terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Isto congela tão bem!

Já faz uns meses que aceitei um convite da Iglo para uma conversa sobre um tema que me interessa muito: congelados.
Como tenho sempre legumes frescos da horta dos meus pais e rotinas que me possibilitam comprar produtos frescos todos os dias, a escolha entre fresco/congelado é fácil para mim. Mas quando a escolha é entre legumes congelados/legumes velhos no frigorífico, acredito que muitas vezes nos sintamos um pouco confundidos entre os benefícios reais e os preconceitos que vamos adquirindo. 

Foi por isso que logo ao ler o email, não tive dúvidas em dizer que sim. E lá fui passar uma manhã de sábado à conversa com a Drª Zélia dos Santos (Presidente da Associação Portuguesa de Dietistas) e a Drª Mónica Pitta Grós (dietista no Hospital D. Estefânia).
O encontro foi marcado no Vintage Lisboa Hotel, que não conhecia, mas que recebeu a comitiva de bloguers com um pequeno almoço dos bons, perfeito para dar o pontapé de saída à conversa.

As receitas que partilho aqui no No Soup são aquilo que comemos cá em casa.
Actualmente temos, felizmente, um acesso tão fácil à informação que, em havendo vontade, só depende de nós que sejam o mais saudáveis possível, variadas e nutritivas. Penso sempre mais na saúde do que nas calorias e hoje em dia, aquilo que comemos, aquilo que cozinhamos, é resultado das escolhas que fazemos.
A melhor maneira de fazer estas escolhas de forma consciente é procurar informação. Ler. Não só receitas, que muitas vezes não são mais do que fotografias bonitas, mas perceber o que é que precisamos para ser saudáveis e ir por aí.

É certo que precisamos de legumes. De fruta. De proteína animal (pelo menos eu preciso, porque não sou vegetariana). E na correria do dia-a-dia, poucos são os que têm possibilidade de comprar tudo isto fresco, para cozinhar no momento.
Muitas vezes o que acontece? Faz-se um stock semanal de legumes e fruta para toda a semana que, quando chegam verdadeiramente a ser usados (quando chegam...) já perderam muitos dos seus nutrientes.

E é aqui que vale a pena olhar para os congelados. Porque se forem produtos de qualidade, congelados no auge da frescura e recorrendo aos métodos adequados, acabam por ser cozinhados em nossa casa em muito melhores condições do que os que compramos viçosos no mercado e chegam ao prato seis dias depois.

E depois há a gula... confesso-me pecadora!
A minha cozinha ficaria certamente mais triste se só pudesse cozinhar ervilhas na Primavera (ai, estão quase, quase aí!!!). E framboesas. E tantas coisas mais que, congeladas, nos permitem comer as estações do ano também fora de época, sem perder sabor e valor.

Ter consciência da importância da diversidade alimentar, de experimentar os mesmos ingredientes cozinhados de formas diferentes, de promover uma alimentação equilibrada, mas não radicalmente restritiva, é vital.
Sem fundamentalismos, é nisto que acredito. Para nós adultos e para as crianças, que têm nos primeiros dois a três anos de vida um período determinante da sua educação alimentar.

É este o caminho que tento seguir, mas cabe a cada um fazer as suas escolhas. Mas façam-nas com convicção e não porque as sementes xpto se tornaram moda. Procurem informar-se, perceber a composição dos alimentos (uso muito esta tabela) e, claro, cozinharem as vossas refeições, fazendo-o com ingredientes da melhor qualidade possível. 

Depois da conversa, foi esse o nosso propósito: invadimos a cozinha do hotel e todos demos uma ajudinha nos últimos preparativos do almoço.
   photo 001_zps13fa7771.jpg photo 002_zps45824e90.jpg  photo 003_zps8e65c01e.jpg  photo 004_zps42e96867.jpg  photo 005_zps1bb45982.jpg  photo 006_zps578dede6.jpg
As fotos em que apareço foram cedidas pela organização 


Falo disto hoje porque quando chegámos de Sevilha fomos recebidos por um frigorífico pouco recheado... Um quarto de couve roxa, uma couve coração da horta e pouco mais. Ora, depois de três dias a tapear à grande, apetecia-me, mais que tudo, o que sempre quero quando passo alguns dias fora: uma sopinha caseira!

Um saco de ervilhas salvou a sopa e outro de miolo de camarão deu o mote para esta salada.
Pelo sabor de tudo, tinham congelado mesmo bem, lol!


   photo 007_zps2ddc9037.jpg 


Salada de camarão e coleslaw

150 g de couve coração, cortada em quartos
150 g de couve roxa, cortada em quartos
20 g azeite
4 dentes de alho
300 g miolo de camarão
1 c. sopa de vinagre balsâmico
Sal
Pimenta preta moída na hora
Duas mãos cheias de coentros


// preparação tradicional

Pique as couves finamente.
Aqueça o azeite com os alhos esborrachados e salteie o camarão rapidamente, apenas até mudarem de cor.
Envolva o camarão e o azeite com a couve e o vinagre e tempere com sal e pimenta.
Sirva polvilhado com coentros.


// preparação robot de cozinha (bimby_thermomix)

Coloque os coentros no copo e pique 2 seg/vel 7. Retire e reserve.
Coloque a couve coração no copo e pique 4 seg/vel 5. Retire e reserve.
Coloque a couve roxa no copo e pique 4 seg/vel 3. Retire e reserve.
Coloque o azeite e o alho no copo e pique 3 seg/vel 5 e de seguida refogue 2 min/Varoma/vel 1.
Adicione o miolo de camarão e programe 4 min/Varoma/vel colher inversa.
Retire, envolva o camarão e o azeite com a couve e o vinagre e tempere com sal e pimenta.
 Sirva polvilhado com coentros.


4 comentários:

  1. Bela salada! Eu uso frequentemente legumes, peixe e carne congelados, porque não faço compras todos os dias. Mas também procuro consumir todos os dias produtos frescos, portanto acabo por fazer um mix.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acaba por ser uma ajuda para quem não tem tempo de fazer compras de frescos durante a semana, é inegável. ;) Que bom que gostaste da salada! Um beijinho.

      Eliminar
  2. Bom dia,

    Ontem fiz esta salada, e como eu costumo assinalar nos meus livros de culinária :) - testada e aprovada :).

    Beijinhos e obrigada pela partilha
    Helena Antunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Helena, fico tão contente! :) :) Obrigada pelo feedback, gosto sempre tanto quando recebo comentários de quem já experimentou as receitas. Um beijinho :)

      Eliminar