quinta-feira, 22 de junho de 2017

Sobre a melancia.

Na semana passada gozámos a já tradicional semana de férias em família na Costa Vicentina.
Juntámos os meus pais e a mãe do Ricardo, e lá fomos nós rumo a Aljezur.
A felicidade das crianças na praia é mesmo maravilhosa de ver. Que dias bons que foram, estarmos ali todos juntos!

Ao voltar para Lisboa tudo mudou.
O calor insuportável, a enormidade da tragédia destes fogos malditos e do que aconteceu naquela estrada... Um desassossego interior com tanto sofrimento.
O Verão ainda agora começou e o sentimento que paira é que já não apetece mais nada dele.
Tudo demasiado triste.

Mas a vida não pára.
Ontem lá andámos, eu e a Isabel, nas nossas rotinas. Lanche no parque, brincadeiras nos baloiços, uma brisa mais fresca no ar.
Ao jantar, uma taça de sopa, ovo mexido com batata doce e feijão verde.

E enquanto eu arranjava morangos para o meu jantar mais tarde com o Ricardo, dei-lhe um triângulo de melancia.
E mais um, e mais outro, e sempre a pedir mais “mcia, mamã, mcia, mamã”.
Agarrava na melancia a rir enquanto a trincava e o sumo escorria, toda contente de olhos a brilhar. Os dela e os meus.
Senti-me tão, tão feliz por estarmos ali as duas na cozinha, eu a arranjar morangos ao lado dela a comer melancia. Só isso, estarmos ali as duas assim.

Este é um post sobre a receita que tenho sempre guardada na cabeça e no coração.
É muito simples, só é preciso abrir os olhos e ver. Pode não parecer, é fácil deixarmos que as miudezas que nos cansam e aborrecem se evidenciem tão mais.
Mas estes momentos de felicidade estão em todos os dias. Todos.

A receita é mesmo só abrir os olhos para vermos a melancia.

   photo publicar_zps1jod6mkh.jpg

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Às vezes somos rezingonas, com uma melancia enorme ao lado! :D
      Mas olha que contigo por perto, tb me farto de ver melancias, ahahah

      Eliminar
  2. Tão lindas vocês as duas. Um grande beijinho e muitas melancias todos os dias

    ResponderEliminar
  3. que giro. ontem foi igual por aqui, e também lhes tirei fotografia!
    são estes momentos!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, é fácil deixarmos que passem sem os vermos. Mas se abrirmos os olhos, eles aparecem sempre! :D

      Eliminar
  4. Pois... eu até gosto de ver as fotos, mas não aparecem!! Aparece "photobucket"... será daqui do computador do trabalho??? :-(
    Melancia... a minha perdição também. Quem me quer ver feliz e no sofá, a ver um filme e de garfo na mão petiscando quadradinhos de melancia :-)
    Mas eu gostava mesmo era de ver as fotografias ;-)
    Bejitos
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DonaB, pode ter sido algum problema temporário de manutenção do servidor, porque neste momento confirmei em vários browsers e está tudo ok, aparecem todas as imagens.
      Espero que também já as consigas visualizar.
      Petiscar melancia no sofá de garfo na mão é coisa de também me refrescar o humor, oh se é!
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Que lindo texto,....adorei as tuas palavras,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenhas gostado, Mary. Quando perdemos a capacidade de manter os olhos abertos para as melancias dos nossos dias, o outro lado da pintura, que também anda sempre a rondar, torna-se bem mais difícil.
      Um beijinho!

      Eliminar
  6. Que bonito Susana <3 Adorei! Acredito mesmo nisto, abrir os olhos para ver a melancia. O pior é que tantas vezes ela é gigante e nós, na azafama da vida, passamos distraídos por ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, e às vezes é uma melancia das grandes ali debaixo dos nossos olhos!
      Obrigada, fico feliz que tenhas gostado.

      Eliminar
  7. que texto lindo e que grande verdade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, SL. Acabamos por cair em nós quando acontecem estas tragédias e é fácil depois voltarmos a ser engolidos pelo dia a dia. Mas vale sempre a pena fazer um esforço e manter os olhos abertos! :)

      Eliminar