terça-feira, 22 de março de 2011

Nigel Slater: Costeletas Com Arroz. Iogurte, Gengibre, Cardamomo e Lentilhas.

Do que conhecia das propostas do Nigel Slater, gostava. E gostava muito. Mas não sei porquê os seus livros teimavam em não sair da lista de desejos. Encomenda atrás de encomenda, ficavam sempre para a próxima. Foi graças ao entusiasmo da Suzana por ele que na última remessa de livros que chegou da Amazon veio finalmente um livro deste senhor.
E bendita a hora. Às tantas deixei de marcar as receitas que quero experimentar pois acho que são todas. Para começar, ficam já aqui duas. :)
Frescura, simplicidade, sazonalidade, equilíbrio, inovação, todas estas palavras definem bem aquilo que são as suas propostas.
Sintonia plena! :)

"The simple act of making someone something to eat, even a bowl of soup or a loaf of bread, has a many-layered meaning. It suggests an act of protection and caring, of generosity and intimacy. It is in itself a sign of respect."
Nigel Slater


Photobucket

Costeletas com Iogurte

4 costeletas de porco
Sal
Sumo de ½ limão
10g de gengibre fresco, descascado
1 colher chá de pimenta
2 dentes de alho
2 iogurtes naturais
1 colheres chá de sementes de cominhos
1 colheres chá de sementes de coentros
4 vagens de cardamomo
1 cebola
2 colheres sopa de azeite
_________________________________________

Esprema o sumo de limão para uma taça e junte o gengibre ralado, a pimenta e os alhos picados. Adicione os iogurtes e envolva tudo.

Moa (ou desfaça num pilão) as sementes de cominhos e coentros e as sementes que estão no interior da vagem de cardamomo. Se preferir usar as especiarias já moídas, reduza o volume a usar para metade.
Tempere as costeletas com sal e com as especiarias moídas e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno. Verta a mistura de iogurte e envolva bem as costeletas.
Deixe marinar no frigorífico por umas horas (eu deixei de um dia para o outro).

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Corte a cebola em rodelas e refogue em azeite por 10 minutos.
Deite por cima da carne e leve ao forno durante aproximadamente 20 minutos. O iogurte vai fazer com que o molho fique engrumado, mas não desconfie do aspecto, é delicioso.
Acompanhámos com arroz de lentilhas.

_________________________________________
_________________________________________


Arroz de Lentilhas

160g de arroz agulha
60g de lentilhas (demolhei durante 2 horas)
1 cebola
Azeite
2 cardamomos
½ pau de canela
1 cravinho
1 folha de louro
Sal e pimenta
Água
_________________________________________

thermomix_bimby

Deite no copo a cebola descascada e pique 5 seg, vel 5. Junte um fio de azeite e refogue 5 min, temp 100º, vel colher inversa.
Pese o arroz no cesto e junte o refogado, o pau de canela, as vagens de cardamomo ligeiramente esmagadas, o cravinho, o louro e as lentilhas. Envolva.
Deite 800g de água no copo, tempere com sal, insira o cesto e marque 20 min, temp 100º, vel 4. Envolva a meio.

tradicional

Descasque e pique a cebola e refogue-a no azeite. Junte o pau de canela, as vagens de cardamomo ligeiramente esmagadas, o cravinho, o louro e deixe cozinhar uns 10 minutos.
Quando a cebola amolecer, junte o arroz e as lentilhas, tempere com sal e adicione água de forma a cobrir até 2cm acima do nível do arroz. Depois de levantar fervura, tape e deixe cozinhar em lume brando por 20 minutos. Desligue e deixe descansar tapado por 10 minutos.

19 comentários:

  1. E com a proximidade da hora de almoço, estas receitas abriram-me e bem o apetite.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da forma como fizestes as costeletas de porco. Vou levar a receita comigo. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Essas costeletas estão divinas..tenho de experimentar...Não conhecia o Nigel Slater e andei a ver os livros dela na Amazon..Devem ter receitas fantásticas!!!Gosto muito de conhecer chefs diferentes e ando sempre á procura de livrinhos para devorar.Acho que ainda tenho de trazer um deles para minha casa...eheeh

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  4. E começas bem, primeiro desconhecia o homem hehehe e as receitas parecem fantásticas, obrigado por partilhares gasparzinha e que venham mais delicias destas...

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  5. Depois de ver estas apenas me resta aguardar pelas restantes ok?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Primeiro, tem muito bom aspecto! Segundo, o molho de iogurte é muito mais saudável :) Também não conhecia o autor, obrigada por partilhares!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oh Gasparzinha tenho a certeza que o esparguete também adorou esta :) Eu gostei imenso do aspecto e de paladar confio em ti :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Também ando com o olho nos livros dele.
    E essa receita é espectacular, como disses uma refeição equilibrada, simples, maravilhosa.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Já estive bem tentada em comprar um...agora ainda mais;)
    Ficou um prato bem apetitoso!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  10. Minha querida Gasparzinha,

    Eu e este senhor temos uma ligação que pela minha parte é para a vida. Quanto a ele não sei mas enquanto me continuar a fazer propostas de "sopas e pão" e "protecção e atenção", tem o meu respeito e total admiração. Fico contente que tenhas gostado! Estas costeletas com especiarias e iogurte são uma promessa de almoço a considerar... Mmmm.

    Beijo enorme*

    ResponderEliminar
  11. Pois eu também considero que estou sob a mesma influência! Agora ainda mais! Estão na minha wish list...mas por agora impedi-me de comprar livros.....snif, snif! Qual é o livro que tens? Eu marquei o The Kitchen Diaries e Real Fast Food, recomendas algum deles? Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  12. Filipa, eu tenho o "The 30-Minute Cook", agora na calha estão os dois volumes "Tender" e o "Real Fast Food". :)
    Recomendo todos! :) :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. como o meu inglês não e dos melhore snao me aventuro nos livros:-.(
    mas venho aqui e vou vendo estas delicias.
    bela sugestão então o arroz parece-me muito bem.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Querida Gasparzinha! Nem imaginas o que aconteceu hoje!!! Depois de ler o teu post e colocar a questão dos livros....recebi o Real Fast Food de presente de aniversário ( ligeiro atraso :) Vim ver qual era a tua recomendação....já estive a lê-lo um bocadinho....tem um pequeno defeito, no meu ponto de vista. Não tem imagens....e eu, assumo, eu sou daquelas que come muito com os olhos! De qualquer forma já li algumas coisas super interessantes! Claro, recomendado por ti e pela Suzana, aclamado pela Mariana e pela Pipoka, outra coisa não estava à espera :) Obrigada pela resposta pronta. Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Não sei se prefiro as costoletas se o arroz de lentilhas, se calhar o melhor é provar os dois
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Filipa, isso é que foi! Melhor do que receber presentes de aniversário é recebê-los fora de horas: de surpresa ainda sabe melhor. Neste caso, literalmente. :) Eu tb prefiro sempre livros com fotos, mas o meu outro autor de eleição, o Mark Bittman, tb escreve bíblias sem imagens! :) Vale-nos o poder da sugestão.
    Beijinhos e boas experiências!

    ResponderEliminar
  17. Tambem adoro o Nigel, sobretudo os programas de televisao e o Tender. Ficaram com bom aspecto, as tuas costoletas :) beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Gosto imenso do Nigel Slater e uso muito um livro dele, o Kitchen Diaries. Por exemplo, aqui:

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2012/12/sopa-de-abobora-e-lentilhas.html

    É bom partilhar as nossas paixões ! ;-)

    ResponderEliminar
  19. E mais uma inspirada pelo "nosso" Nigel!

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/01/bolo-de-chocolate-do-ano-novo.html

    ResponderEliminar