostanto tanto também de gelatina de laranja, hei-de experimentar esta dupla, morango e laranja, tb em versão gelatina.
      Morango com baunilha é tão bom!! Enfim, morango é sempre um convite para sabores de festa.
      Um bj

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Arregaça as mangas, isto faz-se num tirinho e é uma delícia! Pões a Mafi de ajudante ;) eheheh

      Eliminar
  8. Que bom aspeto!
    Relativamente às frutas fora da época, isso é bastante mau mas, não querendo desculpar com comparações, até porque não costumo comer morangos antes do tempo, também a carne, frutas da época, leite, etc, estão cheios de hormonas/químicos que não fazem bem nenhum... Mas é verdade, os morangos são das piores frutas nesse sentido!
    Eu acho que os morangos são das frutas mais bonitas que há! Trazem uma certa alegria, não sei :P Até gosto, mas não é a minha fruta preferida. Uma altura bebi um batido de morango e banana mesmo horrível :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, é mesmo impossível uma alimentação totalmente livre de químicos, mas sem nunca cair em fundamentalismos, longe disso, procuro sempre fazer as escolhas de forma mais informada e consciente possível. Pelo menos naquilo que está ao alcance do meu conhecimento. Isso também na carne, frutas da época, leite, peixe, em tudo isto é possível escolher e, principalmente, manter alguma coerência nessas escolhas.
      Infelizmente, algumas vezes a questão do preço torna algumas coisas inacessíveis, mas isso já são contas de outro rosário ;)
      O que dizes é que é certo, certinho: morangos docinhos e perfumados só podem trazer alegria!
      Um beijinho :)

      Eliminar
  9. Espero comer muitos sumarentos! Adoro morangos e doce de morango, mas aqui aproveito o que a natureza dá e o doces são de frutas tropicais. Que não têm apenas uma época devido ao clima, mas várias o que é bom! Todos os anos congelava quilos de tomate italino/chucha na sua época, além dos molhos claro :)
    Beijo e até breve ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vai, ai vais, vais! :)
      Fazes tu bem em aproveitar as tantas coisas boas que por aí tens. É natural que sentir falta dos sabores que sempre nos alegraram o paladar, mas tu sabes bem tirar partido da diversidade que tb encontras por aí ;)
      Bj grande.

      Eliminar
  10. Yum! Estou contigo nessa coisa dos morangos fora de tempo. ;) Os primeiros desta temporada comi-os há 15 dias e este fim-de-semana também fiz doce de morango. Mas o meu foi com ruibarbo e tomilho-limão. É mesmo o anunciar da Primavera!

    beijos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Gosto tanto da combinação do morango com ruibarbo, mas o tomilho limão deve dar-lhe um twist fabuloso. Guarda-me uma colherzinha! :)
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  11. Uma compota de babar e as fotos... o de sempre, nem tenho palavras!
    Tens que me ensinar... ;-)
    Tenho morangos no congelador... aqui está uma ideia deliciosa.
    Beijinhos e continua a presentear-nos com estas recipes fabulosas.
    CláudiaV

    ResponderEliminar
  12. Agora sim estão deliciosos e saborosos...!!! E assim essa compota parece-me perfeita!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. De facto comer frutas fora de época tem que se lhe diga. Mas a verdade é quando ficam disponíveis no mercado, os consumidores esfregam a barriga de contentes. Para os morangos, guio-me pelos plantados na minha varanda: só agora começam a nascer e amadurecer, portanto só agora é que de facto me atrevo a comprá-los no mercado.
    Mas há uma coisa que não resisto a comer durante todo o ano: tomates-cereja!

    ResponderEliminar
  14. O sabor da fruta e dos legumes da época não se compara com esses todos que vemos no supermercado. Cá em casa os meus rapazes adoram morangos, mas como só compro biológico, os morangos têm surgido ainda aos pouquinhos, e por isso a vontade de os comer ainda está muito longe de ser satisfeita :)
    Há pouco tempo atrás, fiz um doce rápido de morangos e laranja e adorei, é realmente uma combinação perfeita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que maravilha :p

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Olá Susana, também concordo, os morangos do supermercado fora de época é do pior! Eu só compro dos moranguinhos dos produtores locais no mercado. Doce de morango é também o meu favorito! Faço sempre uns quantos frasquinhos! Muitas vezes faço também uma compota rápida que guardo também no frigorífico para juntar aos iogurtes. Adoro! Bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Agora sim sabem bem. Também são a minha fruta preferida e esse doce de morango com o toque da laranja deve ser maravilhoso! Não há nada melhor que doces e compotas caseiras...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que beleza de doce.
    Sabes, o ano passado eu que andava grávida das minhas 2 bailarinas - logo o desejo era a dobrar - só me apetecia morangos e melancia e não comi um único morango nem uma única fatia de melancia que me soubesse a real... não sabiam a nada. Mas este ano... ui... já tirei bem a barriguinha da miséria :D

    ResponderEliminar