terça-feira, 1 de março de 2011

Sopa de Aipo e Maçã. Era uma vez uma salada que virou sopa.

O aipo quase se salvou de ir parar à sopa com a salada de maçã e aipo do Ottolengui. Mas era grande.
Então deixei-me levar pelos mesmos sabores da salada e eis que temos uma sopa.
Bem singular, mais uma para o caldeirão das sopas do No Soup. :)

Photobucket

1 cebola
1 dente de alho
230g de aipo
200g de couve-flor
1 nabo
1 maçã com casca
2 colheres de sopa de couscous cru
1 colher sopa de sementes de abóbora
1 colher sopa de vinagre
Azeite
1 colher chá de açúcar
Sal e pimenta
Agriões
Queijo de cabra para servir

_________________________________________

thermomix_bimby

Lave bem todos os legumes e a maçã e deite-os no copo partidos em pedaços. Junte o couscous, as sementes, o vinagre e deite água dois dedos abaixo dos legumes.
Distribua os agriões pelo recipiente varoma, monte-o e marque 25 min, temp varoma, vel 1.
Quando o tempo terminar, retire a varoma e junte um fio de azeite, o açúcar, sal e pimenta. Coloque o copinho na tampa e triture 2 min, vel 3-5-7.
Acerte a consistência a gosto e junte mais água se necessário.
Misture os agriões e sirva com o queijo de cabra desfeito.

tradicional

Lave bem todos os legumes e a maçã e corte-os em pedaços. Deite-os numa panela e junte o couscous, as sementes e o vinagre.
Cubra com água e deixe levantar fervura. Baixe o lume e cozinhe tapado até que os legumes fiquem cozidos.
Junte o açúcar, sal e pimenta e reduza a puré.
Acerte a consistência a gosto e junte mais água se necessário.
Adicione os agriões e cozinhe até que fiquem tenros.
Sirva com o queijo de cabra desfeito.
_________________________________________

Nota:
- Caso experimente a salada e tenha sobras, pode sempre aproveitá-las numa sopa.

10 comentários:

  1. Agora fiquei de boca aberta, QUE SOPA EXCELENTE, bons ingredientes e uma sopa bem diferente sem dúvida...nunca resisto, obrigado por mais esta partilha.

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Esta sopa para o meu marido é excelente. com o toque do queijo de cabra, tenho que fazer.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Também tenho usado imenso aipo, porque realmente quando compro dá-me para muita coisa.
    Essa sopa está apetitosissima :)

    ResponderEliminar
  4. Parece muito boa. O meu L. vai adorar, por causa do queijo de cabra.
    Beijo grande
    Sandra

    ResponderEliminar
  5. gosto da ideia da maçã na sopa, nunca experimentei mas aposto que ia adorar.

    ResponderEliminar
  6. Uma sopinha bem diferente e cheira de sabores que eu gosto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que sopa diferente...Ficou bem cremosa! Esses ingredientes 5***** só podem dar a essa sopa um sabor excepcional!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  8. Amiga só tu para transformares uma salda em sopa.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Hmm ficou com um aspecto muito bom, eu acho que nunca provei aipo, tanto em sopa como em salada. Mais uma coisa a fazer este ano, graças a ti! beijo da Marmita

    ResponderEliminar
  10. a sopinha ficou com uma textura tao boa e esta mistura de tanto sabor so pode ser um espectáculo
    beijinhos

    ResponderEliminar