sábado, 31 de outubro de 2009

Crumble de Abóbora e Peru


Fonte: http://myvintagevogue.tumblr.com

Para mim, 31 de Outubro é apenas o último dia do mês, mas eu sei que a maioria das pessoas agora festeja o Halloween com grande entusiasmo, festa e muita abóbora!
Confesso que eu fico-me apenas pela abóbora.
Ou melhor, com a Janet Leigh aqui em cima, dentro de uma abóbora. :) :)

A temporada de abóbora no No Soup vai ser longa, a não ser que alguma bruxinha faça desaparecer as lindas abóboras colhidas pelo meu pai. :)
Espero que gostem.



Para 3 pessoas

1 cebola
2 dentes de alho
2 rodelas de chouriço
Azeite
350g de abóbora
150g de batata
1 colher sopa de farinha
Tomilho
Sal e pimenta
50g de queijo da ilha
130ml de leite (desta vez usei 70g de bechamel + 80ml de leite)
1 bife de peru grosso * – opcional

Para o crumble:
40 g aveia
40g pão ralado
40g manteiga
40g queijo da ilha ralado

_________________________________________

thermomix_bimby

Comece por ralar o pão seco (pode juntar ervas e alho) na vel 9. Reserve.
Coloque o queijo da ilha no copo e rale-o na vel 9. Reserve.

Pique a cebola e o alho: alguns seg, vel 5.
Junte o azeite e refogue: 5 min, temp 100º, vel 1.
Enquanto isso, descasque as batatas e a abóbora e corte em pedaços pequenos e uniformes para garantir que cozinhem por igual (quanto maiores ficarem, mais tempo terão que ficar no forno).
Acrescente a carne cortada em cubinhos ao conteúdo do copo e cozinhe-a 5 min, temp 100º, vel 1 e depois desfie-a 4 seg, vel 4 (se usar restos de carne já cozinhada, apenas desfie).
Junte a abóbora, batata, tomilho, farinha e tempere com sal e pimenta: 10 min, temp 100º, vel colher inversa.
Disponha num tabuleiro de forno e regue com o leite (neste caso mistura de leite e bechamel).

Para fazer o crumble, coloque os restantes ingredientes no copo, marque 8 seg, vel 4 e cubra o tabuleiro com esta mistura.
Leve ao forno pré-aquecido durante aproximadamente 30 a 40 minutos.

Acompanhámos com arroz.

tradicional

Comece por ralar o pão seco (pode juntar ervas e alho) na picadora. Reserve.
Rale de seguida o queijo da ilha e reserve.

Pique a cebola e o alho, junte ao azeite e refogue levemente até a cebola quebrar.
Enquanto isso, descasque as batatas e a abóbora e corte em pedaços pequenos e uniformes para garantir que cozinhem por igual (quanto maiores ficarem, mais tempo terão que ficar no forno).

Corte a carne em pedaços grandes e junte-a ao refogado, cozinhando-a uns minutos. Retire a carne do tacho e desfie-a.
Junte a abóbora, batata, a carne desfiada, tomilho, farinha e tempere com sal e pimenta e cozinhe em lume brando por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Disponha num tabuleiro de forno e regue com o leite (neste caso mistura de leite e bechamel).

Para fazer o crumble, coloque os restantes ingredientes na picadora e pulse até obter uma farofa pedaçuda.
Cubra o tabuleiro com esta mistura e leve ao forno pré-aquecido durante aproximadamente 30 a 40 minutos.

Acompanhámos com arroz.





* Em vez de peru, pode usar outra carne da sua preferência.

23 comentários:

  1. Que bela receita de abóbora.
    Happy halloween beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Deve ser tããããããão bom este crumble. Eu também sou fã de abóbora. Especialmente da abóbora acabadinha de apanhar e de abrir. Sou incapaz de congelar abóbora pelo que, cada vez que abro uma, tenho de dar vazão a todo o seu interior. Guardo-a no frigorifico e vou utilizando às fatias enquanto dura.

    Quanto ao halloween não costumo comemorar, apesar de já o ter feito vestida a rigor, de morta-viva carregadinha de teias de aranha, terra e plantas :)) Mas na parte de comida nunca me dediquei às decorações halloweeneiras.

    Confesso que até gostava, um dia, de escavar uma abóbora para confeccionar uma lanterna de terror :))) Só que...depois o que fazer a tanto recheio? Congelar? Nem pensar!!

    ResponderEliminar
  3. Primeiro que tudo deixa-me felicitarte pela receita pois é divina.
    Excelente combinação de ingredientes.
    As fotos falam por si.
    Gosto imenso de festejar o Halloween e hoje lá vou eu vestida de bruxinha.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Que sugestão com cores tão outonais e com a querida abobóra da época, parece-me ser uma delícia.

    Bjs e bom fds.

    ResponderEliminar
  5. Uepa gasper, isso aqi ta com uma cara boa demais, delícia!! Beijão

    ResponderEliminar
  6. Até agora só experimentei o crumble de maçá, mas acho que este vai ser o próximo, deve ficar muito bom!!

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga,
    esse crumble deve ser sensacional...
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Que super delicia fizeste aí, yum yum. Pois se vivesse perto fazia-me convidado... bigado pela postagem jinhos xxxx

    ResponderEliminar
  9. Uma receita com um aspecto fantástico.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Estou como tu, fico-me pela abóbora e para comer... não para fazer as caretas feias. Este dia não me diz nada até porque nem é tradição portuguesa. Um crumble salgado é mesmo do meu agrado :)

    ResponderEliminar
  11. Em relação ao excesso de abóbora, podes mandar para a Colmeia...hehe.
    Parabens está com um aspecto delicioso.
    bjsss

    ResponderEliminar
  12. Excelentemente executado este crumble! Parabéns!

    ResponderEliminar
  13. Que aspecto divinal gasparzinha!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Adorei a receita! Tenho usado e abusado da abóbora e da batata-doce! :D

    Quanto ao halloween, confesso que acho a tradição americana muito fixe, e é bonito eles manterem a tradicional hoje em dia. Cá na terrinha nenhum menino veio ao bolinho, quando antigamente era as ruas cheias de meninos com os saquinhos :(

    ResponderEliminar
  15. Olá,Amiga,
    Que aspecto fantástico,e deve ser óptimo.
    Uma óptima sujestão para dar uso a abóbora enorme que veio diretamente do quintal para a minha cozinha:).Mas ainda não a abrir está pintada de Halloween.:) tão linda que tenho pena de a descascar:).
    E como houve aniversarios cá em casa houve doces a mais mas vou guardar a receita nas prioridades.

    Bjinhos,
    Boa semana

    ResponderEliminar
  16. Deve ter ficado maravilhosa.. Hummm.. que aspecto! :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Vamos fazer uma parceria com receitas de abóbora? eheheh
    Cá por casa está uma a meio, duas na dispensa e mais umas quantas na casa da sogra à espera de boas receitas. : ) Vou agora mesmo publicar a última que siu lá em casa.
    beijocas

    ResponderEliminar
  18. Assim como voce, para mim o dia 31 de outubro é um dia como outro qualquer, o unico acontecimento diferente foram as crianças que tocaram a campainha aqui de casa dezenas de vezes - hehehe!
    Adoro abobora e esta crumble ficou irresistivel, adorei. Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  19. Que rico crumble, está mesmo apetitoso.
    Quanto ao halloween não costumo fazer nada em especial, coloco a abóbóra na minha porta, porque o meu filho gosta de ver os meninos a pedirem doces.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Minha querida,

    São sempre bem-vindas receitas com abóbora... eu adoro!

    Vou adoptar oficialmente este crumble para pratos salgados. Muito bom.

    beijocas

    ResponderEliminar
  21. Parabéns pela deliciosa sugestão, bjs.

    ResponderEliminar
  22. Tenho que experimentar essa receita.
    O aspecto é divinal

    bjs

    ResponderEliminar
  23. eu também nao gosto do hallowen.
    nunca foi tradição o festejar.
    agora este crumble isso sim esta cinco estrelas.
    beijocas

    ResponderEliminar