terça-feira, 16 de setembro de 2014

Um smoothie que sabe a ameixa e muito mais

 photo 0001_zps50248e2d.jpg

Quando fechamos ciclos da nossa vida e mudamos o caminho é nas pessoas que nos tocaram que se agarram as memórias desse tempo. É o que fica. O que continua a caminhar comigo.
Quem me conhece sabe o quanto gosto de falar. Muito, gosto muito de falar, mas também de ouvir. Acredito no poder da conversa, que é com ela que nos damos a conhecer e abrimos um caminho fresco à amizade. Das conversas à volta de tudo e de nada, que nos levam o tempo sem darmos conta, a amizade cresce e ganha sabor. Às vezes com as pessoas menos óbvias...

Lembram-se quando aprendi a tricotar? Foi a Mariana que me ensinou!
É dessa amizade, dessas conversas, que nasce o post de hoje.

Um dos rituais das nossas manhãs quando trabalhava no departamento de receitas da Vorwerk, principalmente pós maratonas de testes ou fotografias, eram as limpezas que a Mariana ia fazendo à fruta que sobrava - ia tudo parar ao sumo. Ela encarregava-se das frutas pela manhã, eu fazia o mesmo aos legumes e lá saía uma sopa meio maluca para o almoço. (Com meio requeijão triturado, lembra-se, Mariana?) eheheh
   photo 0002_zps0bf8e103.jpg

Sumo, smoothies ou batidos, chamem-lhe o que quiserem, porque com um iogurte e fruta da boa, os nossos bons dias eram sempre com um copo colorido em cima da secretária. Maçã, morangos, ananás, mirtilos, cenoura, laranja, framboesas, pêra, lima... ia tudo! 
E é essa a ideia que trago hoje: não tenham medo de experimentar. Não sintam que têm que ir atrás das modas dos verdes (mas se quiserem, porque não?), seguir receitas ou combinações testadas.
Vão brincando com o que há que nunca corre mal!
   photo 0004_zps3e1a5446.jpg

Os meus truques, que partilhei com a Mariana e que partilho também com vocês, para não ter que adicionar nada extra para adoçar, é usar fruta madura, de preferência sem químicos e de produção local e... deitar sempre sumo espremido de uma laranja. Leite, iogurte ou apenas água, fruta a gosto em pedaços, uns cubos de gelo se quiserem mais grosso e bem fresco, bater tudo e está feito.

   photo 0003_zpse63b0013.jpg 

Este smoothie que fotografei então, acabado de fazer pela Mariana, tinha ameixas. Sim, tenho a certeza que tinha ameixas. Mais não sei. 

Ah, também tinha uns belos sorrisos. Daqueles que trocávamos nas conversas de bons dias antes de começarmos as tarefas da agenda. 
Lembro-me bem que éramos três a beber este smoothie de ameixa enquanto a manhã arrancava. E estávamos felizes por isso.
   photo 0005_zps00cba529.jpg

23 comentários:

  1. òh Susanananananaaaa!!!! Vê lá quando nos encontramos para não pararmos de falar a tarde toda :D ahahahahahahah
    Ah, e fazemos um smoothie para acompanhar :P

    ResponderEliminar
  2. Adoro sumos mas, sinceramente, os verdes a mim não me convencem :). Este parece-me lindamente.
    P.S.: É por causa de gostares tanto de falar e da tua simpatia que atrais as pessoas à tua volta (até a Di - a maior tímida na face da terra - consegues pôr a sorrir para a tua câmara).
    Bj
    Andreia

    ResponderEliminar
  3. Mas a Di é uma lança-charme, eu é que me derreto a sorrir para ela. E com ela ;)
    Obrigada pelo carinho, Andreia! bj*

    ResponderEliminar
  4. Eu sou adepta dos sumos, dos smoothies e das limonadas.
    Os verdes só alguns me atraem mas nem todos me "caem" bem.
    Mas vamos sempre experimentado ao sabor das estações e das frutas bem maduras :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre o melhor, trazer as cores da estação para dentro do copo! Nunca falha ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Bom, haver receitas, cheiros e sabores que são memórias associadas a certos momentos ou certas pessoas. Este smoothie parece ter a consistência perfeita ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, tão verdade, Babette. Estes momentos de partilha de sabores com pessoas querida apertam os laços e os afectos e tornam-se memórias com paladar.
      Os smoothies da Mariana eram sempre assim, perfeitos! ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Por aqui também não se desperdiça nada! No Verão então é uma festa de sumos e batidos :) Tão bom :) (e falar, falar é tão tão bom)
    beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conversas de copo de sumo colorido na mão são sempre boas ;)
      Fresquinhas que só elas, eheheh
      Um bj*

      Eliminar
  7. Por aqui também se experimenta tudo e mais alguma coisa! Mas eu costumo ir misturando conforme as cores das frutas coisas minhas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É essa a ideia, experimentar, misturar e ver no que dá. Dá sempre coisa boa ;)

      Eliminar
  8. Ai Susana, és como eu, falar é o mote! Se nos encontramos um dia destes, vai ser conversa até mais não!!
    O suminho ficou uma beleza, uma cor linda!
    Adoro estes suminhos cheios de fruta, bem melhores do que os de compra, cada vez tenho mais cuidado a comprar!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que nunca nos falte assunto, e curiosidade para escutar ;)
      Um beijinho para ti, Rute!

      Eliminar
  9. gosto imenso de inventar, por isso mesmo as minhas sopas nunca são iguais! ach que tenho de começar também com a fruta :)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-se juntando isto e aquilo e no fim quando se prova e se gosta muito, fica a vontade de fazer igual. Ups, já não dá! eheheh
      Um beijinho :)

      Eliminar
  10. Sou mais de escutar, mas só quem me interessa :-)
    E gosto de sumos de todas as cores incluindo os verdes, embora ache um exagero pintarem a blogosfera dessa cor. Experimento sem medos, sabendo à partida que nem todas as combinações resultam. E também considero a cenoura um ingrediente de sucesso.Este além da cor tão linda como a amizade, deve ter um sabor especial.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  11. Tenho vontade de beber esse smoothie pelo ecran do computador! Que maravilha, Susana. :)

    ResponderEliminar
  12. Gostei bastante da simplicidade deste post. Tinha ameixas :) Tb gosto de sumos de fruta, sim só fruta ou um ou outro fruto seco, mas nada mais. é tão boa a amizade, quando é sincera então, é um bem precioso e há que o preservar, beijo.

    ResponderEliminar
  13. Esses rituais são os que mais fazem falta quando acabam... Uma pessoa acha que não mas têm muito impacto! Especialmente se incluirem smoothies com este aspeto ;)

    ResponderEliminar
  14. Pois enquanto houver temperaturas amenas o meu dia começa com um batido. E ia dar-me lindamente contigo e com a Mariana :)

    ResponderEliminar
  15. Que aspeto maravilhoso!
    Adorei o post e ficou a apetecer um suminho de fruta :)

    ResponderEliminar