quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Abóbora Recheada com Soja

A época da abóbora está aí e cá em casa já está a todo o vapor, mas esta receita que hoje trago ainda foi feita com abóboras de fim de Verão, que andavam pela fruteira desde então.

Foram compradas num passeio em Óbidos com a mamã, que é filha da terra (ao lado). Com pena minha esqueci-me da máquina fotográfica, pois as bancas da venda improvisada à porta do Castelo bem que mereciam figurar aqui, ao lado das abóboras que a senhora que mas vendeu garantiu servirem apenas para decorar… :)

E então não é, vejam lá como os pratos ficaram bem decorados com elas! :)



Para 2 pessoas:

2 abóboras pequeninas
1 dente de alho
1/2 cebola
100g de tomate maduro ou pelado
60g de cenoura
50g de curgete
Azeite
40g de queijo mascarpone
60g de molho bechamel (ou iogurte natural)
90g de soja granulado grosso
120g de polpa da abóbora
1/2 colher café de caril em pó
Sal
Molho picante – usei tabasco caseiro

_________________________________________

thermomix_bimby

Lave as abóboras e corte-a ao meio no sentido longitudinal.
Coloque as metades com a abertura para baixo no recipiente varoma.
Se fizer esta receita para mais pessoas e usar uma abóbora maior, corte apenas uma tampa, cubra com uma folha de alumínio e não coloque a tampa da varoma (nesse caso cozinhe a abóbora mais 10 min).
Deite 800g de água no copo, coloque a varoma em cima e programe 20 min, temp varoma, vel 3.
Deixe arrefecer um pouco e retire com uma colher parte da polpa da abóbora, de modo a que fique com cerca de 4 mm de espessura. Reserve.
(Esta parte pode ser feita com antecedência, inclusivamente de véspera.)

Coloque a soja de molho, coberta com água.

Coloque no copo a cebola, o alho, a cenoura, o tomate e a curgete: 3 seg, vel 5.
Junte o azeite: 5 min, temp 100º, vel 1.
Junte o mascarpone, o bechamel, a soja, a polpa da abóbora reservada, o caril, o sal e o picante: 10 min, temp varoma, vel 3.
Rectifique os temperos e coloque o preparado dentro das metades de abóbora, dispondo-as depois num pirex.
Leve ao forno pré-aquecido durante 20 min ou até a polpa ficar macia (teste com a ponta de uma faca).

Neste caso, foi metade de cada abóbora para cada um, servida assim mesmo no prato. Come-se o recheio e escava-se a abóbora que serve de carcaça, deixando-se apenas a casca. Misturado com arroz branco, fica uma delícia.
No caso de fazer uma abóbora maior, sirva directamente da abóbora, retirando para cada prato uma porção de polpa e de recheio com uma colher grande.

tradicional

Lave as abóboras e corte-as ao meio no sentido longitudinal.
Embrulhe cada metade em papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200º por 20 min.
Deixe arrefecer um pouco e retire com uma colher parte da polpa da abóbora, de modo a que fique com cerca de 4 cm de espessura. Reserve.
(Esta parte pode ser feita com antecedência, inclusivamente de véspera.)

Pique a cebola e o alho e refogue-os levemente no azeite até a cebola amolecer. Junte a cenoura ralada, o tomate e a curgete cortados em cubinhos pequenos. Cozinhe em lume brando por uns minutos.
Junte o queijo mascarpone, o bechamel, a soja, a polpa da abóbora reservada cortada em cubinhos, o caril, o sal e o picante e cozinhe por 15 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando.
Rectifique os temperos e coloque o preparado dentro das metades de abóbora, dispondo-as depois num pirex.
Leve ao forno aquecido durante 20 min ou até a polpa ficar macia (teste com a ponta de uma faca).

Neste caso, foi metade da abóbora para cada um, servida assim mesmo no prato. Come-se o recheio e escava-se a abóbora que serve de carcaça, deixando-se apenas a casca. Misturado com arroz branco, fica uma delícia.

No caso de fazer uma abóbora maior, sirva directamente da abóbora, retirando para cada prato uma porção de polpa e de recheio com uma colher grande.

33 comentários:

  1. Amiga,
    Ficou excelente,essa abóbora e deve estar super delicioso.
    só que o meu pessoal cá de casa abóbora só na sopa adorava fazer esta receitinha.:)


    bjs

    ResponderEliminar
  2. bem esse prato ficou mais que bem decorado com elas ficou de babar!
    muito bonito e original.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. dá um aspecto e uma apresentaçao excelente!!! adorei amiga!!!
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Mais uma abobora recheada, e muito bem recheada.Adorei o queijo mascapone fica óptimo na comida.

    Que pena o pai já não semear nada no quintal, :-(...por esta altura trazia sempre aboboras.Mas a idade já é outra.Se fosse mais perto eu ainda semeava.paciência!!!

    ResponderEliminar
  5. As aboboras ficaram lindas! Sim senhor, adorei.

    Gostei muito deste receita e e super saudavel.

    ResponderEliminar
  6. Que linda, adoro abóboras , a cor tudo ...ficou lindo :*

    ResponderEliminar
  7. Parece delicioso! Sempre faço chuchu, pimentão ou berinjela recheada, mas nunca fiz abóbora! Deve ser muito bom!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Uma receita deveras original e parece ser uma verdadeira delícia!! Em minha casa a abóbora só costuma ser utilizada na sopa, mas esta é uma belíssima sugestão! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha de abóboras!!!
    Todas elas LINDAS!!

    Mas gostei mais das recheadas ;)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  10. Tu tirascada foto que eu até me passo!!!UAU!!! nao ha palavras!

    ResponderEliminar
  11. Lindas.
    Fizeste no Verão, mas agora a vê-las acho que se enquadram perfeitamente nesta altura do ano, é mesmo aconchegante.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Que abóboras maravilhosas !!!

    Adorei

    Teresa Sousa

    ResponderEliminar
  13. Como sempre, linda a sua foto. Gostaria muito de experimentar a receita, também.

    ResponderEliminar
  14. hum, faz tempo que não como uma abobora recheada, na verdade nem lembro quando foi a ultima vez, mas só sei que fiquei com agua na boca...adorei :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Esta cor gulosa denuncia tudo!
    Por mim provo com todo o gosto!
    Infelizmente é refeição que aqui por casa não se pode fazer, correndo o risco de receber fortes críticas por parte dos meus ricos filhos e marido....

    ResponderEliminar
  16. Tantas receitinhas deliciosas gasparzinha.
    Tenho estado ausente e agora ando a tentar actualizar-me :)

    ResponderEliminar
  17. Gasparzinha...deste folga à carnuncha?
    Folgo muito em ver pratinhos destes com, um ar delicioso, na tua cozinha...
    bjs

    ResponderEliminar
  18. Ora ai esta o que eu explicava no meu guisado/caril fazer a coisa mesmo dentro da abobora e esta servir de prato e quase toda comestível...fizeste aqui uma refeição excepcional e acho que quem a visualizar deveria experimentar fazer sei pelo que contas aqui que ficou super..alias basta olhar as fotos e ingredientes xxx Rico

    ResponderEliminar
  19. Menina, que loucura. Sou fascinada por abóboras, acho que possuem um charme que é só delas. Beloa receita...Salivante. Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Que lindas!!!
    Com mascarpone e soja parece-me uma bela combinação :)

    ResponderEliminar
  21. Gasparzinha, parece muito bom esse prato.
    Olha, não há opção para seguir seu blog? Gostaria muito, porque como seguidor a gente recebe a atualização das postagens, e como aqui sempre tem coisas boas eu gostaria de acompanhar, né? ;)
    Abraço,

    ResponderEliminar
  22. Menina, consegui!!
    Descobrir que no meu próprio blog tem a opção de colocar o blog que quer seguir. heheh
    Pronto! A partir de agora sou sua seguidora!

    ResponderEliminar
  23. Como ficaram lindas!!! Pena não ter as fotos da festa, eu ia adorar ver! Bjs

    ResponderEliminar
  24. Parece muito boa esta receita. Esta semana vou experimentar a outra tua receita de abobora recheada com bacalhau. Já comprei os ingredientes todos. Depois dou feedback.
    Beijinhos.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  25. Ficaram muito bonitas e apetitosas essas abóboras. Sempre me surpreendo com o uso da soja que você faz na sua cozinha. E eu fico tentando me animar e me arriscar com ela...
    beijinho

    ResponderEliminar
  26. Dessas acho que nunca vi á venda, tenho lá uma em casa pequena mas é sob o comprido, ainda não a abri para ver como é por dentro e o que vou fazer com ela. Esta é uma boa sugestão, mas tenho que substituir a soja que o meu "caneloni" não gosta de soja ;)
    Sabes que a Neide do Come-se está cá em Lisboa?
    Beijocas

    ResponderEliminar
  27. Moira, estas não são mesmo abóboras muito vulgares...
    Podes substituir a soja por carninha de vaca, frango, paloco, camarão - enfim, a gosto do "caneloni"! :)
    Não sabia que a Neide estava cá!
    Se houver alguma coisa, diz-me. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. Ai pá, este prato é maravilhoso. Como é que eu perdi isto esta semana!!!!! Que chatice nós não termos tempo para tudo o que gostamos de fazer :(

    ResponderEliminar
  29. Eu costumo passar as minhas férias em S.Martinho do Porto e faço sempre uma visita a Óbidos, é uma vila encantadora.
    Estas abóbóras ficaram lindas, ficam com uma bonita apresentação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Aprovado! Mais um sucesso aqui em Cambridge! Beijocas

    ResponderEliminar
  31. Guida, que bom!! :)
    Hoje almoçámos em Carnaxide - tb foi um sucesso!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  32. eu ca adorei esta tua abobora recheada.
    e acho que la em casa seria aprovada por mim e pela mama pelo menos
    beijinhos

    ResponderEliminar