quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ricota com coentros.

 photo 005_zps1a6d4819.jpg  photo 006_zps11b5f7a3.jpg


E eu chego e sento-me ao lado da primavera. 
Diz Ruy Belo, em "Povoamento", um poema lindo. 


Ela tem andado tão fugidia. Já são muitos meses a adiar trabalhos ao ar livre e a ginasticar a agenda sempre a fugir da chuva. 
Penso nas camélias de Sintra. É isso, vou pensar nas camélias de Sintra, numa tarde solarenga e primaveril. 

E vou fazer numa ricota bem suave, com ervas frescas. Vou pensar na Primavera.

   photo IMG_3791_zpsa83be29b.jpg 


Ricota de coentros 

Rende aprox. 1 chávena e meia: 

1 L de leite, de preferência leite gordo, do dia 
2 c. sopa de sumo de limão ou vinagre 
1 c. sopa de coentros picados (ou outra erva a gosto) 
Sal a gosto – opcional 


// preparação 

Numa panela, aqueça o leite em lume médio, sem deixar ferver (90ºC). 
Se usar um robot de cozinha/Bimby, programe 8 min/90º/vel 1. 

Misture então o sumo de limão/vinagre e os coentros e deixe repousar durante 10 minutos, ou até que se formem coalhos. 
Forre um escorredor ou o cesto da Bimby com uma gaze ou um pano de algodão fino. 
Com uma escumadeira, remova os coalhos do leite e coloque-os cuidadosamente no escorredor. 
Deixe assim entre 5 minutos a 1 hora, conforme queira uma ricota mais cremosa ou mais seca e granulada. 
Tempere com sal a gosto. 
Transfira a ricota às colheradas para um recipiente de cerâmica ou vidro, tape e guarde no frigorífico até 1 semana. 

Muitas vezes, quando faço para usar em saladas e massas, retiro os coalhos com a escumadeira para um pano e uso logo de seguida. 

* Depois de retirar os coalhos, pode voltar a aquecer o restante leite e adicionar mais vinagre. Deixe repousa novamente e obterá mais coalhos.


28 comentários:

  1. Já fiz a tua receita de ricota e adorei.
    Com certeza que também vou adorar esta, pois leva a minha erva aromática de eleição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Fátima. Experimenta então com coentros, fica ainda melhor ;) Um beijinho

      Eliminar
  2. É assim tão simples? :) Vamos a isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Cristina! Experimenta, é um vapt-vupt, nada trabalhoso. Um beijinho para ti :)

      Eliminar
  3. Tenho que experimentar,....adorei a receita,...super simples, fácil e delicioso concerteza!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha. Tão simples... e tenho um lindo ramo de coentros a perfumar a casa, este ricotta vai ser a minha tarefa para o feriado :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, esse ramo pode ter aqui um destino feliz! Ou pelo menos parte dele ;)
      Espero que tenhas um feriado delicioso. Um beijinho!

      Eliminar
  5. Nunca arrisquei fazer ricota em casa... mas acho que desta vez os coentros convenceram-me ;) Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então depois de fazeres, conta-me o que achaste. Acho que vais ficar fã! :) Um beijinho

      Eliminar
  6. Até à uns tempos atrás não apreciava coentros, agora não me farto deles :) Eu já gosto de ricota, mas assim perfumada ainda deve ser melhor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como adoro coentros, nunca me canso deles. Espero que tenhas oportunidade de experimentar a ricotta e que gostes. Um beijinho

      Eliminar
  7. Simplicidade num prato é das coisas que mais adoro! Por isso adorei este teu post, um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ela aqui é mesmo rainha! Que bom que gostaste. :) Um beijinho

      Eliminar
  8. Lindas imagens :D

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Apetece sempre fotografar estes pedacinhos de Primavera!

      Eliminar
  9. Respostas
    1. É verdade, e podemos ir brincando com as ervas e dar-lhe uns aromas diferentes. :) Um bj

      Eliminar
  10. Que bom aspeto, e simples, ainda por cima! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito simples e muito bom! É uma frase que me conquista sempre ;)

      Eliminar
  11. Hum... Adoro estes queijinhos feitos em casa! E se levar coentros melhor ainda!
    Acho que vou fazer por estes dias ;-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Obrigada por mostrares tão bem a minha Primavera :)
    E a receita a condizer, leve e fresca, perfeita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás quase a poder deliciar-te com ela ao vivo e com as cores que guardas na memória! :)
      Um beijinho.

      Eliminar