quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bolo do Starbucks de Chocolate e Canela com Crosta de Açúcar

Crosta é uma palavra mágica que me atiça a gula, não há como negar. :)
E convenhamos que este é daqueles bolos cujo nome é infalível: temos que provar.
Eu fiz e realmente só provei mesmo, porque depois de fatiado e colocado na mesa, quando dei por mim havia nadinha de nadica! :)



110g de manteiga, à temperatura ambiente
300g de açúcar
3 ovos
150g de farinha
60g de cacau
1 colher chá de canela
½ colher chá de sal
½ colher chá de bicarbonato de sódio
¼ colher chá de fermento para bolos
½ chávena (120ml) de buttermilk *
2 colher sopa de água
1 colher chá de essência de baunilha

Crosta:
80g de açúcar amarelo
½ colher chá de canela
½ colher chá de cacau

_________________________________________

thermomix_bimby

Aqueça o forno a 180ºC.

Coloque no copo a farinha, cacau, canela, sal, fermento e bicarbonato: 5 seg, vel 5. Reserve, podendo fazê-lo na forma que irá usar.
Bata a manteiga, o açúcar e os ovos: 4 min, vel 4.
Misture a água e a baunilha ao buttermilk.
Marque 4 min, vel 3 e vá adicionando alternadamente pelo bucal a mistura de farinha e a de buttermilk, começando e acabando com a primeira.

Deite a massa numa forma de 22x13cm, já untada e enfarinhada.

Numa tacinha, misture os ingredientes da crosta: o açúcar, a canela e o cacau. Espalhe pela superfície do bolo.

Leve ao forno por 40 a 50 minutos, até que passe no teste do palito.
Deixe arrefecer por 10 a 15 minutos, depois passe uma faca pela borda e desenforme.
Deixe arrefecer totalmente antes de partir.

tradicional

Aqueça o forno a 180ºC.

Bata a manteiga e o açúcar.
Adicione os ovos um a um, esperando que o último esteja completamente incorporado antes de juntar o seguinte.
Numa outra taça, peneire a farinha, o cacau, a canela, o sal, o fermento e o bicarbonato.
Misture a água e a essência de baunilha com o buttermilk.

Vá adicionando alternadamente aos ovos a mistura de farinha e a de buttermilk, começando e acabando com a primeira.

Deite a massa numa forma de 22x13cm, já untada e enfarinhada.

Numa tacinha, misture os ingredientes da crosta: o açúcar, a canela e o cacau. Espalhe pela superfície do bolo.

Leve ao forno por 40 a 50 minutos, até que passe no teste do palito.
Deixe arrefecer por 10 a 15 minutos, depois passe uma faca pela borda e desenforme.
Deixe arrefecer totalmente antes de partir.



Notas:

* Para preparar o buttermilk, misture meia chávena de leite com meia colher sopa de sumo de limão ou vinagre e deixe repousar até coalhar.

Fonte – Receita do chef Marcus Samuelsson, retirada do blog “Baking Bites”.

49 comentários:

  1. esta irresistível essa cobertura
    que boa.
    eu ca adoro bolos com cobertura como essa.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esse bolo ficou qualquer coisa e deve ser delicioso.
    Acho que o vou fazer neste fim de semana prolongado
    Não sabia da dica do butter milk

    ResponderEliminar
  3. Bem, já vimos que conseguimos desvendar os segredos do Starbucks e tenho a certeza que caseiro é bem melhor. Acho que o destronávamos não?? ahahahh
    Se esse for tão bom quanto aquele swirl que fiz olha.. faço-o e nem ofereço para não acontecer o mesmo que a ti. : P
    beijocas

    ResponderEliminar
  4. Bem... este bolo tem tudo de bom!! Tenho que levar a receita para um destes dias ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  5. Meninas, é mesmo muito bom!
    Margarida, eu já fiz esse do swirl, logo depois de o teres publicado no figo.
    Gostei, e muito, tanto que quando vi esta receita pensei logo que devia ser da mesma cepa e não perdi tempo para o comprovar. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Pelo aspecto ... acho que vou cair em tentação este fim de semana!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Amiga, mas isso deve ser muito bom.
    Quando fizer como logo 2 fatias para não acontecer o mesmo que a ti. ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Só pode mesmo ser uma delícia!!bjinhos

    ResponderEliminar
  9. tenho água na boca.........hummmmmmmm
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu levo o café com leite e tu... umas fatias de bolo!!!
    Essa crosta deve saber tão bem... este bolo eu tenho que fazer!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Realmente este bolinho tá com um aspecto irresistivel!!!
    E a recita já cá vai comigo, porque fiquei com água na boca!!!
    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Uma receita à qual não se passa indiferente, com esse aspecto tão pecaminoso e delicioso!!!!!
    Tenho que experimentar!

    ResponderEliminar
  13. gente!
    eu ando numa mania de chocolate e essa me parece uma ótima receita para testar!

    beijos!

    ResponderEliminar
  14. Mas que maravilha de bolinho nos presentei-as hoje. Realmente o starbucks tem bolos fantasticos. E este se e possivel reproduzir em casa e melhor ainda.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  15. Isto devia ser proibido ... ja não vai ser este fim de semana que começo a dieta ... lol

    ResponderEliminar
  16. tenho de experimentar com urgência esta delícia!!
    beijinho e bom FDS prolongado!

    ResponderEliminar
  17. Ora bem, há crostas e crostas. Se forem de açúcar também me aguçam a gula :) Este bolo tem mesmo boa cara!

    ResponderEliminar
  18. Eu tb adoro bolos com crosta, bem americanos e bons :D ficou lindo :*

    ResponderEliminar
  19. Ficou com um aspecto irresistível...não admira que desaparecesse logo da mesa...

    Bjos

    ResponderEliminar
  20. Menina, essa foto tá um pecado!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Nossa, que aspecto maravilhoso, quero um pedaço! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Q bolo lindo...
    O aspecto é mesmo convidativo a cortar uma fatia...
    Pena q n consigo daki de onde o estou a ver HEHEHE...

    ResponderEliminar
  23. Já copiei, vamos ver quando faço esta delícia, bjs.

    ResponderEliminar
  24. Gasparzinha amiga
    Manda lá uma fatia,eu gosto de tudo nesta receita.
    Boa viagem e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  25. Já comia um bocadinho de cada! Começava na pizza e terminava no bolo de chocolate. Mas infelizmente é só miragem e na realidade estou a jantar uns cereais com leite de soja e frutos vermelhos desidratados. Também não é mau!

    vejo que continuaste a publicar excelente iguarias durante a minha ausência. Dá mesmo gosto rolar o rato pelos artigos.
    Bjokas!

    ResponderEliminar
  26. Este bolo pede mesmo para ser feito! Que delicioso aspecto! Bom e sendo de chocolate nada a dizer, né? Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Uau, fui olhando a foto deste bolo e salivando! Que perfeição!
    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  28. Experimentei esta receita, mas fiquei um pouco desiludida.... o bolo partiu por todo o lado, deixava migalhas cada vez que se tocava nele e o sabor não me convenceu. Não sei se fiz alguma coisa de errado....

    ResponderEliminar
  29. Luísa, que pena...
    Terá sido do formato da forma? Eu já fiz o bolo há algum tempo, mas lembro-me que não usei a farofa toda da cobertura. Se calhar acumulou-se muita farofa e por isso é que se esfarelou.
    Eu gostei muito do sabor e ainda há pouco recebi um email de uma leitora a dizer que tinha feito e gostado muito do sabor.

    Tenho pena que não tenha correspondido à expectativa...

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  30. Não podia passar por aqui, ver essa receita e sair ilesa. Babei!! Que vontade! Mas já copiei a receitinha e quero fazer logo, logo. Não fica muito doce, não?

    ResponderEliminar
  31. Tb fiz a delicia este fim-de-semana. A cozinha ficou com o cheirinho divinal. Na hora de comer hum todos gostaram e ninguém reclamou. Não tive nenhum problema como a Luísa Alexandra.

    Irei repetir a receita de certeza.
    Obrigada pela partilha,
    Beijinhos,
    Susete

    ResponderEliminar
  32. Estou completamente fascinado com as tuas sobremesas que nem sei por onde comentar! Enfim, apetece comer e fazer tudo!! Esta então.. como tu..bastou o ''crosta'' no titulo para despertar o interesse automatico! De novo, parabens pelo blog e pelas receitas mito bem adaptadas, tanto para a nossa lingua como para a nossa bimby.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Estou com grande vontade de fazer este bolo, tem cá um aspecto... só precisava é que me elucidasse sobre o buttermilk... fazemo-lo, e quando colahar tira-se o coalho e e junta-se à receita o liquido? muito obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  34. O buttermilk, depois de coalhar, usa-se tudo.
    Espero que gostes! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Olá Susana quero experimentar este bolo mas não sei o que é bicarbonato de sódio:( santa ignorância...pensava que era fermento normal:(
    MICOL

    ResponderEliminar
  36. Olá Micol, o fermento químico, tipo royal, tem como um dos seus constituintes o bicarbonato de sódio, além de outras substâncias. Um e outro são ambos levedantes, mas reagem de forma diferente quando na rpesença de determinados ingredientes como iogurte, leite e iogurte.

    ResponderEliminar
  37. Susana, não encontro bicarbonato de sódio:( é mesmo necessário?

    ResponderEliminar
  38. Micol, em inglês é baking soda.
    Mas experimenta sem ele, pode ficar um bocadinho menos fofo, mas ficará bom de certeza à mesma. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  39. Eu já tinha procurado em inglês e alemão mas a única coisa k encontro é o fermento, tenho k perguntar no supermercado....acabei por fazer o cheesecake brownie, que é precisamenta receita k eu já fazia antes de ter a bimby:))mas com nozes:)
    Obrigada Susana...bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  40. Susana,
    Fiz o bolo ontem que estava nas minhas receitas "a experimentar" e adorei!
    A forma de bolo inglês que utilizei era baixa de mais e então acabei com meio bolo que escorreu para o tabuleiro de baixo, mas também se aproveitou:) A crosta é suposto ficar compacta? A minha esfarela-se um pouco quando parto as fatias..é mesmo assim?
    Obrigada por todas as receitas!

    Filipa
    www.welc-home.blogspot.com

    ResponderEliminar
  41. Filipa que bom que experimentaste. Adoro este bolo! :)
    A crosta é mesmo assim, acaba por ser meio esfarelenta.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  42. Susana
    Levei a receita e ADOREI!! Que maravilha! Aconteceu-me o mesmo que à Filipa, como usei forma de bolo inglês, tbm entornou um bocadinho mas nada de especial.
    Achei divinal!
    Muito obrigada pelas ideias com que nos brindas e que abrilhantam estes dias cinzentos!
    É só mesmo o que apetece, o sofá, um livro, um cházinho e um bolinho deste calibre!
    Bjs
    Sandra Marujo

    ResponderEliminar
  43. Que bom que gostaste, Sandra!
    Este fim de semana esteve mesmo com cara de bolo, que boa ideia a tua, há tanto tempo que não faço esta delícia.
    :) Bjs

    ResponderEliminar